Copom mantém taxa básica de juros em 13,75%

copom-taxa-juros

Na tarde da última quarta-feira (01/02) o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central manteve a taxa Selic em 13,75% ao ano – em vigor desde o início de agosto de 2022.

De acordo com Jansen Costa, sócio-fundador da Fatorial Investimentos, essa conjuntura, particularmente, é incerta no âmbito fiscal e com expectativas de inflação se distanciando da meta em horizontes mais longos, com uma demanda maior atenção na condução da política monetária.

Segundo o especialista em finanças, o Comitê avalia que tal conjuntura eleva o custo da desinflação necessária para atingir as metas estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional. Nesse cenário, o Copom reafirma que conduzirá a política monetária necessária para o cumprimento das metas.

“Ele descreveu claramente que está preocupado com a inflação 2023/2024 e elencou o risco do âmbito fiscal local como um dos vetores para manter a taxa de juros inalterada no curto prazo. Ele destacou o que o mercado já aguardava e foi bem enfático na questão do âmbito fiscal, dando recado para o governo. Acredito que as curvas de juros amanhã devem ter uma manutenção ou uma queda nos vértices mais longos em função desta ata, que no meu ver, foi bem colada e bem dura frente aos desafios do novo governo na questão fiscal”, diz Costa.

O CEO da Philos Invest, Rafael Marques, aponta que a  manutenção veio em linha como o esperado, assim como a decisão do FED dos Estados Unidos. “Os sinais foram de que a inflação está arrefecendo, falando também sobre a subida das taxas de juros nos mercados internacionais. O comitê apontou bastante a questão fiscal do Brasil, com um discurso pessimista de inflação e de manutenção da Bolsa”, salienta.

Sair da versão mobile