Conheça a primeira bolsista brasileira da Universidade de Glasgow

Após se formar em Relações Internacionais pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), em 2013, Manuela da Rosa Jorge atravessou o mundo para se dedicar à causa palestina, trabalhando e morando em campos de refugiados.

Mesmo após terminar suas funções, a catarinense permaneceu na região como voluntária e estabeleceu residência no próprio campo de refugiados. Em 2016, Manuela se aprofundou ainda mais no assunto com o curso de mestrado em Direitos Humanos e Política Internacional da Universidade de Glasgow, na Escócia.

Manuela da Rosa Jorge

Com ajuda do programa loveUK, a internacionalista conseguiu um benefício de 10 mil libras, o que lhe garantiu cerca de 80% do investimento. Foi a primeira vez que a instituição concedeu a bolsa University Trust International Leadership a um brasileiro. Fora isso, Manuela ainda conquistou o Uniplaces, que custeou sua acomodação durante o semestre letivo.

Para o processo de admissão, a catarinense precisou reunir uma série de documentação e enviar diversos emails e cartas motivacionais bem escritas. “Eu acabei optando por mandar duas cartas, uma a mais do que era necessário, na qual expliquei um pouco das minhas experiências que poderiam ser relevantes para o curso escolhido”, revela a internacionalista.

“Para a carta obrigatória, fiz uma extensa pesquisa e analisei outras cartas motivacionais que obtiveram sucesso, seguindo pontos como interesse acadêmico, os objetivos de estar fazendo este curso, o por quê deste curso específico, o que ele pode me proporcionar e, por fim, a questão motivacional”, completa.

Formada em novembro de 2017, Manuela explica que que os três critérios mais importantes para conseguir a University Trust International Leadership são: excelentes notas na graduação, ser aluno estrangeiro (fora da União Europeia) e ter uma vaga concedida para algum curso de mestrado.

Sobre a loveUK

O loveUK é uma iniciativa do Instituto Global Attitude para promoção da educação e cultura britânica no Brasil, representando mais de 30 universidades no País de Gales, Inglaterra, Escócia e Irlanda do Norte — sendo que nove delas são integrantes do Russell Group. O programa auxilia brasileiros em todas as etapas do processo de admissão em universidades britânicas para cursos de graduação, pós-graduação, de inglês ou de férias.

Sair da versão mobile