Comprar ou alugar um carro: qual é o mais vantajoso?

(Fonte: reprodução/Pexels)

(Fonte: reprodução/Pexels)

Não é nenhum segredo que os carros são uma das maiores paixões do ser humano, tanto no Brasil quanto no resto do mundo.

E isso não é à toa, uma vez que ter a posse de um veículo dá a possibilidade de uma locomoção mais confortável e uma maior autonomia ao usuário.

Contudo, comprar e manter um carro não é exatamente uma tarefa simples, por isso muitas pessoas optam por alugar o veículo.

Mas afinal, o que é mais vantajoso, comprar ou alugar carro? Os próximos tópicos respondem a essa pergunta.

Compensa comprar um carro? 

Segundo informações divulgadas pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), foram vendidos pouco mais de 1,9 milhões de carros novos no Brasil em 2022.

Esses dados comprovam que mesmo com um cenário econômico que ainda ecoa os efeitos da pandemia de Covid-19, a venda de veículos segue em alta no país.

Apesar disso, quem está em dúvida entre comprar ou alugar carro também pondera sobre se realmente compensa comprar um veículo.

Isso porque adquirir um veículo tem vários pormenores que podem desestimular a compra, sobretudo dos consumidores com menor poder aquisitivo.

Em primeiro lugar, podemos destacar que comprar carros no Brasil não está barato, mesmo se o veículo escolhido for um usado.

Esse fato fica ainda mais evidente se a compra for feita via financiamento, o que aumenta o valor total da compra em pelo menos 100%.

Além disso, não podemos esquecer dos gastos extras com IPVA, licenciamento, manutenções, etc.

Vale lembrar ainda que os carros, assim como outros bens móveis, perdem valor com o passar do tempo.

Por tudo isso, antes de adquirir um veículo é necessário pensar bem sobre se vale mesmo a pena fazer a compra.

Vantagens de comprar um carro

Comprar um carro também tem algumas vantagens. As principais são:

Como funciona o aluguel de carro? 

Muitos usuários que ficam em dúvida sobre comprar ou alugar carro, optam por locar um veículo.

Resumidamente, para alugar um carro você só precisa ir até uma locadora de veículos, escolher um carro disponível e assinar o contrato de locação.

Existem contratos mais curtos, que duram alguns dias, e contratos mais duradouros, que podem chegar a anos de vigência.

Os contratos de locação veicular mais curtos geralmente são feitos por pessoas que buscam um veículo para fazer viagens curtas.

Já os contratos mais longos são procurados por pessoas que têm necessidades específicas, como aqueles que buscam um veículo para trabalho. Nesses casos, utilitários e outros modelos específicos para jornadas de trabalho são os mais procurados.

No que diz respeito ao valor dos contratos, há uma variação de região para região. O preço também pode ser cobrado por diária, quinzena ou mensalidade, a critério da locadora.

Outro fator que também impacta no valor do aluguel de um carro é o modelo do veículo e a finalidade para qual ele será usado. 

De qualquer forma, vale salientar que estamos falando de um tipo de aluguel. Ou seja, o locatário estará apenas pagando por um serviço e não terá retorno do dinheiro pago por ele.

No caso de carros próprios, mesmo com a depreciação de preços é possível reaver parte do valor da compra em caso de venda, por exemplo.

Vantagens de alugar um carro

As principais vantagens de alugar um carro são:

Qual é a melhor opção, comprar ou alugar carro? 

Na verdade, apenas você pode responder o que é mais vantajoso, se comprar ou alugar carro.

Como ficou claro ao longo do artigo, cada uma das opções possuem vantagens e desvantagens, o que agrada e desagrada a públicos diferentes.

No caso de pessoas com maior poder aquisitivo, manter um veículo próprio pode ser a melhor opção por conta da comodidade.

Já para pessoas que não estão com condições de investir na compra de um carro, considerando os gastos adicionais, alugar o veículo por um momento deve ser considerado.

Leia mais:

Melhores carros populares: 6 modelos que valem a pena

Carros elétricos: conheça 7 vantagens

Carros: 10 dicas para gastar menos combustível e evitar problemas mecânicos

Sair da versão mobile