Como ter foco para estudar sozinho, em tempos de isolamento social?
Muitos alunos têm tido essas dúvidas de como aproveitar o tempo que estão em casa e como ser produtivo nos momentos de estudo.
Se tem um fato que não se deve deixar de lado, é que realmente quem tem muito tempo tende a acabar procrastinando mais.
A sensação de que “ainda se tem tempo” acaba fazendo as pessoas empurrar para o outro dia os compromissos de estudos.
Por isso, uma das dicas é que fazer um planejamento de estudos com a finalidade de controlar o processo de aprendizado e a evolução.
Ou seja, o aumento no número de acertos em cada disciplina que se está estudando, sendo o mais importante a verificação dos erros nas questões para posterior aprofundamento dos temas.
Cada um tem necessidades e formas de estudar diferentes, mas com certeza algumas dicas poderão ser adaptadas e utilizadas pelo aluno.
Confira agora algumas dicas de como ter foco para estudar sozinho e melhorar a produtividade
1. Eleger o local de estudo
O local de estudo deve ser silencioso para propiciar a absorção do conteúdo da forma que o aluno precisa.
Há conteúdos teóricos e outros que exigem cálculo.
Esse local deve ter tudo que que o estudante precisa para que esses momentos sejam aproveitados o máximo possível. Ou seja, que os livros e materiais possam estar sempre à mão, bem como folhas para resolução de exercícios e confecção de mapas mentais e resumos das disciplinas.
2. Desconectar-se
Deixar o celular, o tablet e o notebook (caso o material de estudo não esteja em nenhum deles) longe, para que se não tenha curiosidade de acessar as redes sociais e aplicativos nos períodos que está se dedicando ao estudo.
A ideia não é fazer o estudante ficar mais isolado dos amigos e familiares, mas sim, aproveitar melhor o tempo durante a quarentena.
3. Estabelecer os horários de estudo
Assim como os compromissos e horários de aula, os horários dedicados ao estudo em casa devem ser marcados e cumpridos, não esquecendo das pausas para descanso e alimentação.
4. Escolha do material de estudo
Separar apostilas, livros e exercícios atualizados, de acordo com as alterações vigentes para que não estude errado, perdendo um precioso tempo que pode comprometer todo seu plano de estudo.
5. Estudar o edital e a banca organizadora
Normalmente, as pessoas não ficam atentas às regras que estão dispostas no edital.
Elas são de suma importância para que se consiga fazer um planejamento de estudos.
É no edital que se tem as disciplinas e conteúdos que serão cobrados na prova, bem como a organizadora responsável pelo concurso, qual a quantidade de questões e peso das disciplinas e, além do número de etapas da seleção.
6. Resolver questões de provas anteriores
Mais do que criar ritmo de resolução de prova, a resolução de questões de provas anteriores ajudará o aluno a decifrar as pegadinhas e o estilo de questões cobradas por cada uma das organizadoras.
7. Fazer simulados periódicos
Ter uma rotina de realização de simulados ajudará o aluno a criar ritmo de resolução de questões, traçar estratégias e treinar para o dia da prova.
Serviço – Central de Concursos
A Central de Concursos oferece cursos preparatórios para concursos de diferentes áreas.
Além das aulas 100% presenciais, disponíveis nos períodos da manhã, tarde, noite e fins de semana, a Central também oferece cursos online e material didático completo.
Mais informações: www.centraldeconcursos.com.br
Leia também: 3 dicas para transformar a reprovação em aprovação-em-2020/
Sobre a empresa
Com 30 anos de tradição, a Central de Concursos é referência nacional no segmento em que atua: cursos preparatórios para concursos públicos.
É a maior empresa do país na divulgação, preparação e treinamento para aqueles que buscam ingressar na carreira pública.
Atualmente, a escola possui sete unidades espalhadas pelo estado de São Paulo: Paulista, Metrô República, Osasco, Artur Alvim, Guarulhos, Santo Amaro e ABC.