Como ser um líder que engaja a equipe?

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Uma pesquisa realizada pela consultoria Gallup mostrou que apenas três em cada 10 pessoas confiam em seus líderes.

Segundo o relatório, esse comportamento faz com que profissionais desconfiados costumem não estar satisfeitos na empresa e sim buscando sair da companhia, além de não estarem interessados em se engajarem em estratégias e novos projetos.

Mas como ser um líder que passe confiança aos colaboradores? Como, consequentemente, tornar os colaboradores mais motivados?

Erika Linhares, pedagoga e executiva especializada em soft skills em organizações, dá dicas de como o líder pode inspirar as pessoas e conquistar a confiança delas.

Popularidade x liderança

Antes de mais nada, o líder precisa entender a diferença entre ser popular e ser um líder.

Ser popular é ser agradável e divertido.

Mas ninguém vai seguir suas ideias baseadas nisso. O líder tem que se preocupar com a postura e ser justo, além de dar exemplo.

É importante que seja referência, principalmente em comportamento e não só na técnica.

Transparência

É preciso que o líder seja transparente e sincero de forma respeitosa. Não pode manipular, enganar o time ou o chefe.

Transparência é a melhor opção para engajar a equipe.

Seja empático

O líder precisa gostar de gente.

Antes de julgar e condenar as pessoas, é importante ver as coisas pela perspectiva daquelas pessoas.

Se quer ser um verdadeiro líder, se coloque na posição de colaborador. Com isso, se cria uma conexão verdadeira com o time.

Fidelidade é fundamental

O líder precisa ser fiel à empresa em que trabalha e à estratégia dessa empresa.

Se não for fiel aos colaboradores, eles não serão também. Defenda a empresa e colegas.

Seja referência

Você é responsável pelo clima da sua equipe.

Precisa acreditar naquela empresa, nos propósitos, nos objetivos e tomar isso como seu objetivo não só em reuniões e discursos motivacionais, mas nas atitudes diárias.

Se não compactua com o propósito da empresa, saia dela.

No posto de liderança, é imprescindível defender os interesses da empresa.

Saber executar

Um líder deve saber se planejar, priorizar, ser organizado e celebrar. Precisa entender o propósito da empresa, qual a meta, como desdobrar essa meta para a sua área, como fazer com que cada funcionário seja importante nesse projeto maior.

É necessário que seja um exímio executor. De nada adianta só fazer planejamentos.

É fundamental ensinar, exigir que atividades sejam cumpridas, acompanhar, corrigir rota, dar e receber feedbacks.

Celebre

Nem só de cobranças, gestão e planejamento vive a liderança.

Celebrar as conquistas é extremamente importante e deve ser feito ao longo do processo e não só no final. As pessoas acham que devem comemorar só no final.

Mas a felicidade está no sacrifício, na jornada, está em resolver cada problema, em ter pequenas vitórias.

É importante comemorar pequenas vitórias para que a jornada não seja desgastante e sim seja empolgante.

Se deixar para comemorar no final, muitas pessoas vão se cansar, a produtividade pode cair e alguns nem chegarão ao final.

A comemoração engaja, estimula e faz as pessoas acreditarem que estão no caminho certo.

Não seja um líder que tem medo de comemorar e tornar os colaboradores autoconfiantes demais.

Atualize-se

O líder fora de moda é aquele que pensa que “manda quem pode, obedece quem tem juízo” ou aquele que quer centralizar todas as atividades nele.

Seja inovador, criativo e procure soluções.

Sobre Erika Linhares

Executiva especializada em comportamento e cultura dentro de organizações, chegou a ser sacoleira aos 15 anos quando o pai, dono de uma imobiliária, perdeu tudo na década de 90.

Trabalhou ainda na área pública na Prefeitura de Sete Lagoas, em Minas Gerais.

Depois de entrar na faculdade de pedagogia, começou a carreira no sistema privado aos 19 anos, ganhando R$ 350 reais como atendente de loja.

Vinte anos depois, deixou o mercado corporativo como diretora nacional de uma das maiores empresas do Brasil para atuar como gestora de carreiras em sua empresa, a B-Have.

Mais de 15 mil pessoas e 600 parceiros comerciais passaram pela gestão da executiva.

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