Como ganhar dinheiro no Mercado Livre?

Como ganhar dinheiro no Mercado Livre

Confira como ganhar dinheiro no Mercado Livre

É comum que muitas pessoas tenham interesse em aprender como ganhar dinheiro no Mercado Livre. Afinal, trata-se de um dos maiores marketplaces do Brasil e da América Latina. Para se ter noção do tamanho da plataforma, ela opera em 18 países e acumula mais de 1 milhão de vendas por dia.

Além disso, ela facilita a criação do seu negócio uma vez que traz um conjunto de soluções. Por exemplo: plataforma de vendas online, sistema de pagamento, logística, publicidade e criação de loja online.

4 dicas para ganhar dinheiro no Mercado Livre

Confira então 4 dicas valiosas e descubra como ganhar dinheiro no Mercado Livre:

1- Trabalhe o seu anúncio

Pode parecer uma dica boba, mas não é. Invista seu tempo na redação do título e subtítulo do seu anúncio. Inclua as palavras-chave que podem ajudar as pessoas a encontrarem o seu produto. Como você escreveria na busca se estivesse interessado em algo do tipo? Faça esse exercício e extraia novas ideias.

Na descrição, deixe claro se o item é novo ou não, assim como suas condições. Tem algum arranhão, por exemplo? Avise antes para que, depois da compra, o usuário não classifique sua loja de maneira negativa ou queira fazer a devolução. Afinal, além da reputação comprometida, tal procedimento gera custos.

Para chamar a atenção, nada melhor do que boas fotos e vídeos do produto. Ao mostrá-lo em diferentes ângulos, você ganhará a credibilidade e interesse do potencial cliente.

Em relação ao valor, a sugestão é pesquisar os preços da concorrência na plataforma e se existem muitos vendedores com o mesmo produto. O Mercado Livre disponibiliza uma página com os itens mais buscados em cada categoria que pode ajudar.

Outra forma de chamar a atenção dos potenciais compradores é fazer condições especiais de compra periodicamente, como a oferta de frete grátis, que pode ser um diferencial diante da concorrência.

É claro que o processo de precificação também envolve os custos que você teve com a aquisição do produto no atacado, por exemplo.

Se esse é o caso do seu negócio, além de ter um preço competitivo em relação aos outros vendedores, vale ponderar que o valor final também precisa cobrir seus custos e ter uma boa margem de lucro para compensar investimentos e tempo de gestão.

2- Anuncie no Product Ads

O Product Ads Mercado Livre é a ferramenta de publicidade para quem deseja intensificar suas vendas no Mercado Livre fazendo anúncios.

Há também soluções de branding, que é o posicionamento da sua marca, valores e promessas na mente do consumidor. Assim como brandformance, cujo objetivo é gerar vendas melhorando a sua visibilidade e presença.

Tais anúncios patrocinados aparecem em posições relevantes no Mercado Livre com a identificação “Patrocinado”. Eles são exibidos sem custo, isto é, você só paga quando e se forem clicados.

O valor do custo por clique dependerá do preço e da categoria do seu produto e, para saber essa informação, basta acessar a área do administrador da sua campanha. Lá você também consegue acompanhar o número de cliques recebidos, as vendas concretizadas a partir da publicidade e o seu investimento ao longo do tempo.

Para se destacar entre tantos vendedores, faça anúncio de um produto que já teve, pelo menos, uma venda e que conte com avaliações positivas. No comportamento de compra online, as opiniões de outros compradores são formas de validação da qualidade e idoneidade da loja, portanto, são relevantes na hora da decisão.

Também é importante produzir anúncios criativos com imagens de qualidade e informações completas. E, claro, lembre-se que todo mundo gosta de um brinde. Por isso, vale apostar num benefício agregado à compra como frete grátis ou desconto na aquisição do segundo item.

3- Invista em conteúdo e backlinks de qualidade no Google

Como era de se esperar, muita gente usa o Google para encontrar produtos no Mercado Livre. Por isso, monte uma descrição com base nas palavras-chave buscadas pelo seu público-alvo.

Já os backlinks são os links posicionados de maneira estratégica ao longo de um texto para levar o usuário a um conteúdo interessante em seu blog e, assim, aumentar o tráfego de qualidade nas suas páginas. Para o sucesso da sua estratégia de Search Engine Optimization (SEO), eles são muito importantes.

4- Cuide da sua reputação

Por fim, não se esqueça de que você precisa cuidar da sua reputação na plataforma, que se relaciona com a experiência de compra que sua loja proporciona ao consumidor. Daí a importância de acompanhar toda a sua jornada de compra, sem esquecer, obviamente, do pós-venda.

As variáveis utilizadas como base para definição da reputação são as reclamações recebidas e o tempo de envio do produto.

No primeiro caso, a comparação entre o número de reclamações e o número de vendas não deve superar os 3%. Segundo o Mercado Livre, muitas das reclamações são abertas em razão da falta de informação logo após a compra.

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