Como evitar cair em falsas promoções e golpes virtuais na chamada “Semana do Brasil”

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Nas últimas semanas, representantes do governo federal e empresários se reuniram para anunciar a criação da Semana do Brasil que será realizada entre 6 e 15 de setembro, com o objetivo de movimentar a economia e estimular o turismo interno e varejo para melhorar as vendas do comércio.

Na prática, ela funcionará de maneira parecida com a Black Friday, na qual os lojistas do varejo físico e online irão oferecer produtos com descontos e vantagens especiais.

Mas, para que os consumidores possam aproveitar melhor a data, é preciso ficar atento, pois ao mesmo tempo em que há itens com preços bem acessíveis, existem também falsas promoções e a ação de criminosos virtuais, que ficam só esperando essas datas comemorativas para agir, já que é nesse período que as lojas virtuais estão mais vulneráveis, devido ao aumento do fluxo de pessoas.

Pensando nesse cenário, a Promobit, social commerce que reúne as melhores ofertas da internet, e a Konduto, empresa de antifraude para pagamentos online, listaram alguns cuidados para evitar que os clientes caiam em armadilhas e falsas promoções.

Formas de pagamento: “Desconfie de lojas que disponibilizam unicamente boleto bancário como forma de pagamento e não permitem pagamentos por cartão de crédito. Os e-commerces precisam cumprir uma série de exigências legais para poderem receber transações por cartão, um processo que seria extremamente oneroso para um fraudador”, afirma Tom Canabarro, co-fundador da Konduto. O cartão de crédito é sempre muito mais seguro e, em caso de fraude, o cliente tem o respaldo legal para pedir o ressarcimento do valor;

Preços muito abaixo do normal: “O ideal é sempre iniciar a pesquisa dos produtos de interesse dias antes do período de promoção, desta forma você consegue acompanhar as quedas de preço com mais precisão e ver se realmente vale a pena”, conta Fabio Carneiro, Head comercial e co fundador do Promobit, social commerce que reúne as melhores ofertas da internet.

Medidas de segurança: “O consumidor precisa tomar cuidado com e-mails falsos (phishing), manter um antivírus sempre atualizado no computador e no smartphone e nunca deve enviar dados sensíveis de cartão de crédito (número, código CVV e validade) por e-mail, chat ou mensagem de texto”, ressalta Canabarro;

Locais de compra: “É importante também estar muito atento ao local onde é realizada a compra. Sites comprovadamente seguros, plataformas que confirmam a veracidade das promoções e também a segurança dos consumidores são os mais indicados. Sabemos que especialmente nessa época surgem diversos endereços eletrônicos que apresentam ofertas “imperdíveis”, e desta forma o consumidor fica mais suscetível a cair em golpes”, comenta Fabio, do Promobit.

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