Como estruturar uma Startup, afinal? Por onde começar?
Provavelmente esta é a sua dúvida e de muitos outros empreendedores que têm interesse em tirar uma ideia do papel, mas não sabem o caminho das pedras. Contudo antes de apontarmos algumas rotas, é preciso reforçar a tese de que ter uma ideia inovadora e promissora, na qual você acredita e aposta, é algo indispensável para aqueles que buscam pela incansável resposta sobre como estruturar uma Startup.
Mas. antes de falarmos sobre isso, é preciso entender melhor a definição sobre o que é uma empresa startup, conforme bem colocado pelo Sebrae.
O que é uma empresa startup Sebrae
O conceito de startup, basicamente, se resume no que está logo no início desta matéria: uma empresa inovadora! Ou, até mesmo, embrionária, na qual possui projetos que podem ou não estar em fase de construção que estão ligados à pesquisas de algo pouco explorado ou ainda não desenvolvido.
De acordo com o Sebrae, as empresas startups estão mais dispostas a correrem riscos devido ao fato de ser algo inovador; contudo possuem expectativas de crescimento muito grande e geralmente são iniciadas com baixos custos iniciais. É o caso, por exemplo do Google, Ebay e Yahoo. Todos nasceram de projetos startups.
Como começar e estruturar uma startup do zero?
Para começar de uma forma saudável e construtiva, inicialmente, é preciso que haja uma estrutura bem clara e com o objetivo certo para que, assim, a ideia se torne algo rentável e com altas chances de sucesso.
Abaixo separamos algumas dicas importantes:
1. É fundamental ter uma solução inovadora, pois, é através desta ideia que você buscará sanar algum problema da sociedade ou do seu público. Trabalhe e pesquise bastante para ter a certeza de que sua proposta é, de fato, algo novo para o mercado. Você também precisará ter um conhecimento mais apurado sobre o mercado em que atuará. É preciso verificar se seu modelo de negócio é replicável e as possibilidades de um bom desenvolvimento e escalabilidade da empresa, para que assim não seja atacado por propostas de outros negócios similares.
2. O Segundo passo é desenvolver um protótipo, para que, assim, você possa testar seu produto ou serviço em campo e, de fato, chegar à conclusão se a sua ideia atende ou não a demanda do seu público. Esta etapa é importante para evitar cair em um erro comum de desenvolver um produto, ou criar uma solução magnífica, do seu gosto, mas que não era, de fato, o que o seu público estava precisando.
3. Após seu protótipo estar em campo, obtenha feedbacks de mercado. Fique atento ao que seu consumidor tem a dizer para que dessa forma possa haver melhorias naquilo que necessita, e ampliação naquilo que está dando certo. Esteja alinhado, sempre, em cima de pesquisas para saber se o seu negócio está ou não no caminhando certo.
4. Trabalhe na criação de uma rede de contatos e busque parceiros. Construir um bom networking é crucial para um ótimo engajamento da sua startup. Troque experiências e conhecimento. Não se esqueça de buscar apoio, a partir de mentorias, educação corporativa… isso ajudará bastante.
5. Último passo (e não menos importante), procure um investidor!
Apesar de uma startup, começar com custos baixos, ter um investidor pode fazer a diferença para o rápido crescimento da sua empresa, tendo em vista que, mais capital girará em torno da sua tecnologia, possibilitando, assim, mais oportunidades de crescimento. Neste meio, um tipo de investidor que se ouve muito falar é o investidor anjo.
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Como funciona investidor anjo?
Investidor anjo é aquele que, geralmente, possui grande sucesso no mundo executivo e ótimos empreendimento. É o cara que possui uma visão de mercado muito apurada e, através, da sua visão estratégica tem a capacidade de identificar nas startups oportunidades de negócio que podem dar muito retorno. O investidor anjo possue experiência não só para investir financeiramente, mas, orientar os novos empreendedores para que não cometa erros básicos. Além disso, o investidor anjo tem um alto potencial de inserir as startups em novas redes de relacionamentos, possibilitando assim a abertura de novas portas para investimentos ou mercado.
Os valores de investimento não seguem um número exato. Tudo dependerá sobre em qual estágio de maturidade seu negócio estará, juntamente com plano de crescimento e o modelo de negócio.
Como apresentar uma ideia de negócio?
O primeiro passo que você precisa levar em consideração é que, a “primeira impressão” é a que fica. Por isso, antes de apresentar suas ideias, seja compacto na sua apresentação e procure minimizar grandes conversas, trazendo consigo só o que é relevante para o investidor em potencial que estará ali para ouvi-lo.
Normalmente, para uma apresentação, o empreendedor tem um tempo de aproximadamente três minutos – o famoso “pitch” ou “elevator pitch” (discurso do elevador), pois, é um momento muito breve na qual é preciso ser bem objetivo para vender a ideia.
Seja claro e sucinto na apresentação oral, pois, com tudo na ponta da língua demonstrará sua habilidade de comunicação (o que é muito importante para um novo empreendedor) destacando pontos que realmente estarão de interesse ao possível investidor, tais como:
. O mercado-alvo do seu negócio e a necessidade na qual irá atender
. Como seu produto ou serviço irá atender à necessidade deste mercado
. Qual a sua diferenciação ou inovação
. Potencial do negócio e proposta ao investidor
Decorados estes passos, você será capaz de deixar claro tudo sobre o que seu investidor precisará ouvir sobre suas ideias e negócio. Mas aí vai mais uma dica valiosa: antes de ter este contato com o investidor, estude-o. É preciso saber bastante sobre seu potencial investidor, para que, assim, você possa entender no que ele estará mais interessado em saber, afim de criar um diálogo mais dinâmico para conectá-lo de forma efetiva.
Tudo o que você precisa entender está completo correto? Errado! Ainda falta o último passo E MUITO importante, pois, é agora que você irá aprender a como apresentar seu produto ao cliente! Leia abaixo.
Como apresentar um produto para o cliente?
Saber apresentar de forma correta seu produto ao cliente é de extrema importância, pois, é a partir deste ponto que você demonstrará que seu produto irá solucionar os problemas que aquele consumidor enfrenta. Afinal, é este o propósito do seu produto no mercado.
Primeiro passo
Conforme já mencionado, o primeiro passo para uma ótima apresentação é conhecer muito bem seu cliente, pois assim, você entenderá exatamente o que ele precisa, e deixe claro para ele o que você pretende oferecer, mesmo que ele ainda não saiba que está precisando de algo. Neste ponto, você precisará ser um bom vendedor e orientá-lo neste processo. Procure descobrir e mostrar o problema que o seu cliente enfrenta e, por fim, ofereça a solução!
Segundo passo
Para uma ótima apresentação, é fundamental acreditar no que de fato você apresentará. Falar somente a verdade e com firmeza, transmitirá para o cliente que seu produto, de fato, funciona e vai solucionar determinado problema.
Terceiro passo
Saiba ouvir seu cliente para que, assim, se possa fazer as perguntas certas, a fim de obter todos os parâmetros adequados para com que haja uma apresentação correta do produto.
Quarto passo
Trata-se de oferecer demonstração do seu produto ao cliente, pois assim, você demonstrará a qualidade do seu produto para que ele veja com próprios olhos e isso ajudará bastante, para que ele compre sua ideia ou produto.
Quinto passo
É muito importante mostrar depoimentos de outros clientes, no qual adquiriram seus produtos ou serviço, a fim de demonstrar que aquilo que você oferece realmente funciona.
Aprenda com cada experiência, e todo o processo ou situações irá trazer lições novas para seu negócio. Isso fará com que você esteja cada vez mais afiado nas estratégias para que não só possa vender mais, mas lhe traga, também, uma constante evolução!