Como equilibrar trabalho e vida pessoal? Confira 6 dicas!

Equilibrar trabalho e vida pessoal

Descubra como equilibrar trabalho e vida pessoal

De fato, as pessoas têm trabalhado cada vez mais nos últimos anos. Sem dúvida, com tantas horas trabalhadas, fica difícil equilibrar trabalho e vida pessoal, independentemente do cargo, função e idade.

Vale lembrar inclusive que, além das horas de trabalho diárias, os profissionais têm apostado em cursos de especialização para garantir posições de destaque nas empresas. No entanto, apesar desses desafios, é possível e necessário equilibrar os dois mundos. Essa prática ajuda a melhorar a qualidade de vida, aumentar a produtividade e, claro, evitar problemas pessoais e na carreira profissional. Além disso, o equilíbrio ajuda a aumentar a satisfação no ambiente de trabalho.

Qual a importância de conciliar o trabalho e a vida pessoal?

Todos os dias pessoas falam sobre como conseguem, em 24 horas, dormir, trabalhar, levar os filhos à escola, brincar com eles à noite, ir ao cinema, jantar com os amigos etc. Também ouvimos essas mesmas pessoas reclamando do cansaço extremo no dia seguinte ou da cabeça que não consegue se desligar um segundo sequer.

A verdade é que muitos profissionais ainda enfrentam dificuldades em conciliar o trabalho com as atividades pessoais. O problema é que a ausência desse equilíbrio pode afetar diretamente o dia a dia. Isso porque se você não for produtivo na empresa, suas chances de sucesso serão pequenas. 

Por outro lado, deixar os relacionamentos pessoais esfriarem pode afetar negativamente sua qualidade de vida, já que a tendência é que o estresse aumente. Por isso, é preciso se esforçar um pouco para conseguir equilibrar o trabalho e a vida pessoal. 

O primeiro passo é, justamente, não tentar separar os assuntos como se eles fossem totalmente distinguíveis. Na verdade, é preciso se lembrar de que eles se complementam.

6 dicas para equilibrar o trabalho e a vida pessoal

1. Deixe os assuntos profissionais no trabalho

É muito comum levarmos os assuntos ou problemas do trabalho para casa, mas ao contrário do que imaginamos, isso é totalmente prejudicial para a produtividade.

Por isso, o ideal é deixar as preocupações profissionais no trabalho, incluindo-as em uma lista de assuntos pendentes a serem resolvidos no dia seguinte. Ou seja: encerre o expediente de verdade!

Lembre-se de que os momentos fora do escritório devem ser utilizados da melhor maneira possível, para relaxar e pensar em outros assuntos. 

É importante focar em coisas novas e entender que os seus problemas do trabalho não devem ser pauta diária em diálogos fora dele.

2. Planeje-se

Organização é tudo. Por isso, é importante planejar e ter disciplina para equilibrar o trabalho e a vida pessoal.

Para ajudar, tenha sempre em mente quais são as suas atividades e priorize-as. Dessa forma, é possível deixar claro quais são as tarefas, aumentando a produtividade.

Estabeleça uma rotina diária para conversar e se dedicar a você, a sua família e amigos. Ocupe o seu tempo com coisas que realmente lhe dão prazer.

Uma boa dica é fazer uma agenda semanal, com a distribuição das tarefas (pessoais e profissionais) e prazos. Essa visão geral diminui o nível de estresse e ajuda a organizar melhor o dia a dia. Considere, também, os imprevistos e deixe 20% de tempo livre para eles.

3. Saiba dizer não

A grande maioria das pessoas tem dificuldade em dizer “não” e isso é um grande problema para a produtividade e o gerenciamento de tempo. Aceitar sempre as demandas leva a uma falta de organização e pode auxiliar no aumento do tempo no escritório. 

Certamente, não tem como dar conta de tudo ao mesmo tempo. Por isso, é importante que as pessoas saibam dizer “não” quando necessário. Todo mundo tem um limite, e se não tem precisa ter!

4. Seja flexível e delegue atividades

Um dos maiores problemas das pessoas é, justamente, não abrir mão de algumas responsabilidades ou convicções. Apesar de o planejamento ser importante, não é preciso tornar-se escravo da agenda.

O ideal é que as pessoas aprendam a pedir ajuda quando estão sobrecarregadas e, principalmente, atribuam ou deleguem tarefas a outras pessoas. Ao compartilhar ações e conhecimentos, você aumenta sua produtividade e, principalmente, ajuda os outros a crescerem.

5. Desconecte-se

Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, é comum os celulares sempre conectados ao Facebook, LinkedIn e, principalmente, agendas e e-mails corporativos. No entanto, é preciso evitar que isso interfira na sua vida pessoal.

O segredo é desligar o celular sempre que possível ou, simplesmente, desativar as notificações. Além disso, recomenda-se ter um telefone corporativo e não passar seu número pessoal para clientes ou parceiros de trabalho.

Lembre-se de que até mesmo diálogos rápidos podem atrapalhar o seu momento de descanso, já que não permitem que você se desconecte facilmente.

6. Divirta-se

Dê um tempo da rotina para sair com os amigos, viajar e passear com a família. Estar ao lado de pessoas queridas é importante para equilibrar trabalho e vida pessoal. Mude o seu comportamento e coloque seus relacionamentos e sua diversão, sempre, ao lado do trabalho.

Podemos dizer que tudo se resume a escolhas e consequências. Por isso, é preciso saber priorizar e se organizar para garantir o equilíbrio da vida pessoal e profissional. Afinal, o sucesso está diretamente ligado à produtividade e escolhas sábias, a fim de utilizar seu tempo da melhor maneira possível.

Se aplicar essas dicas, certamente você conseguirá equilibrar trabalho e vida pessoal de uma maneira mais eficaz. Todavia, lembre-se de que o desafio é diário. É preciso se esforçar para garantir uma melhor qualidade de vida e mais sucesso profissional!

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