Como economizar: 7 dicas para chegar com dinheiro no final do mês

como-economizar

Jovens devem colocar a vida financeira como prioridade. (Imagem: Unsplah)

Manter um planejamento financeiro para ter uma melhor organização sobre as despesas e receitas é uma das formas para acumular um dinheiro no final do mês.

Com as aparições de novos produtos e o lançamento de novas marcas, as pessoas não pensam duas vezes antes de investirem em um produto de desejo.

Uma pesquisa feita pela Leve (fintech de educação financeira), mostrou que mais da metade dos brasileiros não sabem organizar um planejamento financeiro e realizar metas de longo prazo.

A ausência de conhecimento sobre finanças e o baixo orçamento são as principais barreiras enfrentadas pelas pessoas na hora de pensar no futuro.

A pesquisa ouviu 3.450 pessoas de diversas regiões do país, entre novembro e dezembro de 2021.

Os resultados informaram que 52% dos entrevistados não possuem ou não sabem como montar um planejamento financeiro para os próximos anos.

Além disso, 46% disseram que não se sentem confiantes para estabelecer metas de longo prazo.

Um dos principais desafios dos jovens é saber lidar com a economia do salário.

Imprevistos

De acordo com a pesquisa do Indicador de Bem-Estar Financeiro (2019), 7 em cada 10 pessoas não estão preparadas para imprevistos financeiros, e indicou que a população acima de 50 anos é a que tem melhor controle nessa questão.

Mostrou ainda que, 60% dos brasileiros chegam ao fim do mês sem sobras de dinheiro; 29% conseguem, às vezes, fazer uma reserva; e apenas 10% guardam sempre ou frequentemente alguma quantia.

Já 22% temem que o dinheiro não dure.

Uma pessoa que sabe poupar e administrar o dinheiro possui mais qualidade de vida e não possui preocupações com as despesas.

“Com uma poupança bem planejada, uma pessoa consegue realizar uma viagem, comprar um produto mais caro, investir em atividades de lazer, em cursos de especialização, para se desenvolver ainda mais na área profissional e alcançar um salário ainda maior, ou ainda montar o próprio negócio.

Mas para isso é preciso paciência para guardar, mês a mês, um valor e atingir um dinheiro significativo”, ressalta Jefferson Vendrametto, Diretor de Relações Corporativas e Institucionais do Cebrac.

Criar um hábito para guardar um percentual do salário exige disciplina para sobrar aquele dinheirinho no final do mês.

Mas pela falta de experiência e pouco conhecimento sobre como poupar, os jovens são os mais propensos a fazer gastos maiores, pensando somente no hoje.

Isso se deve principalmente ao fato de que os jovens possuem características de serem mais impacientes, ansiosos e de quererem estar sempre antenado com a moda, e, por isso, não resistem a tentação de uma vitrine atraente, de um eletroeletrônico inovador e de saborearem variados pratos de comidas, além de aproveitarem o fim de semana intensamente.

Controle financeiro

Uma pesquisa do SPC Brasil apontou que apenas 25% dos jovens de 18 a 35 anos fazem controle financeiro, com recorde do público da Geração Z (nascidos entre 1990 e 2010).

Pensando em reverter essa situação e ajudar os jovens e microempreendedores a terem dinheiro no final do mês, o especialista Jefferson Vendrametto cita 7 dicas para manterem o hábito de administração financeira. Confira:

1- Verifique a sua situação financeira atual: Se tiver dívidas, primeiramente, quite-as.

2- Não gaste mais do que recebe: Crie uma planilha de despesas e contas a pagar.

3- Evite fazer compras no cartão de crédito: Comprar à vista é a melhor maneira de não acumular dívidas.

4 – Estabeleça um valor para inserir na poupança todo mês: Foque em não gastar o valor dessa conta.

5 – Faça planos: Coloque metas para viagens, um novo curso, um novo produto, a longo prazo, ou até mesmo para se tornar um empreendedor.

6 – Pense no futuro: Pode ocorrer eventos inesperados, como crises de saúde ou financeiros. Ter um resguardo é essencial.

7 – Entenda mais sobre educação financeira: Conhecer estratégias e metodologias a partir de um especialista ajuda a criar um hábito com o dinheiro mais eficiente.

O Cebrac possui o curso de Assistente Administrativo Completo que oferece matérias que auxiliam na educação financeira pessoal e profissional. Conheça a grade curricular, clicando aqui!

O CEBRAC

No CEBRAC você vai além do conhecimento técnico e específico.

A metodologia contempla a formação empreendedora dos alunos, prevê a interdisciplinaridade nas aulas e vê no aluno a capacidade de conhecer e transformar sua realidade e sua carreira profissional.

O CEBRAC possui 27 anos de atuação no segmento educacional, e desde sua fundação, a rede de ensino tem sido responsável por formar profissionais para enfrentar os desafios de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. A rede soma mais de 90 escolas, nas 5 regiões do país. Veja os cursos aqui!

Sair da versão mobile