Como conseguir um investidor para o seu negócio?

(Fonte: reprodução/Pexels)

(Fonte: reprodução/Pexels)

Tirar uma boa ideia do papel e transformá-la em um negócio lucrativo é um desafio especialmente complicado no Brasil.

Isso porque a maioria dos empreendedores não têm recursos próprios para investir, tendo de recorrer muitas vezes às instituições financeiras que dificilmente concedem crédito mas que, quando concedem, impõem altas taxas de juros como condição.

Entretanto, é possível conseguir financiamento para novos empreendimentos sem ter de recorrer aos bancos, através de investidores particulares.

Inclusive, essa possibilidade também se estende a empresários que já tem negócios em funcionamento há algum tempo mas que querem expandir seus empreendimentos.

Nesse sentido, os próximos tópicos trazem algumas soluções interessantes para você, que quer saber como conseguir um investidor para o seu negócio.

9 formas de conseguir um investidor para o seu negócio 

Os tópicos a seguir formam uma espécie de lista explicativa trazendo 9 dicas de como conseguir um investidor para o seu negócio. 

Na verdade, essas dicas são formas de arrecadar dinheiro para investir no empreendimento. Vale a pena conferir!

1. Aceleradora

A primeira opção da nossa lista de dicas de como conseguir um investidor para o seu negócio são as chamadas aceleradoras.

As aceleradoras são empresas propriamente ditas, ou braços empresariais, que trabalham literalmente acelerando o crescimento e evolução de pequenos negócios.

Assim, se você fechar acordo como uma aceleradora, terá não apenas apoio financeiro, mas também ajuda para estruturar o seu negócio em todos os sentidos.

Em troca da ajuda oferecida, as aceleradoras exigem participação no capital da empresa que está nascendo.

2. Capital semente

O termo “capital semente” é usado para definir pequenos aportes de investimento feitos pelas aceleradoras, por exemplo. 

Como o nome já diz, o capital semente é um dinheiro utilizado para fomentar o início de novos empreendimentos, que já devem ter um plano de negócios bem definido, a fim de determinar como o capital será investido.

3. Crowdfunding

Se você chegou aqui querendo saber como conseguir um investidor para o seu negócio, com certeza já conhece a boa e velha vaquinha, chamada formalmente de crowdfunding.

O conceito dessa forma de arrecadar dinheiro para um investimento é o mais simples possível. Basta criar um apelo para que as pessoas doem algum valor e, ao final do processo, investir os recursos angariados.

Entretanto, a utilização do termo crowdfunding e não da expressão “vaquinha” não é por acaso. Afinal, conseguir doações para iniciar um negócio tem um tom mais sério, digamos assim.

Portanto, se optar por essa forma de conseguir investidores para o seu empreendimento, crie campanhas de arrecadação baseadas no valor que o seu negócio irá agregar, em vez de chamadas com apelo unicamente emocional.

4. Empréstimo bancário e/ou incentivo governamental

Como citamos no início do artigo, os empréstimos bancários são a principal forma de conseguir investimento para novos negócios.

Contudo, como bem frisamos, essa opção pode render ao empreendedor uma dívida regada a juros altos.

Por outro lado, existem também os incentivos governamentais, como os concedidos pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), por exemplo.

No caso das ajudas oferecidas pelo governo, existem algumas restrições e regras específicas a serem seguidas.

5. FS

A sigla FS não tem uma definição exata no âmbito dos investimentos para novos negócios. 

Contudo, o termo serve para definir empréstimos feitos por familiares, amigos e outras pessoas próximas do empreendedor.

Nesse sentido, é correto afirmar que “fazer FS” nada mais é que pedir dinheiro emprestado às pessoas próximas para iniciar um novo negócio. 

Existem várias vantagens nessa opção, como a ausência de juros e a ausência de vínculos com bancos ou órgãos públicos. Vale a pena tentar esse método!

6. Investidor-anjo

O termo “investidor-anjo” é usado para se referir a grandes empresários ou pessoas públicas de sucesso que estão dispostas a investir em novos negócios.

Para atrair um investidor-anjo e convencê-lo a apostar no seu empreendimento, você deve criar um bom plano de negócios. Afinal, esses investidores também esperam obter lucro com as apostas que fazem.

Além disso, possivelmente será necessário que você faça networking com outros empreendedores e empresas para ter acesso a algum investidor-anjo.

7. Incubadora

A antepenúltima opção da nossa lista de como conseguir um investidor para o seu negócio são as chamadas incubadoras.

As incubadoras são instituições ligadas a empresas de grande porte, universidades e outras organizações relacionadas, que têm o objetivo de ajudar novas empresas a se desenvolverem, daí o nome incubadora.

Inclusive, vale ressaltar que o foco das incubadoras são startups e empresas de tecnologia. Então, se esse é o seu ramo, vale a pena saber mais sobre essa forma de investimento em novos negócios. 

8. Private equity

O private equity ou os privates equities são fundos de investimento, geralmente direcionados a financiar a expansão ou a consolidação de empresas já iniciadas.

Com isso, vale ressaltar que o private equity só é realmente uma opção se a sua empresa já estiver estabelecida ou tiver grandes expectativas de crescimento a médio e longo prazo.  

9. Venture capital

A última das opções que reunimos para você que quer saber como conseguir um investidor para o seu negócio é o venture capital, uma forma de investimento semelhante ao private equity.

O venture capital é uma espécie de fundo de investimento milionário que é controlado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), órgão que monitora, entre outras coisas, a Bolsa de Valores.

Contudo, para fazer jus a esse tipo de investimento, a empresa precisa ter alto potencial e já faturar bastante. Afinal, os investidores só estão dispostos a fazerem esses aportes se obtiverem lucro com isso.

Assim, vale destacar que para captar o venture capital, a sua empresa precisa ter um bom porte e, de preferência, já ter projeções de entrada na Bolsa de Valores.

Leia mais:

Cartão Leroy Merlin: conheça os benefícios do cartão Celebre

Como a variação do dólar pode impactar os seus investimentos

Certidão negativa: o que é, para que serve e como emitir

Sair da versão mobile