Como conseguir um investidor no Rio de Janeiro

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Como conseguir um investidor no Rio de Janeiro?  Eis a pergunta que não quer calar!

Embora pareça difícil, principalmente para você que está começando um negócio agora, não é uma missão impossível.

E já te adianto que a grande sacada para descobrir a fórmula certa de como conseguir um investidor no Rio de Janeiro está na estratégia.

Isso mesmo! Encontrar um bom investidor, requer, antes de mais nada, algumas estratégias.

E a primeira delas é você fazer um levantamento, a fim de identificar em qual momento está o seu negócio.

Esta etapa é fundamental para você sair em busca de investidores ideais para a fase que seu projeto se encontra.

Após realizar esta análise corretamente, monte um plano de negócio para que, assim, suas ideias fiquem bem claras ao ser apresentadas para potenciais investidores.

Feito isso, siga para o próximo passo: mapeei perfis de possíveis investidores na internet e envie e-mails se apresentando e contando um pouco de suas ideias e propostas de retorno.

Uma boa ferramenta para você construir este tipo de relacionamento é o LinkedIn, que, inclusive, dá até para filtrar contatos por região.

Independente do momento profissional em que você se encontra, o LinkedIn é considerado como a maior rede profissional do mundo para construção de networking e fechamento de negócios.

Com mais de 300 milhões de usuários, a plataforma, sem dúvidas, é um excelente pontapé inicial na busca por um investidor no Rio de Janeiro.

Para melhorar e ampliar o relacionamento, faça novas conexões, em especial, com pessoas ligadas ao seu campo de conhecimento e negócios; interaja com as publicações da sua rede, siga perfis que você considera relevante para o seu crescimento profissional e siga fortalecendo sua credibilidade no mercado.

Um fator chave para se destacar da multidão e atrair a atenção de investidores com dinheiro para gastar é a singularidade do seu negócio.

Os cofundadores da Carbon Collective, Zach Stein e James Regulinski, por exemplo, aproveitaram sua paixão por resolver problemas de mudança climática para atrair dinheiro substancial de investidores para seu serviço de consultoria financeira de startups. A reviravolta? Investir apenas em empresas comprovadas para se envolver no uso de combustíveis fósseis.

Eles até criaram seu próprio método exclusivo de separar os agressores climáticos dos renovadores climáticos, o que permitiu explorar uma demografia severamente carente para apoiadores das mudanças climáticas que ainda queriam ter um bom retorno do investimento em seu portfólio.

Outro método para encontrar investidores é participando, ativamente, de eventos que reúnem investidores e empreendedores, como é o caso de alguns eventos realizados no Rio de Janeiro como: meetup, Investors insights bootcamp – silicon valley’s mindset investing in startups – Rio de Janeiro, AWS Startup Day, encontre um anjo, Hacking Rio.

Enfim, em uma rápida pesquisa na internet você encontrará diversos calendários nas quais disponibilizam eventos que irão lhe dar a oportunidade de fazer um cadastro e participar destes e muitos outros que poderão tornar sua ideia ou negócio em uma startup com bons investimentos.

Clique aqui para saber Como estruturar uma startup

Dinheiro é bom, mas não é tudo!

Aí vai uma dica valiosíssima: é muito importante trabalhar o networking e não só buscar o dinheiro. Procure, sempre, por ampliar seus conhecimentos e mostre também que está aberto a receber novos feedbacks e que, se preciso for, estará disposto até em mudar as diretrizes do seu negócio.

Existem vários locais no Rio de Janeiro que promovem iniciativas de educação corporativa para empreendedores e startups, em especial, ideias que estejam ligadas a tecnologia e inovação.

Veja abaixo algumas delas:

Espaço Oito

O Espaço Oito é um Hub de Empreendedorismo e Inovação, que está localizado em Ipanema, zona sul do Rio.

Em parceria com empresas de tecnologia e centros de pesquisa, o espaço é totalmente dedicado ao ecossistema e tem por objetivo inspirar ideias e criar conexões entre pessoas e empresas, a partir de iniciativas voltadas para eventos e programação cultural. Para saber mais, acesse o site: https://www.oito.net.br/

LabGov.Rio

O LabGov é uma iniciativa impulsionada pela prefeitura do Rio.

Localizado no coração do Porto Maravilha, o espaço físico é o maior hub de inovação da América Latina, totalmente dedicado à inovação, geração de novos negócios, renda e empregos. Para saber mais, visite o site: http://prefeitura.rio/web/labgovrio

Fábrica de Startups

A Fábrica de Startups é uma aceleradora corporativa que desenvolve inovação para grandes empresas a partir das startups.

Também localizada no Porto Maravilha, se conectar com a Fábrica é se conectar com oportunidades de negócios, mentorias com uma rede global de mentores especialistas em diversos assuntos, além de infraestrutura e serviços compartilhados, a partir da rede de parceiros, como advogados, contadores e marketing. Para saber mais, visite o site: fabricadestartups.com.br

Essas foram algumas das empresas que incentivam o Empreendedorismo e Startups no Rio de Janeiro. Fazendo uma pesquisa mais aprofundada na internet, é possível encontrar muitas outras opções

Meu negócio não é tecnológico e/ou a minha ideia não é inovadora? E agora, como encontrar um investidor para minha empresa?

Se o seu negócio não está ligado à tecnologia ou a uma ideia inovadora, uma outra dica valiosíssima é que repense nas possibilidades de torná-lo o mais conectado possível. Isso porque, o avanço tecnológico está mudando hábitos e comportamentos do consumidor. E, em futuro não muito distante, só sobreviverá o negócio que estiver adaptado às transformações.

Busque por conhecimento, esteja envolvido em todas as discussões que cercam o ambiente de inovação e vá em frente.

Para finalizar, aí vai uma dica muito importante para conseguir um bom investidor ou um investidor anjo: faça corretamente as projeções financeiras do seu negócio, custo para aquisições de clientes, previsão de receita, enfim, tenha na ponta da língua todas as informações possíveis sobre os números de mercado no qual você quer atuar. E por que isso? pois, certamente, o investidor irá querer saber das suas previsões sobre quando seu negócio irá sair do negativo e começar a pagar os investimentos feitos e dar grandes lucros.

Bom garimpo!

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