Como conseguir o primeiro milhão? Veja essas 12 dicas

Como conseguir o primeiro milhão

Veja como conseguir o primeiro milhão

Afinal, quem não gostaria de saber como conseguir o primeiro milhão e ter dinheiro de sobra para fazer o que quiser, não é mesmo? Saiba que este é um sonho possível, desde que você seja persistente e disciplinado para guardar mensalmente uma quantia destinada a este objetivo.

Um dos alicerces fundamentais é investir o seu dinheiro. Porém, antes de começar, é preciso saber como fazer isso da forma correta.

Dicas de como conseguir o seu primeiro milhão

Todos têm a oportunidade de conseguir o primeiro milhão. A parte mais difícil é saber por onde começar, principalmente se você não tem um bom relacionamento com o seu dinheiro.

Grande parte dos homens mais ricos do mundo enriqueceram do zero. Então, é possível seguir dicas e descobrir como conseguir o primeiro milhão, confira:

1 – Faça um planejamento financeiro

O primeiro passo para conseguir o primeiro milhão é fazer um planejamento financeiro. Com ele, você terá o diagnóstico das suas finanças, ou seja, para onde está indo o seu dinheiro.

Uma pesquisa do SPC Brasil, referente a janeiro de 2017, revelou que mais de 48% dos brasileiros não faz nenhum controle orçamentário. Então se você quer chegar lá, comece o seu agora mesmo. Você pode utilizar planilhas ou aplicativos de celular. Lembre-se de que até os gastos menores devem ser incluídos.

2 – Economize mais

Depois de fazer o seu planejamento, verifique quais custos podem ser reduzidos ou eliminados. Mesmo que pareça difícil, sempre há espaço para enxugar o orçamento.

Em casa, chame toda a família e façam juntos um orçamento doméstico. Em equipe, vocês poderão chegar mais longe! Analise oportunidades de economizar mais, como consertar ao invés de comprar algo novo e também fazer uso consciente da água/energia. No final do mês, os resultados serão nítidos. 

3 – Determine o valor a ser gasto mensalmente

O valor mensal que você vai poupar influencia no tempo necessário para chegar ao primeiro milhão. De forma geral, quanto mais dinheiro economizado, mais rápido será o caminho.

Para definir essa quantia, você pode utilizar calculadoras online ou fazer uma planilha. Com essas ferramentas, você terá ideias de como montar estratégias e melhorar os seus resultados. Porém, considere cenários de acordo com o seu orçamento. Assim, o seu objetivo ficará mais tangível.

4 – Aumente a sua renda

Uma das maneiras de chegar mais rápido ao seu primeiro milhão, é aumentando a sua renda. Desta forma, você terá mais dinheiro disponível para poupar. Hoje, há diversas alternativas para ter mais rendimentos financeiros, como pedir um aumento ou mudar de emprego.

Além disso, você pode optar por investir em um hobby e se tornar um empreendedor. Muitas pessoas se tornaram milionárias com o seu próprio negócio, um exemplo disso é o Flávio Augusto, um brasileiro que começou do zero e hoje é multimilionário.

5 – Tenha uma vida simples

Um dos segredos dos milionários é ter uma vida simples. Se você também quer ter o seu primeiro milhão, chegou o momento de avaliar este aspecto. Como o valor desejado é alto, optar por um orçamento mais enxuto, sem grandes luxos, poderá fazer diferença no futuro. 

Assim, você terá mais dinheiro disponível para guardar e usufruir quando alcançar o seu primeiro milhão. Tenha em mente que uma vida simples inclui viver bem e com conforto na medida certa. 

6 – Invista em conhecimento

O conhecimento é um grande aliado para você alcançar o seu objetivo. Com ele, você estará apto para fazer escolhas mais assertivas. Segundo um levantamento da OCDE, referente a 2016, o Brasil está em 27º lugar no ranking que mede a educação financeira na população adulta. 

O resultado mostrou que o país está abaixo da média mundial e que apenas 30% das pessoas são poupadores ativos. Faça diferente! Comece agora mesmo a aprender mais sobre finanças. Você vai perceber que elas vão além da matemática e que podem ajudar em outras áreas da sua vida. 

7- Tenha disciplina

Para chegar ao primeiro milhão é fundamental ter disciplina e foco. Com eles, você estará sempre motivado e em busca dos melhores resultados. 

Mensalmente, separe a quantia para ser poupada. Faça isso sem falta. Assim, você estará cada vez mais perto de realizar o seu sonho. 

8 – Evite parcelamentos e cartão de crédito

Os parcelamentos e o cartão de crédito são facilitadores de compras e também de bons geradores de dívidas, se você não souber utilizá-los.

De acordo com uma pesquisa do Banco Central, de julho de 2017, a inadimplência relacionada ao rotativo do cartão chegou a 39,61% dos usuários. 

Para você ter ideia, até outubro, as taxas do cartão de crédito estão em torno de 337,9% ao ano. Já no cheque especial é de 323,7% a.a.

Os parcelamentos seguem a mesma lógica. Dê preferência em juntar o dinheiro para comprar à vista. Afinal, os juros são valores que você poderia utilizar para o seu enriquecimento.

Então, para juntar o seu primeiro milhão, uma das dicas é abandonar o cartão de crédito.

Ao fazer pagamentos à vista, você terá maior controle sobre os seus gastos e também poderá encontrar melhores condições de preços. 

9 – Priorize o seu sonho

Um dos erros mais comuns ao guardar dinheiro é deixar para fazer isso com o que sobrou no final do mês. Geralmente, acaba não sobrando nada e a promessa fica para o próximo salário.

Para conseguir o primeiro milhão, o hábito de separar a quantia a ser guardada deve ser a sua prioridade.

Assim que receber o seu salário, antes de pagar qualquer conta, retire o valor para a sua meta. Sempre que possível, aumente o dinheiro poupado. 

10 – Invista o seu dinheiro

Investir é fundamental para atingir o seu primeiro milhão e mais ainda para dobrar o patrimônio. Hoje, você encontra diversas opções na renda fixa e variável. 

Elas serão os melhores suportes para chegar mais rápido ao seu objetivo. Se você está começando do zero e com pouco dinheiro, há investimentos rentáveis a partir de R$30, por exemplo, o Tesouro Direto.

Caso você já tenha um bom montante, a gama de produtos é ainda maior. Assim, é possível encontrar oportunidades de ganhos ainda mais expressivos, como os CRI/CRA e Mercado Futuro.

Antes de investir, você deve conhecer o seu perfil de investidor. Ele vai mostrar qual é a sua tolerância aos riscos e as aplicações mais indicadas para a sua carteira. 

11 – Diversifique

Ter uma carteira de investimentos diversificada é uma das chaves para chegar ao primeiro milhão. Desta forma, você gera um fluxo de caixa e pode utilizar os rendimentos para crescer mais. 

Além disso, ao fazer uma boa alocação de ativos, é possível ter bons rendimentos em diversos cenários do mercado financeiro.

No momento da escolha das aplicações, priorize a renda fixa. Com ela, você terá retornos estáveis com mais segurança. 

Hoje, o mercado financeiro oferece excelentes aplicações que são isentas de taxas, como as LCI e LCA e as debêntures incentivadas. 

Separe uma parte do seu montante para a renda variável. Com ela, você poderá ter retornos mais expressivos. Para você ter ideia, a bolsa de valores já rendeu mais de 27% apenas em 2017.

Apesar do risco oferecido, você pode minimizá-los ao investir em ações de boas empresas. Esta é uma das estratégias de Warren Buffett, o segundo homem mais rico do planeta. 

Hoje, é possível diversificar mesmo com pouco dinheiro através dos Fundos de Investimentos. Com eles, você terá acesso a uma carteira de diversos ativos e a gestão especializada. 

Se você tem pouco tempo para acompanhar as suas aplicações e quer ter bons retornos, os fundos de investimentos podem ser boas alternativas. 

12 – Reavalie as estratégias

Acompanhar o desempenho dos seus investimentos e do seu orçamento é essencial para descobrir como conseguir o primeiro milhão. Esta é a melhor maneira de saber se você está no caminho certo. 

Caso os resultados não estejam de acordo com o esperado, mude as estratégias quantas vezes julgar necessário. Afinal, é o seu sonho que está em jogo. Faça as mudanças necessárias respeitando o seu perfil de investidor e o seu orçamento.  

Sair da versão mobile