Como a nova realidade vai transformar o RH e o ambiente de trabalho

Com tantas mudanças é inevitável as transformações que irão ocorrer na área de Gestão de Pessoas e no ambiente organizacional.

A COVID-19 chegou e com ela, uma nova realidade: a transformação digital em área antes resistentes.

Agora a área de RH pode ter uma boa oportunidade de engajar, desenvolver e envolver ainda mais os colaboradores na tão falada transformação digital, uma realidade que chegou para ficar.

Como o trabalho remoto pode ajudar as empresas a escalar?

Embora possa parecer assustador, a criação de uma equipe remota eficaz pode, realmente, fazer a diferença e posicionar a empresas para enfrentar os desafios do crescimento em novos tempos.

A nova realidade mostra que equipes remotas devem estar prontas para sustentar sua força de trabalho, pois isso já é uma realidade em grandes empresas em todo o mundo.

O relatório divulgado pela Owl Labs, em 2018, revelou que as empresas com modelo remoto tinham 25% menos rotatividade do que o modelo tradicional.

Um outro estudo recente do professor de Stanford, Nicholas Bloom, mostrou que os funcionários remotos faziam pausas mais curtas, faziam mais e precisavam de menos tempo.

Embora os benefícios empíricos desse novo modelo de trabalho para indivíduos, gestores e equipes sejam claros, ainda intimida muitos empreendedores.

Construir um negócio já é difícil por si só, mas gerenciar projetos, atividades e pessoas a distância pode dar uma camada extra de responsabilidade. Logo esta é a hora de contar com o RH estratégico e uma nova cultura organizacional.

O papel do RH na Cultura voltada a inovação

À medida que mais de nós somos forçados a trabalhar em um novo modelo (casa), a mentalidade positiva dos funcionários se tornará ainda mais importante para as organizações. Cabe ao RH um novo plano de ação para apoiar e sustentar o bem maior de uma organização: as pessoas.

Iremos cometer erros? Certamente. Mas teremos a oportunidade de cultivar uma nova cultura organizacional, um novo modelo de trabalho e muita troca entre os colaboradores.

Aprender juntos que tipo de software de comunicação e protocolos de reuniões é o melhor para nossa empresa e nossa realidade. Podemos pensar em tratar cada erro como um trampolim para melhorar nossos processos e nossa empresa.

É necessário encontrar um caminho em meio a crises e mudanças em nossas vidas e empresas. Li uma frase que muito fez sentido em minha vida e negócio.

“Só é enxerga oportunidades diante de uma crise quem compreende a mudança dos tempos como ciclos, igual à mudança das estações.”

Uma dica é aproveitar a inteligência coletiva para dar apoio, suporte e fortalecer sua organização.

É hora de se preparar

Fortalecer nossa mente e nossa empresa é uma prioridade nesse momento de crise. Entender que é hora de usar a tão falada inteligência emocional para alavancar resultados vai nos tornar mais fortes.

É hora de PMEs se reequiparem para o crescimento pós-pandemia. Isso vai passar. A questão é o quanto estaremos preparados emocionalmente para um novo crescimento.

Precisamos nos questionar sempre sobre qual problema podemos resolver de forma diferente e inovadora. Manter o otimismo faz toda diferença na sua gestão.

Busque envolver todos no processo de aprendizado, eles podem mudar o jogo, e o trabalho e de todos.

Pense que seu negócio é único e em como você poderá durar mais 5 ou 10 anos no mercado. Inove!

Não espere o mundo perfeito ou circunstâncias certas para tomar decisões e agir. Quando tudo estiver pronto nossa oportunidade pode ter passado.

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Micheline Carvalho, sócia-diretora da Acanga Soluções Corporativas

Micheline Carvalho é sócia-diretora da Acanga Soluções Corporativas, Master Coach, Analista Business Intelligence, co-autora do livo “Realizar” e vencedora do Prêmio Mulher de Negócios pelo SEBRAE.

Sua principal expertise é transformar dados em insights que realmente geram valor comercial ao negócio, auxiliando os mais variados departamentos, bem como gerentes e executivos a tomar decisões de negócios para modernizar e melhorar os processos na organização.

 

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