A partir de janeiro de 2021, a Revista Capital Econômico estreará a Coluna Responsabilidade.Com, um espaço dedicado à importantes temáticas e discussões ligadas aos movimentos sociais e ambientais.
E quem assume é o jornalista e Mestre em Projetos Socioambientais e Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Luiz André Ferreira, que volta a assinar uma coluna sobre Responsabilidade Socioambiental, depois de ter tido essa experiência na edição em português do Jornal Le Monde.
Com passagens também pela Agência Internacional Reuters, ele é um dos reforços da Revista Capital Econômico em resposta aos movimentos que visam diminuir ou atenuar as desigualdades sociais geradas pelo capitalismo, além do aumento da penetração dessa publicação no mercado externo como Portugal, Estados Unidos, parte da Europa e América Latina.
“É muito emblemático voltar com a coluna num momento como este de pandemia, aumento das queimadas da Amazônia, mudanças climáticas drásticas, eclosões sociais em todo o mundo além da repercussão internacional da postura e políticas socioambientais do Governo brasileiro. Em contraponto a isso a internet ajudou a empoderar o cidadão que passou a exigir não somente dos governos, mas das empresas posicionamentos mais definidos. Além disso, hoje a questão socioambiental se ampliou e está intrinsecamente relacionado com a economia, moda, turismo, saúde, qualidade de vida, educação, cultura e comportamento”, comenta.
LAF – como é chamado carinhosamente pelos colegas – já atuou nos Jornais (Folha de SP, grupo Estadão, Jornal do Brasil) TVs (Band, Bandnews, TVE) e Rádios (CBN, Globo, Eldorado, Estadão, Tupi, Bandeirantes e Roquette-Pinto – na qual foi diretor por 8 anos depois de participar com Ricardo Boechat da equipe de implantação da Bandnews Rio).
Como professor, atualmente está na FACHA mas acumula experiências na ESPM, Fundação Getúlio Vargas, Estácio e Universo. O jornalista atualmente se dedica a Comunicação Organizacional da Associação de Professores Appai-RJ onde vem desenvolvendo estudos e experimentos com Lives, Podcasts e Mídias Digitais.
Três Educação, plataforma que promove inserção social através de educação corporativa, é marca apoiadora
A falta de mão de obra especializada pode limitar o desenvolvimento socioeconômico no Brasil.
Foi pensando nisso que a Três Educação direcionou o olhar para um público pouco visto pelas grandes consultorias de ensino: a base da pirâmide das grandes empresas.
“Muitos brasileiros não conseguem ocupar vagas básicas por falta de preparo. São essas pessoas que fazem o Brasil andar pra frente, e estas que merecem receber dos seus empregadores maior atenção no ensino base”, afirma Bruna, uma das idealizadoras do projeto.
Visando conscientizar as empresas, a Universidade Corporativa tem por objetivo trabalhar o déficit educacional que há no Brasil nas esferas social, econômica e tecnológica , a partir de produções de conteúdo, com trilhas de conhecimento personalizadas sobre diversas temáticas ligadas à Responsabilidade Social.
Para a marca, fazer parte de um espaço editorial que repercute temáticas que são de extrema importância para o desenvolvimento da sociedade como um todo, é de extrema relevância, ainda mais para o momento em que estamos vivendo.
Pré-estreia
O jornalista, que está em fase de acertos com a equipe da Capital Econômico sobre os detalhes da identidade visual, antecipa que pode liberar como teste, uma degustação digital anterior a estreia oficial que está marcada para a segunda quinzena de janeiro de 2021.
Embora nunca tenha rompido os contatos com suas fontes fieis, avisa aos colegas de profissão (jornalistas e assessores de imprensa) que está concentrando o recebimento de sugestões de pautas e material através dos e-mails: pautas@revistacapitaleconomico, com cópia para pautasresponsaveis@gmail.com , mas lembra que as sugestões exclusivas continuam tendo primazia.
Linkedin: Luiz André Ferreira