Com o retorno presencial das aulas, valor médio gasto em papelarias online sobe 38%

papelaria (1)

A expectativa para a volta às aulas escolares nas próximas semanas já está a todo vapor, principalmente com o início da vacinação das crianças contra a Covid-19.

Toda essa movimentação reflete de forma significativa em um segmento que é muito demandado pelos pais, responsáveis e estudantes nessa época do ano: os materiais escolares.

Somente nas primeiras duas semanas de janeiro, as pequenas e médias empresas do setor faturaram quase R$600 mil com as vendas desses itens no ambiente online.

Isso significa que houve um aumento de 25% em relação ao mesmo período do ano passado, no qual o faturamento foi de R$480 mil.

Esses resultados são baseados no banco de dados da Nuvemshop, plataforma de e-commerce líder na América Latina e que atualmente atende mais de 90 mil lojas online na região, em sua maioria de pequenos e médios empreendedores.

“Desde o início da pandemia, o e-commerce teve um salto de crescimento gigantesco devido ao isolamento social. Só no ano passado, as PMEs do ramo de papelaria que vendem online faturaram mais de R$13 milhões, o que representa um aumento de 44% em relação à 2020, quando o montante foi de R$9 milhões. Nesse momento de volta às aulas, as compras pela internet se mostram mais vantajosas para os consumidores, que podem evitar lojas lotadas. Afinal, com a alta demanda em janeiro, as papelarias acabam ficando cheias e com filas, ampliando a preocupação com possíveis aglomerações”, ressalta Guilherme Pedroso, country manager da Nuvemshop no Brasil.

O ticket médio dos pedidos foi de R$231, número 38% mais alto em relação ao mesmo período de 2021. Por outro lado, o volume de pedidos teve uma queda de 11%, passando de 2,8 mil para 2,5 mil.

Ou seja, os pedidos estão mais caros devido à alta da inflação. Apesar dessa diminuição, a quantidade de produtos por pedido aumentou de 4 para 6, e o total de produtos vendidos cresceu 33%, saltando de 12 mil para quase 16 mil.

Uma das lojas online de São Paulo (SP) que percebe esse movimento é a Use Material Escolar, focada em material escolar de varejo.

“O movimento de volta às aulas impacta totalmente em nosso processo de vendas, por ser um mercado altamente sazonal. Porém, já estamos procurando maneiras de monetizar em outras épocas do ano”, conta Matheus Marcos, gerente de marketing da loja.

Para aproveitar o aumento da demanda e as oportunidades de vendas, o empreendedor aposta em estratégias de divulgação e preços atrativos.

“Nós gostamos de lembrar os nossos clientes de que as aulas estão voltando e que estaremos ali para atender qualquer necessidade que eles tenham. Além disso, com a situação atual do país, damos a oportunidade de comprarem por um valor muito próximo ao de fábrica, principalmente os produtos que não conseguimos vender tanto no último ano”, afirma.

Sobre a Nuvemshop:

A Nuvemshop é a plataforma de e-commerce líder na América Latina e tem o compromisso de potencializar e motivar todos os empreendedores a transformarem seus sonhos em histórias que transcendam.

Com mais de 90 mil lojas, integra produtos, pagamentos, envios e disponibiliza de um ecossistema com mais de 1.000 parceiros, como Facebook, Instagram, marketplaces e lojas físicas.

Atualmente, a companhia tem mais de 900 colaboradores e escritórios no Brasil, México e Argentina. Em agosto de 2021, a empresa recebeu um investimento de R$2,6 bilhões e se tornou unicórnio no Brasil.

Nos últimos meses, a Nuvemshop comprou o Ecommerce na Prática, maior escola e comunidade de e-commerce do mundo, e a Mandaê, plataforma de logística. Além disso, lançou o Nuvem Pago, meio de pagamento próprio.

Sair da versão mobile