Com mercado de US$ 2,3 bi, Governo de SP leva 20 empresas para a Gamescom

Foto: Freepik

A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em parceria com a InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, levará até 20 empresas paulistas para a Gamescom, maior feira do mundo sobre jogos eletrônicos.

Ela acontece de 23 a 27 de agosto em Colônia, na Alemanha.

Será a 13ª missão internacional do CreativeSP, programa que busca promover a troca de conhecimento entre empresas do setor de economia criativa, incentivar a geração de negócios e atrair investimento estrangeiro para o Estado.

Focado em setores como tecnologia, inovação, entretenimento, cultura, audiovisual e literatura, ele oferece um reembolso máximo de US$ 3 mil em despesas elegíveis, para custear até 50% dos gastos das empresas com a viagem.

O programa ainda promove eventos de networking durante as missões e oferece ações de consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento.

As 12 missões realizadas até agora contaram com a participação de 103 empresas e a projeção é de R$ 520 milhões em negócios fechados, além da geração de 8 mil empregos no setor cultural paulista.

Só as duas missões voltadas para o setor de jogos eletrônicos (para a Gamescom 2022, também na Alemanha, e a Game Developers Conference 2023, nos Estados Unidos) devem movimentar aproximadamente R$ 115 milhões em negócios nos próximos anos.

Nossa missão é promover a pluralidade cultural como força empreendedora. Há muitas oportunidades no mercado de games, que cresce exponencialmente todos os anos.

Pensando em potencializar esse cenário, anunciamos recentemente um investimento de R$18 milhões nessa indústria, via Lei Paulo Gustavo, e agora levaremos empresas para a maior feira de jogos eletrônicos do mundo”, afirma a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Marília Marton

A Prefeitura de São Paulo – por meio da SPcine, SP Negócios e Adesampa – e a Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais (Abragames) são parceiras do CreativeSP na missão para a Gamescom, que ainda contará com suporte do escritório da InvestSP na Europa, sediado na Alemanha.

Mercado de games

Dados da Abragames apontam que os games movimentam por ano cerca de US$ 2,3 bilhões no Brasil, considerado o 10º maior mercado do mundo e referência internacional, uma vez que mais da metade das empresas locais vende seus jogos também no exterior.

Três de cada quatro brasileiros jogam com frequência, boa parte pelo celular.

O alto número de consumidores contribuiu para a disparada do número de estúdios de criação de games, que pulou de 133 para 1.009 entre 2014 e 2022.

A indústria de jogos eletrônicos emprega mais de 12 mil pessoas no país, com a maior parte das empresas (57%) concentrada na região Sudeste.

Sair da versão mobile