Com crise ou sem crise, com ou sem variação positiva do PIB, o número de farmácias cresce em média 3% ao ano no Brasil. Atualmente, o país tem 78,3 mil drogarias – uma farmácia para cada 2,8 mil brasileiros, índice quase duas vezes maior do que o dos Estados Unidos. E, para manter a curva ascendente no número de estabelecimentos, claro, são abertas anualmente milhares de novas vagas de atendentes de farmácia.
Com o crescimento constante na demanda por medicamentos, o trabalho dos atendentes torna-se cada vez mais relevante. Por mais que a variedade de produtos nas farmácias tenha crescido – e o consumidor possa apanhar alguns produtos diretamente nas prateleiras –, recorrer ao balconista ainda é muito comum. Conforme Pesquisa de Comportamento do Cliente na Farmácia 2019, 83,05% dos consumidores que fizeram compras em farmácias foram servidos por um atendente.
Mas o que faz um atendente de farmácia?
O profissional é responsável por orientar sobre fórmulas, bulas, prescrição medicamentosa, indicação e contraindicação de tipos de remédios, nomes de laboratórios, distribuição, controle e conservação de medicamentos. Além disso, realiza a reposição de mercadorias e atua em processos administrativos. “A carreira é bem promissora. Por isso, nós decidimos colocar este curso em nossa grade”, diz Patrícia Gomes, supervisora pedagógica do Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac). “Após se formar, o nosso aluno está pronto para atuar tanto em farmácias como também em laboratórios e clínicas de saúde e bem-estar.”
Ao longo do curso, o aluno será capacitado para atuar com excelência no atendimento a clientes, pois será imerso a conteúdos como anatomia e fisiologia humana, primeiros socorros, cosmetologia, ciclo logístico de medicamentos, técnicas de atendimento, dentre outros conteúdos que possibilitarão a formação de um profissional completo, almejado pelo mercado. “No Cebrac, no último ano, tivemos uma procura crescente pelo curso”, afirma Patrícia Gomes.
Com o intuito de auxiliar no aprendizado dos estudantes, o Cebrac apostou em tecnologia para deixar as aulas mais lúdicas, práticas e assertivas. Lançou, assim, o primeiro Curso de Atendente de Farmácia com realidade virtual. “A tecnologia pode ser uma aliada na hora de qualificar os nossos profissionais e oferecer para o mercado pessoas mais preparadas, principalmente na área da saúde”.
Serviço
- O quê: Curso de Atendente de Farmácia
- Onde: Cebrac
- Informações: www.cebrac.com.br/cursos/atendente-farmacia
Sobre o CEBRAC
O CEBRAC – Centro Brasileiro de Cursos – nasceu em 1995 com a vocação de educar e qualificar pessoas através de seus diversos cursos profissionalizantes. O CEBRAC tem formado para o mercado de trabalho milhares de profissionais brilhantes em suas áreas de conhecimento. Os cursos focam no desenvolvimento pessoal, o que prepara os alunos do ponto de vista comportamental e aprimoram a postura profissional e empreendedora. É a pioneira a utilizar Realidade Virtual em seus cursos, com experiências práticas dentro da sala de aula.
O CEBRAC é a rede de ensino mais premiada do Brasil no segmento: em 2017 foi octacampeã 5 Estrelas do prêmio Melhor Franquia do Brasil pela revista “Pequenas Empresas & Grandes Negócios” e também conquistou o Selo de Excelência da Associação Brasileira Franchising (ABF) pela 10ª vez consecutiva. Figura entre as 100 PMEs que mais crescem no Brasil na pesquisa da Deloitte com a Revista Exame e recebeu o troféu Top 25 do Franchising Brasileiro do Instituto Bittencourt.