Com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) o Museu do Ipiranga – localizado em São Paulo (SP) será reaberto para o público geral nesta quinta-feira (8).
Esta etapa marca a conclusão do projeto de restauração e modernização, que contou com R$ 25 milhões do Banco (10,6% do total aplicado por todos apoiadores). O equipamento estava fechado desde 2013. A expectativa é de que, após as obras, o novo museu passe a receber entre 900 mil e 1 milhão de visitantes por ano.
Com as intervenções, a área do museu, que pertence à Universidade de São Paulo (USP), foi ampliada de quase 7 mil para 15 mil metros quadrados, passando a contar com receptivo de visitantes, café, lojas e auditório.
As obras envolveram intervenções para ampliar a acessibilidade do público, com instalação de rampas e de elevadores.
O projeto também contou com aspectos de segurança, como a instalação de sistemas de prevenção de incêndio, implantação de proteção térmica em toda a estrutura do edifício e modernização dos sistemas hidráulicos, entre outros.
O aporte do BNDES foi feito por meio de recursos não reembolsáveis de seu Fundo Cultural e conta com os benefícios da Lei de Incentivo à Cultura.
A operação foi contratada com a Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (FUSP), instituição sem fins lucrativos que atua na administração de projetos de ensino, pesquisa e extensão universitária junto à Universidade de São Paulo (USP).
Além do BNDES participaram da iniciativa entidades como Banco Safra, Santander, Bradesco, Caterpillar, Comgás, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), EDP, EMS, Honda, Itaú, Vale SA, Sabesp, Raizen, Novelis, Atlas Schindler, Grupo Ultra, Ipiranga, Pinheiro Neto Advogados e Fundação Banco do Brasil.
Sobre o Museu – Aberto ao público em 1895, o Museu do Ipiranga é o museu público mais antigo da cidade de São Paulo. Ele está localizado no Parque da Independência, que é tombado pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e constitui um dos mais preservados conjuntos urbanísticos da cidade.
Popularmente conhecido como Museu do Ipiranga, seu nome oficial é Museu Paulista da Universidade de São Paulo, tendo sido integrado a ela em 1963.
O museu é uma instituição científica, cultural e educacional com atuação no campo da História e cujas atividades têm, como referência permanente, um acervo composto por mais de 450 mil unidades, entre objetos, iconografia e documentação textual, do século XVII a meados do século XX, significativos para a compreensão da sociedade brasileira.