Certidão negativa: o que é, para que serve e como emitir

Certidão Negativa - Reprodução Canva

Certidão Negativa - Reprodução Canva

Você já ouviu falar de certidão negativa? Se não, você, como outros milhares de brasileiros, precisa se informar melhor sobre o assunto.

Também conhecida como Certidão de Dívida Ativa, é utilizada para comprovar sua situação fiscal.

Ela é muito útil na hora de contratar empréstimos, cartões de crédito e financiamento junto a bancos e instituições financeiras.

E se você precisa entender melhor sobre esse assunto, então conhecer algumas informações é o primeiro passo.

O que é Certidão de Dívida Ativa?

Também chamada pela sigla CDA, a Certidão de Dívida Ativa é um documento de responsabilidade do Governo Federal.

Portanto, é ele quem a emite, de forma a verificar as dívidas em aberto, que constam no nome do contribuinte.

No caso desta emissão, não terão títulos comprobatórios, somente um registro negativo.

Entra nesse documento qualquer valor ou tributos que o contribuinte deixou de pagar, que ficam registrados no banco de dados federal.

Para que serve a certidão negativa?

Apesar de servir para outras finalidades, a principal função da certidão negativa é comprovar que o cidadão está em dia com a Receita Federal.

Ela pode ser utilizada para diversos serviços. Dentre os mais populares, estão:

Além disso, a certidão negativa também é uma exigência para quem irá assumir cargos públicos.

Como emitir a Certidão Negativa?

Agora que você já sabe o que é e para que serve a certidão negativa, vejamos como fazer a emissão da sua.

O primeiro passo é fazer a solicitação através de um dos sites oficiais do Governo Federal.

Na maioria das vezes, esse é um processo bem simples e rápido, além de não cobrar taxa alguma pelo serviço.

Contudo, como cada certidão possui suas próprias especificações, é possível que o órgão emissor exija a sua presença na hora do pedido.

Em seguida, deve-se informar o tipo de certidão que precisa, além da finalidade e outros dados, para receber o documento em formato PDF.

Nessa etapa, também é possível agendar a entrega da certidão, caso não seja possível fazê-la de forma remota.

Essa retirada muitas vezes exige a apresentação de alguns dados, como número de identificação e número de CPF do requerente.

Apesar de ser um processo simples, é possível evitá-lo apenas fazendo uma consulta de dados em seu CPF.

Esse é um documento emitido pela União, de forma simples e grátis, e pode ser feito através do site da Receita Federal.

Agora que você já sabe mais a respeito da certidão negativa, consulte então a Receita Federal, e veja se possui pendências tributárias em seu nome. Essa é a maneira mais simples de limpar seu nome, e ficar em dia com o Leão!

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