Carro híbrido: o que é, vantagens e modelos no Brasil

Carro híbrido

Conheça as vantagens do carro híbrido

Não podemos negar que o carro híbrido é uma tendência do automobilismo de origem internacional que vem ganhando força no Brasil. Esses carros estão vindo como uma alternativa ao uso do combustível como única fonte energética.

Até porque, o foco na sustentabilidade é fundamental, já que também afetará a indústria automobilística em algum momento. No entanto, os híbridos ainda causam algumas dúvidas entre os consumidores brasileiros, que relutam muito em comprar um desses modelos.

Certamente, essas dúvidas podem ser por desconfiança de sua autonomia ou pelo leque de informações disponíveis. De fato, é fundamental saber algumas informações antes de adquirir o seu carro híbrido.

O que é um carro híbrido?

O carro híbrido é aquele que usa dois tipos de motorização para seu funcionamento: o motor que usa combustível, e o elétrico. No entanto, existem algumas categorias dentro desse modelo. São elas: híbridos leves, puros e os plug-in.

Sendo assim, é importante pesquisar bem as suas diferenças antes de decidir comprar um carro nesse segmento, assim, evita surpresas. Além disso, existem boas opções de carro híbrido no Brasil, ainda que não seja referência.

Qual é o consumo de combustível de um carro híbrido?

Uma das maiores vantagens para se ter um veículo híbrido tem a ver com a economia de combustível.

Considerando que um dos objetivos de um carro híbrido é reduzir o nível de poluição que o carro produz, há uma necessidade real de reduzir a quantidade de combustível por quilômetro rodado. Por exemplo, podemos pegar o Prius, que é conhecido como o carro mais econômico do Brasil.

Para ficar mais claro, podemos comparar a economia de combustível de um carro híbrido ao consumo de outro carro a combustão amplamente vendido no Brasil.

Um exemplo é o HB20 1.6 da Hyundai é um carro muito popular (o mais vendido no Brasil) e pode percorrer cerca de 8km/L em áreas urbanas. Na estrada, a distância percorrida por litro é de 11,3 quilômetros.

A operação de um motor de carro híbrido certamente é bem diferente da de um motor de combustão isolado, padrão. Assim, pode-se concluir que o consumo de um veículo híbrido no percurso urbano, dentro da cidade, é maior do que em rodovias, ou seja, o contrário dos carros a combustão.

É importante ressaltar que o motor a combustão é responsável por auxiliar o motor elétrico em percursos que exigem mais tração, o que geralmente acontece na rodovia.

Dessa forma, em áreas urbanas, o carro pode ser acionado apenas pelo motor elétrico durante a maior parte da viagem. Por isso, tem uma economia de combustível considerável.

Então, ao comparar o tempo de combustível de um híbrido com um motor de combustão interna, a diferença no consumo de combustível na estrada pode não ser tão grande.

Ainda assim, nos centros urbanos, a diferença certamente é significativa. Isso porque os veículos a combustão consomem mais para esse tipo de trajeto, enquanto os híbridos acabam consumindo menos combustível.

Tipos de carro híbrido

Veja quais são os tipos de carro híbrido disponíveis no Brasil atualmente:

Híbrido leve

Um carro híbrido leve são os carros que tem ​​um pequeno motor elétrico de 11 kW com 15V, 30V ou 48V de tensão. Ele só funciona na partida e na frenagem, dando ao carro mais flexibilidade e economia de combustível.

Além disso, parte da energia gerada pelo propulsor de emissão zero é passada para outras partes do veículo. Partes como ar condicionado, sistema de som e até os itens de segurança, por exemplo.

Alguns exemplos típicos de veículos híbridos leves vendidos no Brasil são o Mercedes C200 EQ Boost e o Land Rover Range Rover Evoque.

Híbrido puro

Os carros híbridos puros, ou apenas híbridos convencionais, são os mais vendidos da categoria, mas devem cair nas vendas nos próximos anos. Nesse modelo, há um conjunto de baterias maior que pode até impulsionar o automóvel, mas o sistema é recarregado pelo próprio motor de combustão do carro.

Logo, são veículos em que o motor elétrico interfere mais no funcionamento do carro, dividindo a sua tarefa de locomovê-lo junto ao propulsor a combustão. Isso porque a bateria é um pouco maior do que a instalada nas opções leves. 

Sendo assim, permite alguns momentos de condução 100% elétrica, como em baixas velocidades ou enquanto o carro está na estrada. Há vários exemplos de carros 100% híbridos e, no Brasil, os mais procurados e vendidos são Toyota Corolla e Corolla Cross, e o Honda Accord.

Híbrido plug-in

Os modelos de carros híbridos do tipo plug-in, em geral, servem como ponte entre veículos híbridos e elétricos. O seu funcionamento se dá igual aos considerados “puros”. No entanto, a diferença está na sua bateria que também pode ser recarregada em postos de carga, assim como os modelos elétricos.

Eles têm baterias com a capacidade de 10 kWh que proporcionam a capacidade de percorrer longas distâncias, em alta velocidade, usando apenas a bateria e seus propulsores de emissão zero.

Apesar de custar mais do que outros modelos híbridos, esses são os veículos que oferecem mais benefícios em termos de desempenho e economia de combustível. Os exemplos de veículos híbridos são o Volvo XC40 e S60, o BMW 520e e o Volkswagen Golf GTE.

9 modelos de carro híbrido no Brasil

Nos últimos anos, os carros híbridos passaram a ser um dos mais esperados nas concessionárias de todo o Brasil. Veja a seguir alguns modelos de marcas diferentes para você explorar.

9 modelos de carro híbrido no Brasil

Nos últimos anos, os carros híbridos passaram a ser um dos mais esperados nas concessionárias de todo o Brasil. Veja a seguir alguns modelos de marcas diferentes para você explorar.

Caoa Chery Tiggo 8 Pro

O próximo modelo a receber uma versão top de linha com o nome Pro é o maior SUV da fabricante chinesa. O denominado Tiggo 8 Pro será o primeiro híbrido da fabricante, que terá um design diferenciado.

A sua frente foi redesenhada com faróis mais nítidos e uma grade hexagonal com vários elementos cromados na parte inferior. A parte interna do veículo é mais caprichada do que a versão atual que o Brasil vende. A maior novidade é a parte mecânica.

Além disso, combina dois motores elétricos, um em cada eixo com um motor turbo 1.5 com uma potência de 156 cavalos.

BYD Qin Plus

A fabricante chinesa vai levar mais veículos para o Brasil que não são só elétricos.

O primeiro veículo híbrido da BYD, Qin Plus, chegará no segundo semestre de 2022. Apesar do nome inusitado, o modelo é um sedã de visual moderno e cheio de tecnologia que promete um consumo de combustível de mais de 100 km/l.

No entanto, a média é bem menor, mas ainda assim surpreendente: 26 km/l com gasolina.

Honda HR-V

O HR-V nunca teve o seu consumo de combustível como o ponto forte, embora exista rivais muito piores nesse quesito. A segunda geração já está sendo testada no Brasil e estreará no ano que vem, e isso deve mudar.

A Honda pode trazer uma versão híbrida do SUV para o país.

Será o segundo de três carros elétricos que a fabricante japonesa prometeu lançar até 2023.

A sua versão híbrida compartilha um pacote mecânico moderno com o Accord.

Há um 1.5 i-VTEC aspirado a gasolina de quatro cilindros produzindo 131 cv e 25,8 kgfm a 4.500 rpm e dois elétricos. Assim, um vai tracionar o carro e o outro gerar a energia.

Hyundai Tucson

O lançamento da nova geração do Tucson foi em 2021, e chegará ao Brasil em 2022.

A marca estreia uma nova identidade visual, caracterizada principalmente pelos faróis de LED integrados à grade, assim como no modelo do novo Creta. A melhor notícia para o Brasil é que além da versão a combustão, o Tucson também oferecerá uma versão híbrida.

Jaguar F-Pace

A fabricante do Jaguar F-Pace PHEV já deu as caras no seu site brasileiro.

No entanto, a data de lançamento é para o primeiro semestre de 2022. Na linha de SUVs, uma versão híbrida plug-in ficará abaixo do SVR esportivo.

O modelo combina um motor a gasolina de 2.0 com 296 cavalos de potência com um motor elétrico de 141 cavalos de potência.

Assim, quando está no modo elétrico, pode percorrer até 59 quilômetros. A bateria de 17,1 kWh leva cerca de 30 minutos para carregar de 0% a 80% nos equipamentos da empresa.

Jeep Compass e Renegade

A Jeep queria lançar dois híbridos nos modelos Compass e Renegade em 2020. No entanto, os planos acabaram sendo adiados por conta da pandemia e falta de peças e a chegada da dupla só aconteceu em 2022.

O primeiro modelo lançado foi o Compass. Combinando o famoso motor 1.3 turbo (derivado do National Firefly) com um motor elétrico montado no eixo traseiro.

Dessa forma, a Jeep alcançou a tração nas quatro rodas e foi batizada pela marca 4xe.

Já o Hybrid Renegade tem exatamente o mesmo motor do Jeep Compass. Porém, a principal diferença é o alcance um pouco menor no modo elétrico, com 42 quilômetros.

Sua chegada deve acontecer no segundo momento, mas ainda em 2022.

Kia Niro

A Kia irá aumentar a sua gama de modelos elétricos no Brasil. Após a introdução do Stonic no final de 2021, um híbrido leve, dois outros modelos foram confirmados para serem lançados ainda este ano de 2022.

O primeiro deles é Niro, que acabou de exibir uma nova geração na Coréia do Sul.

O novo Niro estará disponível em vários níveis de eletrificação, incluindo híbrido puro, híbrido plug-in (que pode ser carregado no carro ou via carregadores) e elétrico em diversos mercados.

As especificações ainda não estão certas (no Brasil, a Kia deve escolher entre uma versão híbrida pura e uma híbrida plug-in).

Kia Sportage

A nova geração do Sportage, um dos veículos mais populares da Kia no Brasil, foi confirmada e chegará em 2022 com um sistema híbrido leve – o mesmo que alimenta o Stonic.

No entanto, o motor de combustão será maior e mais potente. Esse modelo tem um motor turbo de 1.6 a gasolina com 179 cavalos de potência e uma transmissão automática de sete marchas, com dupla embreagem.

Volkswagen Tiguan Allspice

A Volkswagen decidiu não entrar na briga com o Jeep Commander e retirou o Tiguan Allspice da programação brasileira logo após a chegada do concorrente. Porém, agora em 2022 um confronto será inevitável, já que uma nova versão da VW terá importação do México.

Uma versão híbrida exclusiva é um dos destaques. Apenas os brasileiros conhecem o pacote, pois foi usado para equipar o Golf GTE, que esteve disponível por pouco tempo no Brasil.

Sair da versão mobile