Vários levantamentos feitos recentemente dão conta que, hoje em dia, cerca de 90% dos trabalhadores brasileiros estão insatisfeitos com os seus empregos.
Vários motivos levam a essa impressionante constatação, desde baixos salários até problemas hierárquicos e de relacionamento com colegas de trabalho.
Nesse sentido, sobretudo os profissionais abaixo dos 30 anos de idade, têm procurado por empregos que adicionem propósito às suas vidas profissionais.
Em meio a essa crise, surgiu há alguns anos atrás a carreira em ESG, um segmento que alia altos salários, qualidade de vida no trabalho e, principalmente, um forte propósito.
O que é ESG?
O termo “ESG” é uma sigla para a expressão “Environmental, social, and corporate governance”, algo como “Governança Ambiental, Social e Corporativa”, em tradução para o português.
Em suma, o ESG é um conjunto de práticas adotadas por empresas para melhorar os seus processos e diminuir os impactos causados ao meio ambiente.
Com isso, os profissionais que têm uma carreira em ESG, são responsáveis por pensar formas de tornar a empresa para qual trabalham mais sustentável e socialmente consciente.
Por que as empresas precisam de um profissional ESG?
O desenvolvimento da humanidade tem custado caro no que diz respeito aos impactos ambientais causados ao longo do tempo.
Hoje em dia está mais do que claro, que, diversas atividades humanas têm atingido a biodiversidade, seja de flora ou fauna, e até mesmo o clima.
Por esses motivos, ter um profissional com carreira em ESG é mais que uma tendência, é uma necessidade cada vez mais urgente dentro das empresas, principalmente as de grande porte.
Esse especialista irá adequar todos os processos da organização a uma cultura de respeito ao meio ambiente e à sustentabilidade de uma forma geral.
Vale a pena ressaltar que atualmente muitos países estão adotando políticas públicas que praticamente obrigam as empresas a se adequarem a programas como o ESG.
Entretanto, o ideal é que essas iniciativas partam diretamente dos comandantes das grandes empresas, sobretudo indústrias dos setores primário e secundário.
Como se tornar um profissional ESG?
Ao ouvir falar sobre as vantagens em se tornar um profissional com carreira em ESG, muitas pessoas buscam saber a respeito.
Porém, é necessário frisar que para trabalhar na área a pessoa precisa de formações específicas e expertise em várias áreas do conhecimento.
Os profissionais de ESG costumam ser formados nas seguintes áreas:
- Engenharias (principalmente Ambiental)
- Química
- Física
- Administração de Empresas
- Meio Ambiente
- Ecologia
- Gestão Ambiental
A maioria dos profissionais que ingressaram na carreira em ESG têm graduações em determinada área, como Administração de Empresas, e uma pós-graduação em temas ligados ao meio ambiente.
Dentre os níveis de pós-graduação encontrados nos currículos dos profissionais de ESG, podem ser observados desde especializações comuns até PhD (pós-doutorado) em matérias relacionadas à sustentabilidade.
Profissionais ESG estão em falta no mercado
Apesar de estar sendo muito comentada como uma ótima oportunidade, a carreira em ESG enfrenta um déficit de mão de obra qualificada.
Grande parte dos fatores que levam a essa realidade têm relação com a alta escolaridade exigida daqueles que vão ocupar os cargos.
Porém, longe de ser um impeditivo, essas constatações devem servir de incentivo para jovens que estão buscando uma carreira para seguir.
A carreira em ESG é um raro exemplo de carreira profissional que satisfaz os seus profissionais em todos os sentidos, além de ser uma área de importância ímpar para o futuro do planeta e a sobrevivência da humanidade a longo prazo.
Leia mais: