Câmbio para viagem: 7 dicas para não perder dinheiro

câmbio-para-viagem

Antes de realizar uma viagem para o exterior, é indispensável analisar as melhores alternativas para evitar possíveis prejuízos relacionados ao câmbio para viagens.

Veja  7 melhores dicas para garantir um planejamento perfeito e não perder dinheiro:

1- Faça um planejamento de gastos

Tenha em mente quais serão os gastos ao longo da viagem, e anote aproximadamente o valor que será desembolsado.

Dependendo da localidade escolhida para o passeio, a moeda oficial pode influenciar negativamente ou positivamente sua vida financeira.

Na maioria das vezes, os países que detém o dólar como moeda oficial são os mais procurados, apesar de serem relativamente mais caros. Tal fato ocorre pois a moeda norte-americana é supervalorizada em todo mundo.

No entanto, em consequência do preço do câmbio ser flutuante, podem ocorrer variações com custos acima ou abaixo do planejado.

2- Não compre o câmbio no aeroporto

Realizar a aquisição do câmbio no aeroporto não é indicado, visto que os preços cobrados nesse local são superiores.

A maioria dos especialistas do mercado financeiro apontam que, a melhor alternativa para economizar durante a compra do câmbio, são os bancos e as corretoras.

Porém, a aquisição deve ser feita em casas de câmbio legais, visto que dessa forma o processo de obtenção da moeda torna-se mais seguro.

3- Troque seu dinheiro no país de origem

Comprar o câmbio em países que não valorizam a moeda brasileira é um erro.

Normalmente, os países que desvalorizam o real, são: EUA, Europa, México, Colômbia e Peru. Por esse motivo, é interessante realizar a aquisição do câmbio no país de origem.

4- Pesquise a variação do câmbio de viagens

Faça pesquisas frequentes sobre o valor do câmbio nos países de destino. Assim, é possível compreender as variações do mercado financeiro e, consequentemente, economizar durante a compra.

Além disso, é indicado também realizar a aquisição da moeda escolhida em diferentes dias, aproveitando as oscilações do preço abaixo da média.

5- Escolha países que valorizam o real

Buenos Aires, Montevidéu, Punta del Este, Colonia del Sacramento, Santiago e Valparaíso são os locais que oferecem uma melhor coração para o real.

Dessa forma, realizar a troca de câmbio nessas localidades pode ser uma boa opção.

6- Não compre moedas desvalorizadas apenas por estarem mais baratas

Muitas pessoas cometem o erro de comprar moedas desvalorizadas, devido ao fato de estarem com preços mais baixos.

Entretanto essa é uma escolha que pode ocasionar ainda mais gastos, visto que será necessário realizar duas ou mais operações de câmbio dependendo do lugar de troca.

Ou seja, é mais econômico comprar a moeda oficial do local de destino.

7- Caso tenha dúvidas sobre qual câmbio comprar, escolha o dólar

O dólar é a moeda mais valorizada mundialmente.

Por esse motivo, mesmo que todo o montante não seja gasto durante a viagem, guardar a moeda norte-americana pode ser um bom investimento, em virtude de sua influência mundial.

Dessa forma, é possível vender o câmbio em períodos de supervalorização do dólar.

Sair da versão mobile