Bossa Summit 2023: Corporates antecipam suas apostas em startups early stage

bossa-summit-evento-startup

Foto: Divulgação/Bossa Summit 2023

Quando uma nova ideia aparece com a possibilidade de trazer eficácia às operações internas, as corporates buscam mantê-la no radar.

Para isso, criam conexões, parcerias e fazem investimentos estratégicos e visualizam se há alinhamento entre os propósitos internos e as ideias e soluções inovadoras ou tecnológicas propostas por startups e empresas de tecnologia.

É um movimento que acontece no networking diário, mas que é potencializado em feiras de negócios, eventos e outros ambientes com alta concentração de empreendedores, executivos, gestores e tomadores de decisão no geral. É o caso do Bossa Summit, que ocorre em São Paulo (SP) nos dias 23 e 24 de março, com a presença de mais de 6 mil pessoas e mais de 100 corporações.

Entre as corporações confirmadas no Bossa Summit estão Natura&Co, Ânima Educação e Ambev, que anteciparam com exclusividade como irão se relacionar com startups em 2023. João Kepler, CEO e fundador da Bossanova Investimentos – venture capital mais ativa da América Latina e organização realizadora do evento – comenta sobre as conexões entre empresas consolidadas e negócios early stages: “As aquisições devem crescer com foco em tecnologia, talentos (acqui-hiring) e até com soluções para estabelecer novos canais de venda, de comercialização de serviços e operações na nuvem para contribuir na otimização dos processos. Mesmo os ajustes recentes no mercado não diminuem o destaque de investimento em inovação, por isso o Bossa Summit é relevante para os atores desse ecossistema”

Natura&Co aposta em sustentabilidade e diversidade

A Natura&Co aposta em diferentes meios para alcançar os objetivos definidos para o grupo, entre os principais na realização de parcerias e de investimentos em startups, sem deixar de olhar para o venture building e M&A.

A busca da corporate é por teses de inovação que mais se conectem com as estratégias de negócio pré-estabelecidas, como Serviços de Beleza e Bem-Estar, Omnicanalidade, Educação Financeira e Amazônia. “Para esse ano queremos estar mais presentes que nunca no ecossistema, queremos colaborar ativamente com o desenvolvimento do ecossistema empreendedor da América Latina, entregando nosso conhecimento e experiências em todos os formatos possíveis”, conta Danilo Costa Silva, gerente da Natura Startups.

Internacionalizar e operar de forma mais ativa em países como Argentina, Chile, Colômbia, Méximo e Peru é um dos caminhos traçados pela Natura&Co, mas a corporate volta a atenção também para negócios inovadores do norte e nordeste do país, com fundadores mulheres e negros e soluções de impacto socioambiental positivo.

“Temos um desafio importante para endereçarmos que é o de apoiar na construção do nosso ecossistema de bem-estar. Para isso, estaremos atentos às tendências voltadas a serviços e produtos digitais que estejam endereçados no mercado de bem-estar expandido”, afirma o gerente.

Ânima Ventures fura bolha para fortalecer ecossistema

Mais uma corporação em busca de novas conexões no Bossa Summit é a Ânima Educação, player que tem como principal objetivo fomentar o ecossistema de educação. Chegam ao evento acompanhados do Ânima Ventures, que possibilita educadores, colaboradores e parceiros a co-investirem e se tornarem sócios de startups diversas, sejam ou não edtechs, principalmente em fase early stage e Series A.

A iniciativa é o primeiro resultado de um processo construído há mais 3 ano quando decidiu, através da HSM e Singularity University pelo lançamento do Learning Village, o primeiro HUB de inovação e tecnologia com foco em educação e desenvolvimento de pessoas da América Latina

Durante esse processo investiram em duas startups: a MedRoom, que desenvolve soluções em tecnologias imersivas no setor de saúde; e a Gama Academy, escola de tecnologia que seleciona e capacita profissionais para atuarem nas áreas de programação, design, marketing e vendas. Daniel Castanho, presidente do Conselho da Ânima Educação, afirma sobre o perfil dos aportes: “Muito mais do que dinheiro, poderemos contribuir no core de cada startup, pois temos mestres e doutores em praticamente todas as áreas do saber, além de terem suporte na gestão e na área comercial, participando do ecossistema Ânima”.

TOTVS investe em softwares de diversos setores

A jornada de negócios da TOTVS é voltada para o crescimento sustentável e a corporação conta com algumas formas de interagir com o mercado de early stages. Uma delas é o fundo de venture capital criado especificamente para este fim, com um valor de R$ 300 milhões disponível para investimentos.

A busca é por empresas em um estágio um pouco mais maduro e que possam, mais tarde, transicionar para uma formação de investimentos majoritário.

Para Karolyna Schenk, diretora executiva de M&A, são três pontos essenciais que a TOTVS busca nas startups: time engajado e competente, produto com aderência à base de clientes e empresas escaláveis.

A corporate está no Bossa Summit 2023 com presença em painéis, mas também com uma equipe dedicada a procurar novas startups que possam se tornar parceiros e clientes do grupo. “A gente tem olhado para software, de maneira ampla, e sem nenhuma restrição ou rigidez”, conta Schenk. Para cada análise no imenso escopo de empresas da carteira, a TOTVS observa se as tecnologias aplicadas fazem sentido ou não no contexto da solução apresentada. Ainda segundo a diretora executiva de M&A, um exemplo interno de negócio de sucesso é a aquisição do RD Station. “Foi uma grande aquisição, tanto em termos de valor como de importância estratégica. Hoje, é uma plataforma central para a dimensão de crescimento da Totvs”, finaliza.

O Bossa Summit

Nos dias 23 e 24 de março, ocorre a segunda edição do Bossa Summit, evento voltado a gerar negócios entre investidores, startups e corporações, realizado pela Bossanova Investimentos, venture capital mais ativa da América Latina.

Há previsão de que 6 mil pessoas de várias regiões do país circulem pelos cinco palcos e mais de 450 estandes montados no Expo Center Transamérica, em São Paulo. Os ingressos estão disponíveis no link: https://bossasummit.com.br/.

Sair da versão mobile