Biodiesel: BR Distribuidora considera acertada decisão da ANP

biodiesel-br-nota

Foto: Reprodução

A BR Distribuidora entende que a decisão da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP, com apoio do Ministério de Minas e Energia – MME, em reduzir temporariamente o percentual de mistura obrigatória de biodiesel no diesel para 10% e reiniciar a etapa 3 do 75º Leilão de Biodiesel é não só acertada como primordial para garantir o abastecimento de óleo diesel à sociedade brasileira, nos meses de setembro e outubro deste ano. Vale ressaltar que a BR entende que ainda são necessárias avaliações de medidas urgentes para o mês de agosto a fim de manter o equilíbrio do abastecimento.

Para a Companhia, devido a tamanha imprevisibilidade causada pela pandemia do COVID-19, a flexibilização é o melhor caminho para todo o setor e para a sociedade, pois é inegável o impacto na oferta de biodiesel nos últimos meses, durante os quais o próprio órgão regulador considerou haver um desbalanço. O fato é que não estão sendo disponibilizados volumes de biodiesel suficientes para atender à demanda da mistura do diesel, que vem registrando aumento gradual de consumo com a reabertura da economia.

A BR reitera seu entendimento quanto à relevância dos biocombustíveis para a matriz energética brasileira, tendo no biodiesel, em conjunto com o etanol, a garantia ao país de uma posição de destaque pela diversidade de fontes energéticas. No entanto, o atual cenário ainda exige um espírito colaborativo de todos os agentes envolvidos, com o único objetivo de manter o abastecimento e, consequentemente, a mobilidade do país.

Desde o início, a BR, dentro dos princípios de consciência, responsabilidade e solidariedade, vem monitorando e mantendo contato direto com a ANP e o MME buscando amenizar os impactos da crise na cadeia produtiva de distribuição de combustíveis. E assim permanecerá, certa de que, em breve, as dificuldades serão superadas, sem que haja a necessidade de novas concessões por parte de alguns elos da cadeia em prol de todo o segmento que ajuda a manter o Brasil funcionando.

Sair da versão mobile