Você já ouviu falar em B2C? Se não, saiba que você não é o único, pois essa é uma sigla desconhecida por muitas pessoas.
É comum, no mundo dos negócios, se deparar com siglas e termos em inglês, e isso ainda gera dúvidas.
Entretanto, conhecer a fundo é importante para ampliar seus conhecimentos a respeito do tema.
O que significa B2C?
B2C é uma sigla em inglês, para Business to Consumer, que significa que a empresa vende direto para o consumidor final.
Nesse modelo de negócio, o cliente é uma pessoa física, ou seja, é para esse tipo de cliente que a empresa direciona seu atendimento.
Sendo assim, um supermercado, uma loja de qualquer ramo, ou uma clínica odontológica, são bons exemplos desse tipo de negócio.
Qual a diferença entre o modelo B2C para o B2B?
De forma geral, a principal diferença entre os modelos B2C e B2B, é o cliente final, que compra os produtos.
Como já vimos anteriormente, o modelo B2C opera com vendas diretas para o consumidor final.
Já nas empresas que seguem o modelo B2B, o sistema funciona com uma empresa, vendendo produtos para outra empresa.
Vendas B2C
Você provavelmente já viu em um supermercado algum produto a 99 centavos, e se perguntou, por que não colocam a 1 real.
Isso ocorre porque as empresas B2C operam em diferentes estratégias, visando atrair os clientes, para que gastem mais.
Nesse modelo, o preço dos produtos costuma ser menor, para que o número de vendas aumente.
E é por isso que esse tipo de estratégia é tão importante, pois é assim que essas empresas conseguem maiores lucros.
A comunicação é um ponto importante no B2C
Outro aspecto forte desse modelo de negócios, é a comunicação. Afinal, para lucrar, a empresa precisa alcançar o meio número de clientes possível.
É muito comum encontrar encartes de supermercados, farmácias e lojas nos correios, além de propagandas na TV, é claro.
Além disso, as marcas também se tornam patrocinadores de eventos, filmes e programas, buscando uma maior visibilidade.
Com um mercado altamente competitivo, esse tipo de técnica é de extrema importância para quem deseja lucrar.
Entenda sua clientela
É sabido que a cliente é base para qualquer negócio e quando se trata de B2C isso não é diferente, muito pelo contrário.
Como os clientes são a fonte de lucros do negócio, entender suas necessidades é imperativo.
Dessa forma, é possível traçar estratégias para suprir essas necessidades como forma de fidelização.
Um cliente fiel sempre irá preferir comprar com você, ao invés de buscar a concorrência.
E para garantir esse efeito, é necessário desenvolver um plano eficaz, que realmente impacte de forma positiva seu público-alvo.
Descontos, promoções e benefícios para segunda compra são ótimos jeitos de conquistar seus clientes.
Agora que você já conhece o B2C, que tal começar a empreender nesse modelo? Com essas dicas, já será mais fácil obter lucros incríveis!
Veja também:
B2B: o que é esse modelo de negócio?