B2B: o que é esse modelo de negócio?

(Fonte: reprodução/Pexels)

(Fonte: reprodução/Pexels)

Como você deve saber, as relações comerciais não só podem ser feitas entre pessoas físicas ou entre uma pessoa física e uma pessoa jurídica.

Em outras palavras, quando falamos na oferta de produtos e serviços, não estamos falando apenas do que uma pessoa pode fazer por outra ou o que uma empresa pode fazer por seus clientes.

Nesse sentido, nasceu o modelo de negócios B2B, que é bastante badalado hoje em dia. Saiba mais nos tópicos a seguir!

O que significa B2B? 

A sigla “B2B” significa Business to Business, que em tradução livre para o português quer dizer “de empresa para empresa” ou algo relacionado.

Em suma, os negócios B2B são realizados entre empresas que oferecem produtos e/ou serviços umas às outras.

Como exemplo, se uma empresa é especializada em reforma de espaços corporativos, ela pratica o B2B. Afinal, ela estará prestando serviços para outras empresas.

B2B x B2C 

Como dissemos acima, B2B significa “de empresa para empresa”. Por outro lado, B2C é a sigla para Business to Consumer, que traduzido fica “de empresa para consumidor”.

Dessa forma, a diferença entre os dois modelos de negócios é o consumidor final, que no B2B é uma empresa (pessoa jurídica) e no B2C é um cliente comum (pessoa física), o consumidor final.

Resumidamente, o B2C é o modelo mais antigo adotado pela humanidade, que foi evoluindo ao longo do tempo.

O que é venda B2B? 

A venda B2B acontece quando uma empresa vende um produto ou serviço a outra empresa.

Essa venda pode incluir um único produto, como um móvel, por exemplo, uma série de produtos, um pacote de serviços, etc.

Porém, é interessante notar que, diferente do que acontece em vendas B2C, as vendas B2B são mais complexas e envolvem todo um processo de aprovação e fechamento de acordo.

Isso porque empresas não são indivíduos, mas pessoas jurídicas que têm um grupo de pessoas físicas no seu comando.

Qual o público do modelo B2B?

Podemos dizer que o público-alvo do B2B são as empresas, todas elas. Assim, cabe a outras empresas pensar em soluções que possam gerar valor para suas coirmãs.

Alguns exemplos de produtos que circulam no mercado B2B são softwares de gestão, pacotes de serviços de RH e muitos outros.

Por tudo isso, o público do modelo B2B inclui todas as empresas que podem acolher produtos ou serviços oferecidos por outras empresas.

Leia mais:

Empréstimo para viagem: como funciona e quais são as opções

Cartão de crédito Smiles: veja como funciona

6 opções de cartão de crédito universitário

Sair da versão mobile