Os e-commerces ou lojas virtuais, como também são chamados, estão entre os melhores tipos de negócios virtuais que existem.
Essas empresas sobrevivem da venda de produtos, que por sua vez só é possível através da correta divulgação e alcance de usuários na rede.
Nesse sentido, a importância de ferramentas de marketing digital, como é o caso do Google Ads, cresce sobremaneira.
Para ilustrar melhor esse assunto, os tópicos abaixo falam um pouco sobre as melhores estratégias de Google Ads para e-commerce e explicam melhor como funciona essa ferramenta.
O que é o Google Ads?
O Google Ads é uma plataforma focada na criação e gerenciamento de anúncios que integram estratégias de tráfego pago.
Em resumo, os usuários criam uma conta no serviço e pagam determinadas quantias para impulsionar produtos e/ou serviços no ecossistema do Google.
Dessa forma, esses indivíduos conseguem apresentar o que estão oferecendo para milhões de pessoas que fazem pesquisas no motor de buscas do Google e que acessam sites parceiros da empresa.
Qual a diferença entre rede de display e rede de pesquisa?
A rede display e a rede de pesquisa são as duas vitrines, por assim dizer, dos anúncios que são disparados pelos Google Ads.
A chamada rede de pesquisa nada mais é que o conjunto de páginas de resultados de pesquisa, que trazem anúncios em formato de texto que são baseados em palavras-chave.
Como exemplo, se você fizer um anúncio onde está vendendo um tênis, quando alguém pesquisar sobre esse tipo de calçado, o seu anúncio aparecerá no topo da página.
A rede display, por sua vez, consiste no conjunto de espaços de anúncio que ficam em sites, blogs e portais que são parceiros do Google.
Nesses locais os anúncios aparecem em formato de banner, com imagens, artes e textos gráficos especiais.
O critério de exibição de anúncios na rede display é diferente daquele adotado para a rede de pesquisa, mas o criador do anúncio tem total ciência dos parâmetros adotados.
Para que serve o Discovery Ads?
O Discovery Ads é uma modalidade de direcionamento de anúncios focada em aplicativos e serviços do Google, como o YouTube e o Gmail, por exemplo.
Os anúncios feitos para esse tipo de exibição são um pouco mais complexos, pois é necessário um direcionamento mais filtrado, baseado no público-alvo dos locais onde eles serão exibidos.
No que diz respeito ao formado, o Discovery Ads também se destaca, possibilitando a inserção de imagens de maior qualidade, a criação de pequenos vídeos e carrosséis de imagens, dentre outros.
Como funciona o Google Ads para e-commerce?
Se você tem uma loja virtual, pode usar o Google Ads para impulsionar os produtos que vende no seu negócio.
O tipo de anúncio que será usado deve ser definido com base no tipo de produto que você vende.
Como exemplo, se os produtos vendidos têm um maior apelo visual, como é o caso de roupas e calçados, o ideal seria investir em anúncios na rede display, onde os potenciais clientes podem ver o que está sendo anunciado.
Já se você oferece serviços, os anúncios na rede de pesquisa do Google podem ser melhores opções. Anúncios sobre descontos especiais e melhores formas de pagamento também se encaixam bem nessa modalidade.
De toda forma, o objetivo do uso do Google Ads em e-commerces é sempre aumentar o número de visitantes e clientes na página.
Dicas para criar bons anúncios
Para criar anúncios no Google Ads basta se cadastrar na plataforma e começar a utilizá-la normalmente. O processo é muito simples.
Dito isto, agora apresentamos algumas dicas para criar bons anúncios que servem como estratégias de Google Ads para e-commerce. Confira na lista abaixo:
- Escolha uma palavra-chave forte e utilize-a na descrição e no título do seu anúncio;
- Nas descrições, seja direto e convença os clientes com palavras gatilho;
- Se for possível, faça uso de caracteres diferentes, como: #, @, & e outros;
- Tenha em mente que o seu anúncio deve conter um link que leva a uma página de destino. O Google exige isso;
- Monte uma página de destino completa e funcional para o seu anúncio;
- Não use palavras que indiquem promessas vazias, como “preço baixo”, “muito barato”, “grátis” e outras. O Google avalia essas expressões como negativas;
- Cheque todas as regras do Google, a fim de não ter o seu anúncio excluído sem aviso.
Com essas dicas os seus anúncios certamente renderão bons frutos.
Como melhorar as campanhas do Google Ads para e-commerce?
Por fim, depois de dar algumas dicas de como criar bons anúncios com o Google Ads, agora queremos apresentar algumas outras dicas, que dessa vez são direcionadas a campanhas já criadas. Veja na lista a seguir:
- Faça bons CTAs (Call To Action – Chamada Para ação) em todos os seus anúncios. Eles são basicamente convites para que as pessoas cliquem no anúncio e comprem o que você está oferecendo;
- Tome bastante cuidado com os links inseridos no anúncio. Cheque se não estão quebrados, levando a outras páginas ou com uma escrita ilegível, que possa aparentar não ser segura;
- Incremente a sua landing page (a página para onde a pessoa irá ao clicar no anúncio), para que ela motive os visitantes a fecharem compra;
- Se estiver com dificuldades, contrate uma equipe de marketing digital para auxiliar nas campanhas;
- Conte com profissionais como redatores, designers e copywriters para a confecção dos materiais de anúncio;
- Busque um melhor direcionamento de público-alvo e persona para a sua campanha.
Tenha essas dicas como estratégias de Google Ads para e-commerce e leve-as em consideração antes de iniciar uma campanha.
Leia mais:
Vender mais no Natal: como preparar o seu e-commerce
Marketing Digital para pequenas empresas: dicas valiosas
8 ferramentas de prospecção que vão aumentar as vendas do seu negócio