Ansiedade atinge mais da metade dos brasileiros no ambiente de trabalho

2º Summit Internacional de Segurança Psicológica propõe debates sobre diferentes inteligências, desafios de negócios e melhoria do local de trabalho

Ansiedade-atinge-mais-da-metade-dos-brasileiros-no-ambiente-de-trabalho (1)

Transtornos de ansiedade são uma realidade que atinge mais da metade dos brasileiros no ambiente de trabalho. É o que mostra uma pesquisa aplicada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). O estudo revela que 52% dos trabalhadores enfrentam ansiedade, 47% sofrem frequentemente de cansaço e 22% se encontram frustrados ou desanimados. Adicionalmente, a pesquisa destaca que 89% dos entrevistados percebem a falta de empatia dentro das organizações como um fator negativo.

Em um âmbito global, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 12 bilhões de dias de trabalho são perdidos anualmente devido à ansiedade. Diante desse cenário, ganha destaque as discussões e implementações voltadas à criação de ambientes psicologicamente seguros nas corporações.

Um exemplo é o 2º Summit Internacional de Segurança Psicológica, nos dias 14 e 15 de outubro, em São Paulo, no Amcham Business Center, zona sul, organizado pelo Instituto Internacional de Segurança Psicológica (IISP). O evento reúne especialistas nacionais e internacionais e se destina a executivos, profissionais de Recursos Humanos e demais interessados, com o intuito de promover debates atualizados sobre segurança psicológica, enfatizando a conexão das inteligências. As inscrições podem ser feitas no link https://www.segurancapsicologica.com/summit2024/.

Painéis e palestras

Nos Painéis Executivos, destacam-se discussões sobre “Liderança sem ego – a coragem de aprender com os erros”, com a participação de Iris Barbosa, conselheira e diretora consultiva na ABRH, além de VP do Instituto Pactua; Nelio Bilate, CEO da NBHEART, com experiência de mais de 30 anos à frente de multinacionais; Alex Carreteiro, CEO da Pepsico Brasil; e mediação por Helena Galante, criadora do podcast Jornada da Calma e diretora das revistas Cláudia e Boa Forma.

Já o eixo temático “Marcas conscientes – desafiando o sistema” será conduzido por Mafoane Odara, psicóloga e mestre em Psicologia pela USP, diretora de Pessoas, Cultura e Transformação na ZAMP, master franqueada Burger King e Popeyes. O debate contará também com a participação de Eduardo Gouveia, conselheiro, investidor em startups e consultor; Marcelo Zimet, presidente do Grupo L’Oréal no Brasil; e Valéria Café, diretora geral do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa,

O evento também se dedicará à saúde corporativa com o tema “O que fazer quando o sistema adoece?”, sob a mediação de Fátima Macedo, CEO e diretora geral da Mental Clean. Participarão do debate as doutoras Denise Tiemi, médica integrativa na gerência de bem-estar e saúde mental do Hospital Israelita Albert Einstein, e Simone Nascimento, médica especializada em Saúde Mental Corporativa.

Sob a mediação de Izabella Camargo, jornalista, escritora e especialista em Produtividade Sustentável, serão exploradas as discussões sobre “O impacto da violência silenciosa nas organizações”, com insights de Alexandre Pellaes, pesquisador, professor e palestrante em novos modelos de trabalho, e Vivian Rio Stella, doutora especializada em Comunicação.

Os debates sobre “Inova-Ação: comportamentos que geram resultados” contarão com a expertise de Simone Carrasqueira, consultora de desenvolvimento humano e organizacional na Petrobrás; Daniele Paulino, gerente de HSE para América Latina na Hitachi Energy; e Carolina Ferreira, superintendente de Gente na Alelo, HR Executive. A mediação ficará a cargo de Patricia Ansarah, fundadora do IISP.

As palestras abordarão uma variedade de temas. Cláudio Thebas, educador, escritor e referência na educação da escuta como elo da conexão humana, discutirá “O poder da escuta para os negócios”; Dr. Fabio Gabas, membro do Global Coherence Project do Heartmath Institute e sócio diretor na HeartMetrix, trará reflexões sobre “Ciência Humanizada: a espiritualidade na vida e nos negócios”; Ligia Zotini, pesquisadora e pensadora de Futuros, explorará “Os futuros são Fe-Male”, enquanto Peter Cauwelier, PhD em Aprendizagem e Inovação de Times de Alta Performance, focará em “Desenvolvendo times de alta performance por meio da segurança psicológica”.

Cases também serão demonstrados para que o público possa conhecer caminhos de aplicabilidade. Márcia Bertolini, diretora de Gestão de Pessoas na Nestlé, destacará “Os desafios de começar pela liderança”; Brenda Endo Donato, diretora de RH e Inovação do Consórcio Embracon, apresentará caminhos com o tema “O RH como catalisador”; Tamara Vieira, gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da CBMM, trará “A vulnerabilidade como condição para o sucesso”; e Carla Tieppo, neurocientista, e Anna Flávia Ribeiro, Head Sales & Marketing CNEX_AI Devs & Ethics Manager INuTech, discutirão  “O medo: condição humana ou construção social e cultural?”

O evento incluirá, ainda, intervenções e experiências enriquecedoras com conteúdo cultural e artístico, proporcionando também oportunidades de networking.

Serviço:

2º Summit Internacional de Segurança Psicológica

Data e horário: 14 e 15 de outubro, das 8 às 20h

Local: Amcham Business Center – Rua da Paz, 1.431 – Chácara Santo Antônio – São Paulo, SP

Público: executivos e especialistas em RH e profissionais de todas as áreas

Inscrições: https://www.segurancapsicologica.com/summit2024/

Sobre o Instituto Internacional em Segurança Psicológica

O Instituto Internacional em Segurança Psicológica (IISP) é uma organização lançada com o propósito de apoiar empresas corajosas a liderar a transformação do jeito de fazer negócios, preparando a liderança para uma gestão mais consciente e humana, por meio da Segurança Psicológica.

Precursora deste conceito aqui no País, a psicóloga organizacional Patricia Ansarah – com mais de 20 anos atuando em RH e como executiva de grandes empresas - criou o instituto para endossar o pioneirismo e dar visibilidade ao tema no Brasil e levar soluções integradas por meio da segurança psicológica para o desenvolvimento de times e organizações.

Sair da versão mobile