André Zétola é palestrante-convidado do Congresso Mundial “ICOMS 2019”, no Rio de Janeiro

Qualidade de vida e autoestima são fatores que ficam em jogo quando uma pessoa tem de enfrentar problemas de saúde que envolvem perda óssea, por causas diversas. São geralmente questões difíceis de solucionar e criam uma série de empecilhos ao paciente. Hoje, tais problemas podem ser resolvidos com uma tecnologia bastante avançada, compreendendo a reconstrução óssea por meio de fator de crescimento. No mundo todo, ainda são poucos os centros e profissionais capacitados para utilizar esta nova tecnologia. A boa notícia é de que um dos maiores especialistas na área de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial se encontra no Brasil. Com consultório em Curitiba (PR), o cirurgião dentista André Luis Zétola é um dos conferencistas-convidados do importante congresso mundial “ICOMS 2019 – The 24th International Conference on Oral and Maxillofacial Surgery”, realizado entre 21 e 24 de maio no Rio de Janeiro (RJ).

Conferência mundial no Rio de Janeiro
André Luis Zétola e Alexis Olsson_Crédito :Divulgação

O congresso reúne os principais nomes da Odontologia de todo o mundo para apresentar trabalhos e avanços nas mais modernas técnicas e tratamentos. O Brasil está representado no evento com cerca de 10% dos 150 renomados conferencistas convidados. Entre eles, o Dr. André Zétola abordará, no dia 24 de maio, o tema “Proteínas ósseas morfogenéticas. Qual seu verdadeiro lugar na cirurgia maxilofacial? (Bone morphogenetic proteins. What is their real place in maxillofacial surgery?)”.

“Esta é uma das tecnologias mais avançadas do mundo, e tem a vantagem de trazer resultados precisos na reconstrução óssea. Com o uso desta tecnologia, podemos reconstruir por completo o osso de um paciente utilizando o fator de crescimento ósseo (conjunto de substâncias obtidas através de engenharia genética que, ao serem inseridas no local onde há a ausência do osso, atraem as células-tronco circulantes do paciente, emitindo uma mensagem para que estas células formem novamente o osso, preenchendo por completo a lacuna)”, explica André Zétola.

Trata-se de uma alternativa, com maior previsibilidade e segurança quanto ao resultado final, aos tratamentos que existiam antigamente. “Esta tecnologia resulta de mais de 30 anos de pesquisas e traz muitos benefícios aos pacientes”, aponta.

Na aplicação dos implantes, é utilizado um material leve e confortável, o titânio.

A vantagem em relação aos tratamentos que existiam antigamente, é que se trata de uma reconstrução do osso, de modo a que o preenchimento seja igual ao original. “Conseguimos desenvolver a anatomia do osso exatamente como era antes de o paciente perdê-lo”, assinala. “São soluções adequadas morfologicamente.”

Esta técnica pode ser usada tanto em pacientes com perda óssea devido ao uso de dentadura (como se um braço estivesse engessador por muito tempo, ficando atrofiado), por exemplo, quanto em casos derivados de tratamentos de tumores ou reconstrução facial por acidentes, por exemplo. “Atendemos pacientes de todo o país e também da América do Sul e dos Estados Unidos. Hoje, 60% de nossos pacientes vêm de fora”, revela André Zétola, que atua com implantes dentários e estrutura óssea desde 1992.

“Estamos entre os primeiros do mundo a adotar esta moderna tecnologia. Somos pioneiros, na verdade, em trazer muitas tecnologias ao Brasil”, conta. Entre os avanços trazidos por André Zétola e sua equipe ao país estão a adoção de distratores ósseos, cirurgias de implantes guiadas através de computador, implantes de zircônia e o fator de crescimento ósseo.

QUALIDADE DE VIDA

Laís Silveira vai completar 87 anos de idade. Devido ao uso de alendronato para osteoporose, teve de enfrentar um problema sério colateral, a osteonecrose. “Ela estava com um problema dentário grave, tinha perdido muito osso. Buscávamos soluções em vários especialistas, mas nada parecia funcionar. Foi quando uma amiga indicou o Dr. André Zétola, com quem já havia feito tratamento. Ele realizou a cirurgia há cerca de um ano, inserindo o fator de crescimento ósseo, que reconstrói o osso. A recuperação foi ótima e hoje ela está muito bem”, relata sua filha, Astrid Abujamra. “Vimos, através de tomografia, o osso completamente reconstituído”, destaca.

“Em todo o processo, o Dr. André Zétola passou muita segurança para nós. Foi muito assertivo. Ele é uma pessoa ímpar”, avalia. “É muito atencioso com o paciente. Sua atuação une perfeitamente alta tecnologia e um modo de ser muito humano. Trata-se de um tratamento que alia modernidade e humanidade.”

REJUVENESCIMENTO

Também a questão estética é um benefício dos tratamentos de reconstrução com o uso do fator de crescimento ósseo. “Quando procurei o Dr. André Zétola já havia passado por diversos profissionais renomados, e nenhum havia solucionado meu problema. Tudo começou em queda de bicicleta que sofri quando era adolescente e que foi tratada de modo incorreto. Ao longo dos anos, após muitos tratamentos, alguns equivocados, quase não tinha mais estrutura óssea para sustentar uma prótese dentária. Vi então em uma viagem um anúncio sobre o Dr. André Zétola e decidi procurá-lo”, conta a médica Jacira Abrantes. “Conversei com meu filho (o roqueiro Rodolfo, da banda Raimundos), que me levou até ele. Fiz a cirurgia há cerca de 3 meses para reconstituição da arcada dentária e a recuperação está excelente. Considero o Dr. André Zétola um achado. Ele me salvou”, enfatiza a paciente.

Médica renomada no Brasil e no mundo, Jacira Abrantes é uma pessoa pública, com sua imagem frequentemente divulgada por canais de comunicação diversos. “Já imaginou se ficasse sem os dentes? Sou uma pessoa de exposição pública, preciso estar bem. O trabalho feito pelo Dr. André Zétola me deixou com um sorriso muito bonito, reconstruindo minha estrutura facial. Rejuvenesci. As pessoas até me perguntam se fiz plástica, mas foi o tratamento”, observa.

“Sou uma médica respeitada. Tenho 75 anos e sigo em atividade”, comenta Jacira Abrantes, que atuou no Itamaraty e foi diretora do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) em Brasília. “Ter qualidade de vida e estética, um sorriso bonito, não tem preço. Estou muito feliz.”

SOBRE ANDRÉ LUIS ZÉTOLA

André Luis Zélota_Crédito: Divulgação

Com uma atuação que soma três décadas na área de Odontologia, tendo como especialidade a Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Faciais, André Luis Zétola é doutor em Implantodologia, com mestrado em Cirurgia Cabeça e Pescoço e fellowship em Chicago em Implantes e Cirurgia Maxilofacial. Já ministrou treinamentos nas universidades de Michigan e de Gainesville, entre outras instituições. Soma diversas especializações e aperfeiçoamentos profissionais em cirurgia bucomaxilofacial e implantes dentários, abrangendo biologia celular, nas mais respeitadas universidades do Brasil e dos Estados Unidos. É considerado uma referência mundial em sua área de atuação.

Sair da versão mobile