Análise digital: o que é e porque usar na sua empresa

(Fonte: reprodução/Pexels)

(Fonte: reprodução/Pexels)

Hoje em dia a internet é considerada, e com total razão, um fértil e vasto campo de possibilidades para o crescimento de novos negócios.

Entretanto, muitos especialistas apontam até que nós estamos longe de explorar o pleno potencial da grande rede.

Nesse sentido, para realmente crescer na internet, seja com qualquer projeto, é necessário ter uma metodologia séria e estratégias assertivas para atrair o público.

E ao falar em estratégias para o crescimento, é impossível não citar a análise digital, que é importante especialmente para lojas virtuais.

Os próximos tópicos explicam de forma mais abrangente o que é a análise digital, como ela funciona e como pô-la em prática. Vale a pena conferir!

O que é análise digital? 

O vocábulo “análise digital” se refere literalmente a uma análise que é feita em negócios virtuais, como e-commerces, blogs monetizados, canais no YouTube e outros.

O objetivo geral desse procedimento é entender como está sendo o desempenho do negócio para poder melhorá-lo, eventualmente.

Como exemplo, em uma loja virtual a análise digital vai determinar quantos visitantes a loja teve, quantos desses visitantes visualizaram produtos e quantos clicaram em “comprar”. Além disso, também serão analisados outros detalhes do site, como a quantidade de pessoas que se inscreveram no newsletter.

Por fim, se a quantidade de vendas de produtos estiver baixa na loja, o passo seguinte será criar uma estratégia para aumentar as conversões dentro da página. E, como dissemos anteriormente, esse procedimento pode ser usado em qualquer outro tipo de negócio virtual.

Em suma, a análise virtual é um procedimento vital, sobretudo para negócios virtuais improdutivos.

O que são os KPIs? 

Os KPIs (Key Performance Indicators, ou “indicadores-chave de desempenho”) são, basicamente, os elementos base de uma análise digital.

Você lembra do exemplo que usamos no tópico passado para exemplificar uma loja virtual? Pois bem, nesse tipo de negócio os KPIs seriam os seguintes:

São esses detalhes que vão atestar a saúde da loja online ou não. Vale ressaltar que cada tipo de negócio virtual tem uma série de KPIs própria, mas a sua essência é sempre a mesma.

De qualquer forma, os KPIs servem apenas como indicadores que apontam os resultados, servindo como base para mudanças futuras.

5 passos para fazer análise digital

Depois de entender o que é uma análise digital, o que são os KPIs e qual é a real importância da aplicação desse método, chegou a hora de descobrir como colocá-lo em prática.

Para tanto, você pode ler os tópicos a seguir, que constituem um passo a passo prático de como fazer uma análise digital. 

1. Antes de tudo, defina qual é o objetivo da análise

Antes mesmo de começar a sua análise digital, defina quais são os objetivos dela. Afinal, se esse processo não tiver um motivo claro, poderá perder o sentido.

Em uma loja virtual, por exemplo, o objetivo da análise pode ser aumentar as vendas e o faturamento do e-commerce.

2. Defina também os KPIs

Logo após o objetivo da análise, defina os KPIs, que explicamos anteriormente o que são.

O ideal é definir de 3 a 4 KPIs, em média, e tomar esses indicadores como referências para todo o trabalho.

3. Reúna os dados

Depois de definir os KPIs, que são as bases da sua análise digital, comece a coletar os dados específicos.

Nesse sentido, a melhor ferramenta de detecção de dados digitais é o Google Analytics, que fornece informações até de forma gratuita e com riqueza de detalhes.

4. Crie um relatório

Agora, já com os dados em mãos, chegou a hora de criar um relatório detalhado das informações coletadas.

Nessa etapa, crie tópicos referentes aos KPIs e elenque todos os dados coletados para cruzá-los depois e definir as decisões que serão tomadas a partir disso.

5. Finalize a análise e faça testes

Por fim, para finalizar a sua análise digital corretamente, você deve concluir o processo com a definição de estratégias para melhorar o seu negócio virtual, como adiantamos no tópico anterior.

Depois de definidas as estratégias, ponha-as em prática e monitore o desempenho das novas táticas. Caso uma estratégia não dê certo, salte para outra e assim sucessivamente, até ter os resultados esperados.

Leia mais:

6 dicas para transformar o seu hobby em um negócio

Fintechs de empréstimo: 15 opções seguras com dinheiro rápido

7 dicas importantes para ser mais produtivo no dia a dia

Sair da versão mobile