Alunos de Engenharia Mecânica apresentam projetos e soluções inovadoras para diversas áreas

Alunos-de-Engenharia-Mecanica-apresentam-projetos-e-solucoes

O Centro Universitário FEI, referência no ensino das Engenharias, realiza em 7 de junho, a 63ª Expo MecPlena (Exposição de Projetos de Formatura do curso de Engenharia Mecânica Plena), no campus São Bernardo do Campo (SP).

Durante o evento, formandos apresentarão os trabalhos desenvolvidos para concluir o curso, focados em soluções inovadoras para diversas áreas da sociedade.

Entre os projetos desenvolvidos, está o Cotton Picker & Baler, um implemento agrícola que realizará o enfardamento de algodão ainda no campo, melhorando a logística envolvida no escoamento deste produto. Por permitir melhor aproveitamento do espaço disponível nos caminhões de transporte, a solução reduzirá os custos dos produtores de algodão nacionais.

Outro trabalho de destaque é o Help´et, uma prótese universal desenvolvida para diversas raças de cachorros de médio porte, utilizando tecnologia nacional para tornar o produto mais acessível. Durante o evento, os alunos apresentarão um protótipo da prótese.

Confira outros projetos:

· Habilitare: equipamento fisioterápico de baixo custo que permite avaliações e tratamentos isocinéticos para atletas. Prevenindo lesões e direcionando um programa de treinamento ou reabilitação de acordo com as necessidades de cada usuário, o Habilitare tem como missão tornar-se referência no mercado de saúde.

· Projeto Namaré: diante da necessidade da substituição de combustíveis fósseis por fontes renováveis, o projeto desenvolvido pelos alunos tem como foco a geração de energia elétrica em embarcações marítimas utilizando as ondas do mar. O mecanismo, que pode ser acoplado ou removido facilmente de qualquer embarcação, baseia-se no aproveitamento do movimento vertical de uma onda convertido em movimento rotativo para um alternador.

· Citrullus: Por meio de um sistema de captação, elevação e transporte de melancias, que pode ser acoplado em tratores, a solução permitirá maior aproveitamento das safras e agilizará a etapa de colheita da fruta. O projeto também conta com uma rampa para a deposição dos frutos na carreta de transporte e um instrumento capaz de corta r o caule das melancias conforme recomendações de colheita.

· Hay Dryer: uma máquina que realiza total ou parcialmente a secagem do feno, agilizando o processo, aumentando a produção e livrando o terreno para nova safra.

· Manioka: trata-se de um equipamento que atuará no processo de colheita da mandioca, evitando os riscos de saúde causados aos agricultores que costumam realizar esta tarefa manualmente.

· Rice Field: consiste em um mecanismo que realize de forma mais eficaz e econômica o transplante da muda de arroz no Brasil. Essa prática favorece o sistema de plantio com sementes pré-germinadas e permite o controle mais eficiente de plantas daninhas.

Serviço- 63ª Expo MecPlena*

Data: sexta-feira (7/6)

Horário: 18h

Local: Centro Universitário FEI – Campus São Bernardo do Campo

Endereço: Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 3972, São Bernardo do Campo

*Evento restrito aos alunos, avaliadores e imprensa

Sobre o Centro Universitário FEI

Com 78 anos de tradição, o Centro Universitário FEI é referência entre as instituições universitárias no Brasil, nas áreas de Administração, Ciência da Computação e Engenharia. A Instituição, com campus em São Bernardo do Campo e na capital paulista, já formou mais de 50 mil profissionais, entre engenheiros, administradores de empresas e profissionais da área de Ciência da Computação, muitos ocupando posições de liderança nas principais empresas do País.

Mantido pela Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros, o Centro Universitário FEI integra a Rede Jesuíta de Educação e agrega marcas históricas de instituições de ensino de São Paulo: Faculdade de Engenharia Industrial, Escola Superior de Administração de Negócios e Faculdade de Informática.

Os cursos oferecidos são Administração, Ciência da Computação e Engenharia – habilitações em Engenharia Civil; Engenharia de Automação e Controle; Engenharia de Materiais; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica e Engenharia Mecânica com ênfase Automobilística; Engenharia Química e Engenharia de Robôs. Oferece ainda cursos de pós-graduação lato sensu nas áreas de Gestão, Engenharia e Tecnologia; mestrado em Administração, Engenharia Elétrica, Mecânica e Química; e doutorado em Administração e Engenharia Elétrica.

Sair da versão mobile