Por meio da contínua e produtiva colaboração entre as empresas, a Allison Transmission e a Agrale S.A. estão exportando ônibus totalmente automáticos para o Chile. Atualmente, as primeiras unidades produzidas no Brasil estão a caminho do país andino e devem entrar em serviço logo após sua homologação. A entrega dessas 70 unidades deverá ser concluída até o final do ano. Os novos veículos serão usados por diversas empresas para o transporte urbano em diferentes regiões do país.
Os novos ônibus foram selecionados para o sistema de transporte público chileno para melhorar tanto a eficiência quanto o conforto dos usuários. Os novos veículos, que são representados e distribuídos no Chile pela Andes Motor, são construídos sobre o chassi Agrale MT 9000 LE (Low Entry) com motor traseiro. A transmissão usada é Allison da Série T2100 xFE de seis marchas, que foi acoplada ao motor Cummins 3.8 de 162 cv que atende emissões da norma Euro V.
Os veículos equipados com Allison têm o desempenho maximizado ao mesmo tempo em que colaboram para a redução das emissões e dos níveis de ruído do motor, levando a uma melhor experiência para motoristas e passageiros. Os ônibus automáticos comprovadamente são mais eficientes nas mais variadas situações topográficas das cidades e têm excelente capacidade de partida em aclives com inclinações superiores a 20%.
“As transmissões automáticas Allison tem exigências mínimas de manutenção, o que significa menor tempo de parada e menores custos de manutenção. Cada troca de marcha é feita automaticamente no momento certo, permitindo que cada condutor gerencie precisamente a velocidade e a eficiência do trabalho. Trocas automáticas e contínuas protegem toda a transmissão, bem como a carga transportada, enquanto proporciona uma condução suave e confortável”, comenta Edson Ares Sixto Martins, Diretor de Vendas da Agrale S.A.
As transmissões automáticas foram integradas nos modelos exportados como um diferencial fundamental do chassi MT 9000 para reduzir a fadiga do operador em condições urbanas e melhorar o conforto do passageiro no trânsito lento.
“Os condutores dos ônibus equipados com transmissões Allison beneficiam-se do fato de poder manter ambas as mãos no volante e a atenção na estrada para uma melhor operação. Além disso, a melhor manobrabilidade permite um controle superior do veículo, assim como os fatores de produtividade serem melhores, aliado a diminuição do cansaço por parte do operador do ônibus durante grandes períodos de trabalho”, complementa Martins.
Agrale e Allison têm um relacionamento de longa data, e esta não é a primeira vez que as empresas desenvolvem um projeto de ônibus urbano. Anteriormente, o chassi Agrale MA 17 recebeu uma transmissão Allison da Série 3000™ com retardador integrado. Esse chassi, com motor dianteiro e transmissão totalmente automática, é sucesso na Argentina, além de despertar interesse em outros mercados da América do Sul.
“Tanto a Allison Transmission quanto a Agrale S.A. estão comprometidas em fazer o melhor produto para nossos clientes, desta vez para o transporte urbano no Chile. Nossas transmissões combinam a atuação do conversor de torque com os controles adaptativos de última geração, o que diminui os solavancos no trem de força do ônibus e proporciona aceleração mais rápida e menor consumo de combustível a frota. Além disso, as automáticas Allison contam com um sistema de monitoramento eletrônico constante, o que permite maior praticidade na verificação do nível do fluido lubrificante, simplifica a manutenção e evita paradas desnecessárias”, afirma Gabriel Ruggiero, Diretor Regional de Operações para a América do Sul da Allison Transmission.