Air Liquide adota ‘e-commerce interno’ para aumentar produtividade e reduzir custos

e-commerce-interno

A Air Liquide, líder mundial em gases, tecnologias e serviços para a indústria e saúde, viu seus custos com materiais de comunicação e endomarketing caírem cerca de 60% após incorporar uma espécie de ‘e-commerce interno’ para fazer a gestão de itens gráficos, beneficiando todas as áreas da organização.

Para isso, contratou a Printi 4Business, ferramenta oferecida pela Printi, plataforma inovadora de produtos personalizados, que consiste em criar um canal de pedidos de serviços gráficos totalmente customizado com a sua identidade visual. Nela, todas as áreas da Air Liquide podem encomendar papelaria, brindes e materiais promocionais sem precisar acionar a área de Comunicação, liberando mais tempo para as atividades mais estratégicas.

“Como tudo era concentrado conosco, gastávamos muito tempo fazendo a gestão desses pedidos e aprovando material por material, além de trabalhar apenas com grandes tiragens. Graças a essa nova tecnologia, a forma de compra mudou de grande escala para sob demanda, reduzindo custos e incentivando um consumo mais consciente, eliminando desperdício de itens que ficavam desatualizados ou perdidos no estoque”, explica Roger Spalding, gerente de Comunicação da Air Liquide para a América Latina.

De acordo com Erik Adami, gerente Comercial da Printi, “a Printi 4Business é capaz de se adaptar exatamente às necessidades de cada cliente. No caso da Air Liquide, a empresa inseriu todos os itens já aprovados na plataforma e os colocou à disposição das áreas. Por causa disso, reduziu custos e prazos para obter esses itens”.

Próximos passos

Otimista com os resultados de uma parceria que já passa dos dois anos, a Air Liquide quer ir além. Em um futuro próximo, pretende criar uma loja acessível a todos os colaboradores, na qual eles poderão comprar produtos personalizados da empresa, como camisetas, bonés e artigos de escritório para uso pessoal, já que essa é uma demanda que tem surgido dos próprios colaboradores.

“Mais do que uma ferramenta de produtividade, a Printi 4Business poderá nos ajudar nos objetivos de Employer Branding, pois será um dos pilares que trabalham a favor do engajamento dos colaboradores”, conta Spalding. “Além disso, como a plataforma está em constante desenvolvimento, agregando melhorias, vemos um grande potencial para escalar a novidade para as equipes na América Latina, que possuem necessidades bem similares”, complementa.

Desde a sua implementação efetiva na Air Liquide, em janeiro de 2019, mais de 500 produtos já foram encomendados e produzidos a partir da plataforma. Entre eles, estão folders, mochilas, crachás, cartazes, ecobags, squeezes e uma série de outros itens. “Temos capacidade para ajustar a demanda de acordo com a necessidade do cliente, assim conseguimos seguir crescendo juntos”, conclui Adami.

A Air Liquide

Líder mundial em gases, tecnologias e serviços para a Indústria e Saúde, a Air Liquide está presente em 80 países, com aproximadamente 67.000 empregados e atende mais de 3,7 milhões de clientes e pacientes*. Oxigênio, Nitrogênio e Hidrogênio são moléculas essenciais à vida, matéria e energia. Elas incorporam o território científico da Air Liquide e estão no centro de suas atividades desde a fundação da empresa, em 1902.

A ambição da Air Liquide é ser líder em seu segmento, com performance a longo prazo e contribuir para a sustentabilidade. A estratégia da empresa centrada no cliente visa o crescimento rentável no longo prazo. Para isso, baseia-se na excelência operacional, investimentos seletivos, abertura à inovação e uma organização conectada em todo o mundo. Por meio do comprometimento e criatividade de suas pessoas, a Air Liquide impulsiona a transição energética e de meio ambiente, as mudanças na saúde e digitalização, e entrega soluções que agregam valor a todos os seus públicos de interesse.

As receitas da Air Liquide somaram 22 bilhões de euros em 2019 e suas soluções de proteção à vida e ao meio ambiente representaram mais de 40% das vendas. A Air Liquide está listada na bolsa de valores Euronext de Paris (seção A) e é membro dos índices CAC 40, Euro Stoxx 50 e FTSE4Good.

A Printi

A Printi entrou na indústria gráfica brasileira em 2012, com o intuito de quebrar o status quo de falta de transparência e eficiência no processo de customização de produtos impressos. Para isso, conta com as mais modernas ferramentas do setor de Web2Print que simplificam e agilizam o complexo processo de encomenda de materiais personalizados. Desde a sua chegada no mercado, a Printi tem se atualizado constantemente e segue inovando para atender públicos dos mais variados perfis e segmentos: desde pessoas físicas, passando por empreendedores, pequenos e médios empresários até grandes corporações e multinacionais.

Saiba mais: http://www.printi.com.br/.

Sair da versão mobile