ABES lança a plataforma RH Tech para reduzir o gap de profissionais de tecnologia

Apesar do crescimento do mercado de TI (o Brasil figura na décima posição neste ranking de investimentos, com US$ 45,7 bilhões aplicados, sendo líder do segmento na América Latina), existe um déficit de mão de obra capacitada na área, que deve perdurar alguns anos.

Neste contexto, a ABES — Associação Brasileira das Empresas de Software lança a plataforma RH Tech, que proporciona visibilidade das tendências e gaps do mercado de trabalho de tecnologia com atualização em tempo real, e que tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de talentos.

A plataforma concentra um hub com os cursos de nossos parceiros, faz a atualização em tempo real sobre a empregabilidade em tecnologia e ajuda a promover discussões sobre gestão de carreiras, desenvolvimento de equipes, retenção de talentos, modelo de trabalho híbrido, entre outros temas.

A iniciativa, que tem como parceiros Blue, Instituto Êxito de Empreendedorismo, Meu Futuro Digital, Qlik, Instituto Ser + e Trampos, segue à risca o propósito da ABES:

Contribuir para a construção de um Brasil mais digital e menos desigual, no qual a tecnologia da informação desempenha um papel fundamental para a democratização do conhecimento e a criação de novas oportunidades para todos, e gerou uma série de conteúdos que podem ser acessados gratuitamente, de forma irrestrita, por qualquer pessoa interessada.

De acordo com Jamile Sabatini Marques, diretora de Inovação e Fomento da ABES e pesquisadora do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP), a RH Tech vai integrar várias ações importantes para o mercado e a sociedade, facilitando o acesso à informação e em linha com as boas práticas de ESG e com o compromisso da Associação com o Pacto Global da ONU.

“Nossa ideia é trazer o panorama do setor, facilitar o acesso a estudos sobre a força de trabalho, compartilhar oportunidades de emprego e proporcionar a divulgação de cursos gratuitos que estão à disposição da sociedade como um tudo. Com isso, buscamos atrair pessoas que estão buscando se aprimorar e trabalhar no setor de tecnologia, ao mesmo tempo em que fornecemos dados que podem servir como norteadores das políticas públicas para o país”, afirma Marques.

A plataforma RH Tech é composta por um Hub de Educação Tecnológica (catálogo online com informações sobre cursos oferecidos pelas empresas associadas da ABES, institutos, ONGs, entre outras instituições de ensino).

É composta ainda por um Hub de Vagas (com empregos para a transformação digital e que tem como objetivo atrair talentos), e também disponibiliza o Panorama RH Tech (que oferece dados estatísticos sobre a empregabilidade na Transformação Digital) e o Estudo ABES/IDC Força de Trabalho (com informações exclusivas sobre desafios das organizações em atrair e reter talentos nas áreas de tecnologia).

Para Paulo Milliet Roque, presidente da ABES, a meta é transformar a plataforma RH Tech em uma referência para trabalhadores e contratantes do mercado de TI:

“Queremos que este Hub seja uma referência para quem está buscando um curso, para quem está procurando uma vaga de emprego e para quem está recrutando profissionais. A plataforma será aberta, e as empresas poderão indicar conteúdos, que passarão pela nossa curadoria. Vamos aceitar cursos de todas as empresas do segmento, independentemente se elas são associadas à ABES. Porque o nosso objetivo é, acima de tudo, seguir firme em nosso propósito de contribuir para a construção de um Brasil digital e menos desigual”, declara.

A ABES
A ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) tem como propósito contribuir para a construção de um Brasil mais digital e menos desigual, no qual a tecnologia da informação desempenha um papel fundamental para a democratização do conhecimento e a criação de novas oportunidades para todos.

Nesse sentido, tem como objetivo assegurar um ambiente de negócios propício à inovação, ético, dinâmico, sustentável e competitivo globalmente, sempre alinhado à sua missão de conectar, orientar, proteger e desenvolver o mercado brasileiro da tecnologia da informação.

Atualmente, a ABES representa aproximadamente 2 mil empresas, que totalizam cerca de 85% do faturamento do segmento de software e serviços no Brasil, distribuídas em 24 Estados brasileiros e no Distrito Federal, responsáveis pela geração de mais de 210 mil empregos diretos e um faturamento anual da ordem de R$ 80 bilhões em 2020.

Em março deste ano, a ABES aderiu à Rede Brasil do Pacto Global da ONU, que tem como meta mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção de boas práticas corporativas, com o compromisso de apoiar 9 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, por meio da Mobilização pela Redução da Desigualdade e da iniciativa Um Empresa Ética.

A plataforma do Pacto Global inclui o monitoramento de compromissos públicos já divulgados pelas companhias relacionados à sustentabilidade e a produção de conhecimento sobre o avanço para os ODS.

Sair da versão mobile