A importância de conhecer a persona do seu negócio

A persona funciona como uma chave-mestra que irá ajudar a transformar pessoas em clientes fiéis da sua marca

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Quem é a persona do seu negócio? Essa é a primeira pergunta que você deve se fazer, não importa se irá vender no meio físico, online ou em ambos. A partir dela será possível definir todas as suas ações e formas de conquistar clientes, sem contar que quem conhece sua marca cria uma forte identificação.

Ainda assim, existem mais motivos que explicam porque é tão importante conhecer e criar a sua persona. Confira!

Definir seus conteúdos

Mesmo que opte apenas pelo meio online, você precisa trabalhar o SEO para loja virtual. Para isso, deve entender o que chama a atenção do seu cliente e o leva ao clique. A descrição do produto requer algo chamativo, assim como os demais conteúdos de seu site e redes sociais.

Você pode investir em um blog com dicas relacionadas ao produto ou fazer postagens no Instagram e em outras redes, por exemplo. Também ajuda definir a frequência de postagens, se tem mais texto ou imagem e até se o conteúdo funciona melhor em vídeo ou em modo estático.

Trabalhar estratégias certeiras

O que conquista seu cliente? A persona bem definida tem gostos pessoais, valores e formas de agir que condizem com seu público-alvo. Assim, você começa a definir estratégias para conquistar essas pessoas. Vale comentar que não é preciso ter uma única persona, ainda mais nos casos de venda de produtos e serviços variados.

No entanto, pense num exemplo: uma marca de produtos jovens teria uma persona descolada, que fala de um jeito mais coloquial e está antenada em redes sociais, como o TikTok e o Instagram. Assim, fazer um anúncio no Facebook seria um erro de estratégia, já que lá o público é mais velho, predominantemente adulto.

Gerar identificação

Outra função importante da persona é ajudar na identificação, quase como tornar a marca uma pessoa de verdade, alguém com quem o cliente teria um forte vínculo de amizade. Assim, quando o cliente em potencial encontra o produto ou serviço, a primeira frase que vem em sua mente é: “isso foi feito para mim” ou “essa marca é para mim”.

Essa identificação pode acontecer de várias formas e o ideal é trabalhar o máximo delas: pela linguagem utilizada, pelos valores da marca, pelo tom adotado e até por seus posicionamentos em relação a determinados assuntos. Este último, inclusive, pede cuidado, afinal, pode resultar em unfollow e até deixar a imagem da marca negativa.

Determinar tom e linguagem

Imagine uma situação simples: uma marca que vende para o público adulto se comunicando em uma linguagem jovial demais, descolada demais e nas redes sociais erradas. Isso certamente não daria certo, já que não conseguiria conversar com o público. Então, mesmo que o dono do negócio seja jovem, ele precisa dialogar com seus clientes.

A persona é uma maneira prática de determinar a melhor linguagem e tom para falar com as pessoas que podem se interessar pela marca. Acontece de atrair alguém “fora da curva” que acabe levando o produto? Acontece. Mas saiba que essa pessoa é uma exceção, e você precisa focar no seu público-alvo.

Conhecer melhor seu cliente

Uma pergunta que pode ser bastante difícil de responder para quem está começando um negócio: quem é seu cliente? A persona acaba, então, se tornando uma maneira mais prática de responder a essa pergunta, já que, ao desenvolvê-la, você analisa muitos fatores.

A persona da sua empresa pode ser apaixonada por livros juvenis, antenada nas últimas novidades literárias pelas redes sociais e preferir fazer suas leituras pelos aplicativos ou e-readers. Com essas informações, por exemplo, já fica bem mais fácil determinar como você vai conversar e até como conquistar esse cliente e descobrir outras coisas sobre ele.

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