A cidade das hortas urbanas

horta-urbana

*Por Giselle Raposo

A cidade inglesa de Todmorden, de 17 mil habitantes, está passando por uma transformação no ensino da alimentação saudável, através do projeto “The incredible Edible Todmorden”. O projeto iniciou em 2008 e tem como objetivo fornecer qualidade de vida com a consciência alimentar e ambiental do campo até a sala de aula, passando pela cozinha, com o plantio de mais de 40 hortas espalhadas pela cidade, totalmente gratuita para os moradores.

A comunidade visa levar acesso a comida de qualidade compartilhando a responsabilidade ambiental e o bem-estar do futuro do nosso planeta através de ações educacionais pelo ensino colaborativo e coletivo. Empresas locais apoiam o financiamento de recursos do projeto.

Os colaboradores acreditam que o projeto proporciona uma vida diferente, mais saudável, próspera, deixando um futuro melhor para as crianças do planeta. A reconexão das pessoas com o solo, as estações do ano através da alimentação saudável e da agricultura urbana levam um modelo comportamental de gentileza entre os moradores locais. Não podemos negar que a qualidade de vida aumentou. Para saber mais sobre o projeto, acesse o site: https://www.incredibleedible.org.uk/

*GISELLE RAPOSO é geóloga e empreendedora, ganhadora do Startupweekend Edutech 2019, pela Techstars. Co-fundadora da Bela Horta, acredita na mudança socioambiental por meio da promoção de práticas sustentáveis na zona urbana. Depois de 10 anos trabalhando na indústria do petróleo, decidiu mudar sua vida por meio do empreendedorismo sustentável, levando educação e conhecimento alimentar e ambiental para crianças, de forma lúdica e criativa.

Sair da versão mobile