80% dos colaboradores se sentem mais valorizados com programas de premiação corporativa, diz pesquisa

Levantamento da Caju aponta que a região Sudeste lidera as premiações corporativas no país.

Divulgação Caju Premiações

As premiações corporativas são ativos cada vez mais usados por empresas como estratégia para retenção de talentos. Além de funcionar como uma demonstração e reconhecimento dos esforços dos profissionais, as premiações ajudam a engajar esses profissionais, que por sua vez se sentem mais valorizados e menos propensos a deixarem a organização em que atuam.

Dentre as opções de premiações que as empresas têm oferecido aos seus colaboradores, destacam-se as premiações individuais, por tempo de casa, datas comemorativas e aniversários – as informações são da Caju, empresa de tecnologia especializada em multi soluções para o RH. A região Sudeste lidera as premiações corporativas no país, representando aproximadamente 45% do total de aportes mensais em premiações.

Em seguida, o Sul concentra cerca de 20% dos aportes, o Nordeste com 15%, o Centro-Oeste com 12%, e o Norte com 8%. Esses números refletem o engajamento das empresas de cada região no reconhecimento e valorização dos colaboradores.

Os dados do estudo reforçam o impacto positivo das premiações no ambiente corporativo, e a Caju se posiciona como uma aliada estratégica nesse cenário com o Caju Premiações. A solução foi desenvolvida para facilitar a gestão de premiações e incentivos personalizados, permitindo que as empresas promovam reconhecimento e valorização de seus colaboradores de forma eficiente e alinhada às suas estratégias.

Com o Caju Premiações, é possível transformar o ambiente de trabalho, aumentando a sensação de reconhecimento, a produtividade e a satisfação geral dos times.

“As premiações corporativas vão além de incentivos financeiros. Elas são um reflexo do cuidado e da valorização que as empresas oferecem aos seus colaboradores, criando um ambiente mais produtivo e engajado,” afirma Fabiano Tiba, CRO e GM de Benefícios da Caju. “Investir em programas de premiação é uma estratégia eficaz tanto para reter talentos quanto para construir uma cultura organizacional mais forte.”

Ainda de acordo com o levantamento da Caju sobre as premiações, no Brasil, o setor de Comércio Varejista é o mais representativo, responsável por 12,3% do total deste tipo de ação, seguido pelo Comércio por Atacado (11,4%) e pelas Atividades dos Serviços de Tecnologia da Informação (8,1%). Outros setores relevantes são o de Construção (6,4%) e Serviços de Escritório e Apoio. 

De acordo com um estudo do Instituto Locomotiva em parceria com a LTM, 80% dos colaboradores acreditam que programas de premiação incentivam muito a sensação de reconhecimento, a produtividade e a melhora do ambiente de trabalho, além da satisfação geral.

O estudo também revela que 45% dos profissionais mais satisfeitos estão nesse grupo porque recebem alguma premiação da empresa. Esses dados reforçam o impacto positivo das premiações no ambiente corporativo.

Sobre a Caju

Com 40 mil clientes em todo o Brasil, a Caju é uma empresa de tecnologia construindo a melhor experiência para empresas e colaboradores nos momentos importantes de suas jornadas. Nossa plataforma simplifica, agiliza e escala as operações de benefícios, pessoas e despesas com centralização e integração de dados e sistemas.

Fazemos isso com uma experiência de uso fluida, unificada e suporte ágil tanto para colaboradores quanto para as equipes que cuidam das operações. A Caju também foi reconhecida como a startup que mais cresce no Brasil pelo ranking de ‘Top Startups 2025’ do LinkedIn. 

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