A comunicação de um negócio tende a ser um fator decisivo para os resultados a curto e longo prazos, já que seu objetivo é atrair, converter e fidelizar clientes – o que gera faturamento e permite a empresa existir.
Existem muitos negócios que, mesmo tendo uma boa organização interna e um ambiente favorável, acabam não decolando por cometer erros ao se comunicar com o público.
Por isso, é preciso contar com bons guias para melhorar a comunicação, tanto da empresa, como do responsável por ela.
Confira a seguir algumas indicações leituras que vão te ajudar a melhorar a comunicação do seu negócio.
1. Comunicação e Persuasão
É o livro Comunicação e Persuasão, do músico e empresário Álvaro Fernando, que escreve em um tom lúdico, fácil de entender e prazeroso de ler, sobre como a persuasão pode ser importante em todo tipo de situação.
Para isso, ele conta histórias sobre vários tipos de ambiente e situações onde a capacidade de ser persuasivo foi fundamental para se dar bem com as pessoas e até resolver problemas.
O objetivo é, assim como os outros livros para melhorar a comunicação, transformar a sua forma de falar com as pessoas para se tornar alguém mais atraente e interessante socialmente.
Ao conseguir isso, você vai ser capaz de construir amizades e relacionamentos mais saudáveis e prósperos, além de outras vantagens que pessoas persuasivas costumam ter, como facilidade para conseguir aumentos de salários, dentre outras.
2. Não me faça dormir!
Nos últimos anos, vimos grandes empresas do varejo venderem mais pela internet do que em lojas físicas.
Apesar disso, vender através da internet não é uma tarefa tão simples e oferece certos desafios.
Dois destes desafios são: fazer a mensagem certa chegar ao público certo, e ainda concorrer com a enxurrada de informações e estímulos que o público recebe todos os dias, dentre outros desafios.
O excesso de estímulos com os quais a sua mensagem concorre na internet, cria uma espécie de resistência no cérebro das pessoas.
E somente uma mensagem capaz de romper isso é capaz de gerar boas vendas no digital.
Pensando nisso, o empresário e publicitário Natanael Oliveira escreveu o livro Não Me Faça Dormir.
De acordo com o autor, o livro ensina a única coisa que você realmente precisa dominar para gerar vendas diárias na internet.
3. 5 Lições de storytelling: Persuasão, negociação e vendas
Storytelling é a arte ou ciência de contar histórias para cativar a atenção, estimular emoções e influenciar as decisões das pessoas.
Isso pode ser aplicado em todo tipo de ambiente, seja de forma falada ou escrita.
Para aprender a fazer isso em alto nível, você deve contar com a ajuda do consultor James McSill, um dos especialistas em storytelling mais renomados do mundo, autor do livro 5 Lições de Storytelling: Persuasão, Negociação e Vendas.
O Storytelling ativa funções do cérebro que influenciam profundamente a forma como as pessoas pensam e agem.
Ao usá-lo de forma estratégica e sofisticada, como James McSill ensina no livro, você pode multiplicar seus resultados.
Diferente de outros livros para melhorar a comunicação, a obra traz um conteúdo único e de alto valor para quem é responsável por gerar vendas, negociar contratos ou gerenciar pessoas.
4. Inovação não violenta
Assim, a maioria das empresas têm gestões tão concentradas nas ações rotineiras que a maioria dos fatores externos – que costumam ser decisivos para os resultados dessas ações – são completamente ignorados.
Todos nós, principalmente líderes e gestores, precisamos perceber melhor a realidade ao nosso redor, sem a qual agimos no que alguns chamam de “voo cego” – que significa fazer algo sem entender direito o que se está fazendo.
A especialista em gestão estratégica e marketing Fernanda Dutra procura desenvolver uma rede de sentidos para captar essa realidade que nos cerca e utilizá-la no processo de inovação, nos leitores do seu livro Inovação Não Violenta.
Inovar não precisa ser um ato muito radical, arriscado e ruidoso, como costuma ser.
É possível e cada vez mais necessário inovar de forma harmônica e estratégica, como Fernanda Dutra ensina no livro.
Existem diversas camadas e fatores da realidade, como os interesses, valores e sentimentos das pessoas envolvidas no processo e simplesmente ignorar tudo isso e ir na contramão não é uma atitude inteligente.
5. As competências das pessoas
Então, destes livros para melhorar a comunicação do seu negócio, listamos também livros que melhoram a sua comunicação pessoal e o seu talento para lidar com pessoas e para resolver problemas.
O livro As Competências das Pessoas, do professor e desenvolvimento pessoal Cláudio Queiroz é um dos melhores para atingir esse objetivo.
Na verdade, existem três grupos de pessoas que têm muito a ganhar com essa leitura: empreendedores que querem crescer suas empresas, líderes ou gestores de pessoas e profissionais que querem se destacar.
Em um cenário como o de hoje, onde existe uma escassez de pessoas talentosas ou qualificadas, o livro fala sobre as 16 competências mais importantes e valiosas no mercado de trabalho atual.
Além de falar sobre cada uma das 16 competências, Cláudio Queiroz ensina o leitor, de forma clara e didática, a desenvolver essas competências e, assim, conquistar todas as vantagens que isso pode render.
6. Brand Canvas
Então, como otimizar as ações de forma estratégica? A resposta é apresentada pelo especialista em planejamento estratégico e branding, Felipe Morais, em Brand Canvas.
Na obra, o autor revela a proposta que dá nome ao livro, fruto da união entre a metodologia 5Ps de Branding, centrada nos pilares de promessa, percepção, propósito, posicionamento e pessoas, com o famoso método Business Canvas Model.
A iniciativa, inédita, ajudará estrategistas na condução de uma comunicação mais clara e efetiva com os times de criação e conteúdo tanto dentro da empresa quanto com fornecedores como agências, consultorias ou freelancers.
Ao tecer análises institucionais de diferentes setores, Brand Canvas oferece uma visão ampliada e organizada sobre como as marcas se fortalecem e conquistam públicos engajados.
É uma fonte de conhecimento e aprendizados aplicáveis para profissionais de comunicação, estrategistas de marcas, estudantes, empresários, empreendedores e interessados em desbravar o universo de construção de imagem e reputação das organizações.
7. Negócios Recodificados
Para chegar lá, o autor propõe uma direção contrária ao que se costuma ver. Ao invés de olhar o amanhã a partir da ótica presente, ele sugere retroceder do futuro para hoje.
De título original Business Recoded, a obra oferece um vasto e completo conteúdo, de quase 500 páginas, para responder a questões provocativas, como: onde estão as melhores oportunidades para crescer mais e mais rápido? O que é preciso para ter mais inovações radicais? Como as melhores equipes podem realizar mais em conjunto? O que é preciso para transformar sua empresa de forma eficaz?
Ao todo, o leitor encontrará 49 códigos que definem um novo DNA para as organizações e seus líderes.
A partir de indicações imperativas, no sentido de ação – crie, experimente, faça, transforme, entre outras -, a proposta é que cada empresa desenvolva seu próprio código que permitirá concretizar o futuro potencial, o progresso e o sucesso nos negócios.
8. Conteúdo S.A.
Conteúdo S.A., obra mais conhecida do especialista, é adotada por empreendedores de diferentes áreas como guia para o desenvolvimento de estratégias assertivas que engajam, retém e convertem o público.
A nova versão conta com estratégias aprimoradas para plataformas de viralização como TikTok, SnapChat e Instagram, mais explicações sobre como fazer Marketing de Conteúdo na prática e exemplos atuais de empresas que implementaram essas técnicas com sucesso.
Pensado para quem tem pouco ou nenhum dinheiro para investir, o livro é a resposta para pequenas e grandes empresas entenderem como estabelecer um público que estará disposto a comprar produtos ou serviços.
Ao longo das páginas, os leitores encontrarão explicações sobre como encontrar oportunidades de conteúdo, escolher a plataforma correta, testar e ajustar o tom das publicações e definir um calendário de postagens.
O livro reúne, ainda, lições que ensinam como “roubar” a audiência de influenciadores, construir um modelo de receita, diversificar canais e construir extensões e até mesmo definir um plano de saída para o caso do modelo apresentado já não fizer mais sentido.