8 dicas para vender mais no dia das mães

Foto: Unsplash

O Dia das Mães, celebrado no segundo domingo de maio, é uma das datas que mais geram movimento e vendas no varejo.

Por isso, é preciso se preparar adequadamente, verificando estoque, preparando a decoração da loja, informando aos clientes o que está acontecendo na sua loja e fazendo promoções irresistíveis.

Confira abaixo, 8 dicas do CEO da Listenx, Alexandre Casanova, para aumentar as vendas.

1. Prepare a campanha de divulgação da loja

Definir qual será o foco da campanha, quais produtos receberão maior destaque, quais os itens que serão colocados em ofertas e quais promoções serão realizadas.

Além disso, você também precisará se certificar de que terá estoque suficiente para atender à demanda que será gerada.

Afinal, de nada adianta anunciar um produto se você tem poucos itens em estoque e você não conseguir atender a todos os clientes que quiserem comprar o item.

Isso apenas deixará o cliente frustrado e insatisfeito com a sua marca.

Você também precisará escolher quais mídias serão utilizadas para a divulgação da campanha.

Lembre-se que você precisa estar onde o seu público-alvo está.

Mas, de modo geral, isso pode ser feito por anúncios pagos nas redes sociais, no perfil da sua marca nessas redes, anúncios pagos no Google, anúncios em jornais e revistas locais, e até mesmo em rádios convencionais.

2. Capriche na decoração da loja no Dia das Mães

Esse é um elemento importantíssimo nas datas do calendário do varejo, afinal, a decoração ajuda o cliente a entrar no clima da comemoração e a atrair a atenção para a sua loja.

Além disso, a decoração também te ajuda a destacar os produtos mais importantes para a data.

Outro ponto importante na hora de preparar a decoração para o Dia das Mães é a escolha das cores, podemos dizer que as mais utilizadas é o vermelho, apenas tome cuidado para não ficar muito parecido com o Dia dos Namorados.

Ainda, para conseguir se destacar, você pode fazer toda a decoração com base na paleta de cores da sua marca.

Assim, além de conseguir reforçá-la, você ainda consegue fugir do lugar comum e do que outras marcas estão fazendo.

3. Ofereça um bom atendimento aos seus clientes

Você precisa garantir que os seus vendedores conseguem ouvir o que o cliente tem a dizer, que eles procuram encontrar formas para resolver o problema do cliente e tudo isso sempre com muita cordialidade.

Ainda, para certificar-se de que a sua equipe é bem treinada, você poderá criar um cronograma de treinamentos ou mesmo incentivar que os vendedores os façam por conta própria.

Não se esqueça dos demais canais de atendimento, como Serviço de Atendimento ao Consumidor, centrais telefônicas, WhatsApp, Chatbot ou qualquer outra forma que você disponibilize para o cliente contatar a sua empresa.

Lembre-se que cada contato que o cliente tem com a sua marca é uma oportunidade de fidelização.

4. Invista em uma rádio indoor personalizada

Mais uma dica que fará toda a diferença para vender mais no Dia das Mães é ter uma rádio personalizada na sua loja. Ao optar por uma rádio que é sua, você ficará responsável pela escolha da trilha sonora.

Desta forma, você poderá reproduzir músicas que combinem com o seu público e que agradem aos clientes que entram na sua loja.

Mais do que isso, você também poderá usar a rádio para reforçar a identidade da sua marca.

Isso pode ser feito escolhendo-se músicas que combinem com a sua mensagem que sua marca quer passar.

5. Aplique outras estratégias de marketing sensorial

As ações desse ramo do marketing visam despertar os cinco sentidos, geralmente de maneira bastante sutil.

Assim, quando o consumidor está na loja, ele sente que aquele ambiente é agradável, confortável, familiar e, muitas vezes, não sabe nem dizer o porquê.

Além da música ambiente, que falamos em detalhes anteriormente, outras ações de marketing sensorial que você pode aplicar na sua loja estão ligadas aos seguintes pontos:

Ajudam a criar um ambiente mais tranquilo e relaxante, ou então a dar um clima mais moderno para a loja.

O ideal é manter prateleiras e ilhas de produtos sempre em ordem. E não se esqueça de identificar onde ficam os caixas, provadores, setor de trocas, dentre outros;

Oferecer água, balas, bombons, café ou chá para os clientes já é uma forma de fazer isso;

Outra estratégia muito utilizada no varejo para criar uma identidade mais marcante para a sua marca.

6. Aposte na personalização

Encontrar formas de se destacar na concorrência é uma tarefa cada vez mais difícil no varejo.

Mas, uma forma bastante simples de fazer isso pode ser oferecer a possibilidade de personalização de presentes.

Assim, você consegue aproveitar não apenas o Dia das Mães para vender mais, mas também outras datas comemorativas.

Se optar por este caminho, o mais importante é entender quais produtos podem ser personalizados, qual tipo de personalização pode ser feita, e o tempo que levará para isso.

Assim, você conseguirá passar todas as informações necessárias para os seus consumidores interessados neste tipo de produto.

7. Combine o offline com o online

Por exemplo, você pode fazer vendas online e o cliente retira na loja.

Ou então oferecer cupons de desconto para usar no seu e-commerce para os clientes que fizerem compras na loja física.

8. Ofereça um bom pós-venda

Períodos de grandes vendas, como o Dia das Mães, podem resultar em períodos de grande volume de trocas.

Esse ponto pode ser ainda mais importante quando falamos de compras online.

Já que a política de troca da sua loja pode ser um diferencial e ajudar o consumidor a preferir a sua loja ao invés da concorrência.

Por isso, deixe essas políticas claras sempre que possível.

Uma ideia é deixar algumas informações (as mais importantes) em uma pequena placa no caixa. Ou então pedir para o cliente concordar com a política ao fazer as compras online.

Sobre

Atendendo a mais de 11 mil empresas em diversas partes do Brasil, a Listenx foi fundada em 2003 com objetivo de traduzir a identidade de uma marca através da música.

Com suas soluções eles apresentam playlists personalizadas que visam fidelizar o cliente e oferecer um ambiente mais agradável.

Sair da versão mobile