76% dos brasileiros começaram a consumir em comércios locais durante a quarentena, indica estudo Mastercard

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Foto: Divulgação

Uma pesquisa realizada pela Mastercard, no fim de 2020 para compreender melhor os hábitos de compras dos consumidores após o período de confinamento, comprova que 76% dos brasileiros descobriram e começaram a consumir em pequenos e médios empreendimentos de seus bairros durante o confinamento e 91% continuarão com essa preferência após a pandemia.

O principal objetivo é ajudar estes comércios a se recuperarem no cenário pós crise.

Para desenvolver este estudo, a Mastercard realizou uma pesquisa em 13 países da América Latina e Caribe, entre eles: Brasil, México, Chile, Colômbia, Argentina e Peru.

Dentre os entrevistados brasileiros, 64% estão ativamente comprando para ajudar as lojas independentes, 87% disseram que os últimos meses os tornaram mais conscientes dos necessitados e 88% revelaram que sentem um maior senso de comunidade agora.

As pequenas e médias empresas possuem um papel vital na economia nacional, mas foram severamente afetado pela crise de saúde pública deste ano, segundo o Sebrae, a estimativa é que de 20% a 25% das MPEs fechem por causa da pandemia. A Mastercard segue ajudando os heróis locais a se recuperarem alocando US$ 250 milhões em todo o mundo para apoiá-los neste momento.

Na América Latina e Caribe, foram introduzidas uma série de iniciativas, incluindo o lançamento dos Aliados Digitais da Mastercard (uma coalizão focada na aceleração da transformação digital de pequenas empresas).

Dez principais tipos de estabelecimentos locais que esperam uma recuperação pós-confinamento:

• Quitandas;
• Cafés e restaurantes locais;
• Padarias;
• Lojas de roupas independentes;
• Barbeiros/Cabelereiros;
• Açougues;
• Bares locais;
• Bancas de jornais locais;
• Livrarias independentes;
• Casas de Laticínios;
• Lojas de organizações de caridade;
• Lojas de presentes;
• Lojas de ferragens Faça Você Mesmo (DIY).

“As PMEs desenvolvem um papel fundamental na economia. Incentivar o comércio local, traz benefícios efetivos para a comunidade, que descobre boas opções próximas de suas casas e impulsiona a rotatividade da economia de maneira eficaz. Durante a pandemia, passamos a oferecer alguns serviços gratuitos para PMEs, contando também com a ajuda de parceiros. No Brasil, lançamos a plataforma “Aliados Digitais”, para ajudá-los no processo de transformação digital, oferecendo diversos serviços gratuitos. A recuperação da economia começa à nossa porta e nesse momento precisamos agir como agentes de transformações positivas. Quando ajudamos as nossas comunidades, estamos fomentando a economia além do âmbito regional”, afirma Ana Paula Lapa, vice-presidente de Inovação Produtos da Mastercard para o Brasil e Cone Sul.

Sobre Aliados Digitais

Aliados Digitais é uma plataforma de aceleração digital para proprietários de pequenas empresas que buscam expandir seus negócios online.

A plataforma oferece às pequenas empresas um caminho para expandir sua presença online, proteger suas operações online e se adaptar ao novo ambiente de negócios. E está disponível na América Latina e no Caribe. Para mais informações, clique aqui.

Sobre Mastercard

A Mastercard é uma empresa global de tecnologia do setor de pagamentos.

Nossa missão é conectar e impulsionar uma economia digital inclusiva que beneficie a todos, em todos os lugares, tornando as transações seguras, simples, inteligentes e acessíveis.

Usando dados e redes seguras, parcerias e paixão, as nossas inovações e soluções ajudam indivíduos, instituições financeiras, governos e empresas a alcançar seu maior potencial.

Nosso quociente de decência, ou DQ, impulsiona a nossa cultura e tudo o que fazemos dentro e fora de nossa empresa. Com conexões em mais de 210 países e territórios, estamos construindo um mundo sustentável que abre possibilidades Priceless para todos.

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