5 dicas de sucesso para pequenos empreendedores que trabalham com marcas globais e redes de franquias

Depois de tomar a decisão de abrir uma franquia, o ideal é que você faça pesquisas aprofundadas sobre a área na qual sua empresa pretende fazer negócios para assim evitar surpresas indesejadas ao longo do caminho. Apesar disso, algumas pessoas ainda têm dificuldade em estabelecer um empreendimento de sucesso. Administrar uma empresa não é fácil e ter alguns conceitos em mente pode remover obstáculos no seu caminho para o empreendedorismo. Aqui estão cinco dicas que podem ajudá-lo a ter sucesso:

1 – Conheça bem sua franquia

Começando do início: você deve realmente conhecer sua franquia. Normalmente, uma franquia é um tipo de negócio que já foi testado em diferentes mercados e, portanto, a taxa de falha tende a ser menor do que em negócios independentes. Mesmo assim, as franquias podem se tornar problemáticas se o empreendedor não souber como administrar o negócio ou se for incapaz de se ajustar rapidamente a novos cenários e desafios.

Portanto, avalie o setor, o segmento de seu empreendimento e o modelo de negócios da franquia em que você está interessado para estar bem preparado.

2 – Analise a demanda do Mercado

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae afirma que 11,1 milhões de empresas foram criadas por necessidade nos últimos três anos e meio no Brasil. A maioria dessas empresas foi fundada por funcionários demitidos que resolveram investir em seus próprios negócios. Nesse cenário, não é incomum que os empreendedores apostem em uma franquia que, ao longo prazo, não é bem-sucedida. Em muitos casos isso acontece porque a franquia ou o produto principal que ela vende é apenas uma tendência; e uma vez que a moda acaba, o mesmo acontece com os lucros. Ainda de acordo com outro estudo do Sebrae, 46% dos empreendedores desconheciam o número de clientes que teriam e seus hábitos de consumo apenas porque não pesquisaram seu mercado adequadamente antes de abrir seus negócios.

Com isso em mente, dê uma olhada mais de perto na demanda dos clientes por um produto e se for apenas uma moda passageira, você pode querer considerar outros caminhos. Além disso, conheça seu público. É imperativo que você estude seus clientes para entender suas preferências, as coisas de que eles gostam, os pontos problemáticos e outras informações relevantes que podem beneficiar sua empresa.

3 – Seja paciente

É essencial ser paciente. Toda empresa tem seu próprio tempo para que haja retorno do investimento, portanto, antes de escolher uma rede de franquias, decida qual é a mais atraente para você. E não se esqueça que durante os primeiros meses, ou anos dependendo do negócio, você não terá grandes lucros. Economizar dinheiro e ter capital de giro é fundamental para garantir seu sucesso a longo prazo.

Também é muito importante estar preparado para a sazonalidade. Algumas franquias funcionam muito bem em algumas estações do ano, como no verão ou na primavera, mas encontram dificuldades quando as estações acabam. Para evitar os efeitos da sazonalidade, você deve se organizar adequadamente lançando produtos e oferecendo promoções durante todo o ano para manter o interesse e a fidelidade dos clientes em potencial.

4 – Seja ativo e compartilhe ideias

Mesmo que sua franquia seja uma empresa própria e esteja sob sua responsabilidade, ela também representa uma marca e várias outras franquias como a sua. Consequentemente, a melhor coisa que você pode fazer é pensar como uma rede. A colaboração é muito bem-vinda quando falamos de franquias. Suas ideias sempre vão ressoar com outros franqueados e você pode receber e promover melhorias.

5 – Seja presente

Mesmo que você esteja abrindo uma franquia e já tenha um modelo estabelecido, é muito importante que você mantenha uma presença constante no dia a dia da empresa. É fundamental participar ativamente em todos os processos de sua franquia para resolver eventuais problemas que possam surgir e garantir que tudo esteja funcionando sem problemas. Compreender todos os aspectos da empresa é fundamental porque você terá que assumir o cargo em situações de necessidade, como substituir um funcionário doente, por exemplo.

Depois de seguir essas etapas, você estará mais bem preparado para lidar com os desafios da criação de uma empresa. É essencial lembrar que você pode falhar e ter dúvidas ao longo do caminho, mas é importante saber que é completamente possível superar dificuldades estudando, pesquisando e conversando com outros empresários que trabalham no mesmo tipo de franquia que você. O conhecimento compartilhado pode ser uma ferramenta poderosa para alcançar o sucesso. Além disso, nunca esqueça: o trabalho duro vale a pena.

Por Michel Machado, Country Head da Subway Brasil

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