7 técnicas eficazes para fazer treinamento de funcionários

(Fonte: reprodução/Pexels)

(Fonte: reprodução/Pexels)

O treinamento de funcionários é uma prática que deve ser constante em qualquer empresa. Inclusive, a sobrevivência dos negócios no cenário competitivo da atualidade passa por isso.

Contudo, nem todo treinamento é eficaz no sentido de despertar nos colaboradores a sua melhor versão e fazê-los produzir mais. 

Porém, felizmente existem algumas técnicas que podem ajudar muito nesse sentido. A seguir estão listadas 7 técnicas de treinamento de funcionários com eficiência garantida, além de outras informações a respeito.

Quando se deve dar treinamento para os funcionários?

Como citamos anteriormente, o treinamento de funcionários deve ser praticado de forma constante nas empresas que pretendem se destacar no mercado.

Entretanto, existem algumas situações específicas que motivam ainda mais essa prática. São elas:

7 tipos de treinamento de funcionários

Agora, sem mais delongas, confira 7 tipos de treinamento de funcionários que são bastante eficazes. Leia os subtópicos a seguir!

Coaching e mentoria

Os programas de coaching e mentoria estão entre os mais modernos e eficientes tipos de treinamento da atualidade.

Essa modalidade funciona tanto na parte da motivação quanto na lapidação das habilidades de um profissional.

Entretanto, geralmente palestras de coaching e mentorias são treinamentos caros. Por isso, o empresário precisa refletir bastante antes de implantá-los.

Treinamento presencial com instrutor

Figurando como o mais tradicional e utilizado tipo de treinamento, o método presencial ainda é considerado eficaz.

Nesse modelo os funcionários da empresa literalmente sentam-se para aprender determinado assunto com um treinador, que atua como um professor.

Esse tipo de treinamento é um pouco mais em conta que outros modelos mais modernos, mas por outro lado é menos flexível e efetivo em alguns casos.

Treinamento de Onboarding

Como o seu nome já diz, o treinamento onboarding, expressão que em português significa “integração”, é o mais utilizado para instruir novos funcionários de uma empresa.

Assim sendo, nesses treinamentos o colaborador novato vai aprender sobre o funcionamento da empresa, a filosofia de trabalho da organização, etc.

Por ser apenas um demonstrativo, na maioria das vezes o treinamento onboarding pode ser feito por funcionários veteranos e de uma forma mais interativa, sem a necessidade de longas exposições.

Desenvolvimento de hard skills

Os treinamentos para desenvolvimento de hard skills, isto é, habilidades técnicas, têm como objetivo aprimorar as qualificações dos funcionários, aumentando assim a produtividade da empresa.

Geralmente esses momentos são guiados por especialistas na área e são práticos, onde os colaboradores entram em contato direto com ferramentas de trabalho.

Desenvolvimento de soft skills

Assim como as hard skills, as soft skills também são habilidades almejadas. Porém, nesse caso estamos falando de habilidades de comunicação, ética, competências pessoais, etc.

Os treinamentos realizados com foco no desenvolvimento de soft skills são semelhantes a palestras de coaching ou mentorias. Aqui, a intenção é extrair o melhor dos funcionários psicologicamente falando.

Treinamentos obrigatórios

Os chamados treinamentos obrigatórios são mais comuns em indústrias, empresas que lidam com algum nível de insalubridade, construtoras, etc.

Essas capacitações são transmitidas com o intuito de instruir os funcionários sobre normas regulamentadoras e disposições legais.

Para a ministração deste tipo de treinamento geralmente são contratados profissionais específicos, como Técnicos em Segurança do Trabalho, por exemplo.

Treinamentos à distância

Vários tipos de treinamentos de funcionários, inclusive a maioria dos que citamos até agora, podem ser feitos à distância.

Para tanto, a empresa só precisa garantir que os colaboradores acessem determinada plataforma no tempo correto, além de fazer o link entre os funcionários e a pessoa responsável pelo treinamento.

É correto afirmar que com o avanço das tecnologias utilizadas no método EaD (Educação à Distância), os treinamentos remotos têm eficácia semelhante aos feitos presencialmente.

Porém, vale destacar que treinamentos que exigem algum contato físico, como aqueles que visam o desenvolvimento de hard skills, não podem ser feitos à distância, pelo menos não totalmente.

Como definir o budget para o treinamento na empresa?

O budget (orçamento) a ser utilizado para o treinamento de funcionários é uma das principais preocupações dos empresários.

Afinal, nem todas as empresas têm dinheiro para empenhar nesse sentido, apesar de os treinamentos serem considerados bons investimentos.

Todavia, é possível definir um orçamento observando alguns pontos. São eles:

Levar esses pontos em consideração já é um grande primeiro passo na direção de definir um orçamento para treinamento de funcionários.

Formas de fazer a capacitação de funcionários sem gastar

Conforme citamos acima, muitas empresas não possuem capital para investir na capacitação dos seus colaboradores.

Por isso, além de observar alguns pontos para definir um orçamento, também é interessante buscar saber melhor sobre formas de realizar esses treinamentos sem gastar, ou gastando o mínimo possível.

Veja na lista abaixo algumas formas de promover essa economia:

Leia mais:

Hotmart: como ganhar dinheiro com essa plataforma de infoprodutos?

Máquina de cartão SumUp: quais as vantagens?

Passaporte brasileiro: veja o passo a passo para tirar o seu

Sair da versão mobile