7 motivos para você não emprestar o seu cartão de crédito

(Fonte: reprodução/Pexels)

(Fonte: reprodução/Pexels)

O cartão de crédito é uma das mais acessíveis formas de empréstimo disponíveis no mercado hoje em dia. Por esse motivo, o número de pessoas que possuem esse serviço em seu nome tem crescido muito nos últimos anos.

Nesse sentido, se você tem cartão de crédito, possivelmente já passou pela situação de ter alguém pedindo o cartão emprestado.

Entretanto, tomar essa atitude pode trazer diversos problemas, então, o mais indicado é não emprestar o seu cartão de crédito. Os tópicos abaixo explicam melhor os porquês disso.

Por que você não deve emprestar o seu cartão de crédito? 

Sem mais delongas, veja nos tópicos a seguir 7 motivos para não emprestar o seu cartão de crédito.

1. Você pode estar ajudando um mal pagador

Na maioria das vezes em que uma pessoa pede o cartão de crédito emprestado à outra, uma história de dificuldades e necessidade é contada. Mas, neste momento, é necessário deixar a emoção de lado.

Afinal, as dificuldades que a pessoa está passando podem ter base em um terrível traço da sua personalidade: o fato de esse indivíduo ser um mal pagador.

Como já citamos, o mais recomendado é não emprestar o seu cartão de crédito. Entretanto, se a pessoa que está lhe pedindo ajuda for um ente querido ou um amigo mais próximo que você sente que deve ajudar, faça ao menos uma análise do histórico da pessoa.

Se o solicitante for um inadimplente recorrente, não empreste o cartão, pois ele pode não honrar o compromisso. Lembre-se de que atrasar as faturas do cartão pode criar uma bola de neve por causa das altas taxas de juros.

Uma alternativa para ajudar a pessoa é emprestar dinheiro vivo, caso seja possível. Assim, se ele não pagar no tempo certo, pelo menos você não terá de arcar com a dívida dos juros do cartão.

2. Não existem garantias de que você receberá o dinheiro para cobrir o cartão

Como você deve saber, não existem garantias de que uma pessoa que pega o cartão emprestado com outra vá pagar o dinheiro para cobrir a fatura. É simples assim.

Isso porque a conta feita no cartão não está no nome do solicitante, mas sim no nome do credor. Com isso, caso o débito não seja coberto por quem pegou o cartão emprestado, a conta deverá ser paga pelo dono do cartão. Já a pessoa que usou o cartão permanecerá ilesa.

3. Você pode acabar se endividando

Como foi citado no primeiro tópico dessa lista, o atraso no pagamento de uma fatura de cartão de crédito gera juros altíssimos, que beiram o absurdo. 

Dessa forma, caso você empreste o seu cartão e a pessoa não pague a fatura, você terá de cobrir o gasto. Se eventualmente você não tiver o valor e acabar atrasando o pagamento, a dívida será acrescida a juros.

Esse débito pode gerar um rombo no seu orçamento e, pior ainda, pode gerar um grande endividamento caso você atrase muito o pagamento ou parcele a fatura, que também é uma opção oferecida pelas operadoras de cartão de crédito.

4. A dívida do cartão pode sujar o seu nome 

Segundo dados oficiais que são divulgados periodicamente, as dívidas de cartão de crédito são uma das principais causas para a inclusão do nome de pessoas nas listas do SPC e do Serasa, as duas maiores empresas de proteção ao crédito do Brasil.

Uma vez estando com o nome listado nessas instituições, o cidadão passa a estar com o nome sujo na praça, ou seja, adjetivado como mal pagador. 

Isso baixa o score da pessoa, dificultando o acesso a financiamentos, empréstimos e qualquer outra operação que envolva crédito, pois o SPC e o Serasa notificam as instituições financeiras de que aquele CPF pertence a uma pessoa inadimplente.

E como você já pode imaginar, esse é mais um grande motivo para não emprestar o seu cartão de crédito. Afinal, já demonstramos aqui que você pode acabar com uma dívida por esse motivo, o que eventualmente vai sujar o seu nome.

5. Pode ser que você precise do limite e não o tenha disponível

Assim como a paciência e a boa vontade, o cartão de crédito também tem um limite. Por isso, se você emprestar o seu cartão a outra pessoa, pode ficar sem limite disponível para os seus próprios gastos, a depender do valor da compra.

Esse fato se complica ainda mais caso a compra feita no seu cartão tenha sido parcelada, o que significa que o limite do cartão vai demorar meses para ser restabelecido.

6. Isso pode destruir relacionamentos

Problemas financeiros costumam causar grandes impactos em relacionamentos, e não importa se a relação é amorosa, de amizade, familiar, etc.

Isso porque, em geral, ninguém fica confortável em ter que assumir a dívida de outra pessoa ou passar por problemas financeiros provocados pela irresponsabilidade alheia.

Portanto, antes de emprestar o seu cartão pondere se não é mais sensato negar o empréstimo. Pode ser que manter a amizade, a relação amorosa ou o relacionamento com o ente querido seja mais importante do que qualquer outra coisa.

7. A pessoa pode ter o seu próprio cartão

Por fim, queremos trazer um motivo simples para não emprestar o seu cartão de crédito: a pessoa que está pedindo o cartão pode solicitar um para ela própria.

Hoje em dia existem diversas fintechs de tecnologia e finanças que liberam cartões de crédito com facilidade. Além disso, muitos bancos grandes estão flexibilizando suas concessões com o intuito de atrair os clientes mais jovens que estão migrando para os bancos digitais.

Assim, no momento em que a pessoa vier fazer a solicitação, faça essa sugestão. Diga-lhe que pode ser possível ter o seu próprio cartão. Isso deve evitar grandes problemas!

Leia mais:

Cartões de crédito com as menores taxas do mercado

Cartão de crédito com aprovação imediata: 15 opções para você fazer

Fintechs de empréstimo: 15 opções seguras com dinheiro rápido

Sair da versão mobile