6 formas de persuadir o seu leitor e vender mais

(Fonte: reprodução/Pexels)

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Convenhamos que persuadir, ou seja, convencer uma pessoa, não é uma tarefa fácil, em especial nos dias de hoje.

Afinal, em todos os lugares existem toneladas de informações e coisas sendo ditas ao mesmo tempo e por várias pessoas.

Essa tarefa se torna ainda mais difícil para donos de páginas que precisam vender através de textos, usando técnicas de redação e copywriting.

Contudo, é possível vencer essa disputa, convencendo pessoas para alcançar objetivos específicos, como vender mais determinado produto ou serviço.

Portanto, para chamar a atenção de leitores e lucrar com isso, você deve usar os 6 princípios básicos da persuasão, que estão explicados nos tópicos a seguir.

1. Ative o gatilho da reciprocidade no leitor

Se há uma coisa que pode ser usada para vender mais é a chamada consciência de reciprocidade, ou gatilho de reciprocidade.

Para pôr esse conceito em prática, você deve gerar valor ao seu leitor, entregando um conteúdo valioso a ele.

A partir disso, essa pessoa vai sentir uma obrigação de ser recíproco com você, voltando à sua página para ler mais conteúdos e/ou comprando produtos e serviços oferecidos nela.

2. Seja compromissado e coerente

Ninguém gosta de pessoas “sem palavra” e incoerentes, não é mesmo? Por isso, o segundo princípio da persuasão para vender mais é agir de forma contrária a isso.

Para induzir o seu leitor a comprar mais de você, é necessário conquistar a confiança dessa pessoa, mostrando que cumpre o que promete.

Entretanto, esse movimento precisa ser coeso e natural, pois se os leitores perceberem que você está simulando compromisso e coerência, podem abandonar a sua página.

Assim, a melhor forma de gerar essa relação de confiança é manter-se firme nas idéias pelo máximo tempo possível.

3. Mostre que o seu produto ou serviço é aprovado por outros usuários

Uma grande verdade sobre a humanidade é o fato de que nós observamos o exemplo do outro antes de tomar alguma decisão. 

Afinal, se determinada ação deu errado para outras pessoas, pode acontecer o mesmo conosco, e vice-versa.

Para vender mais, convencendo os seus leitores a comprarem seus produtos ou serviços, use este conceito elementar.

Basta recolher depoimentos positivos de pessoas que já utilizaram aquilo que você está vendendo e usá-los em seus textos ou ações de marketing.

Isso não apenas fará com que você venda mais, como também contará pontos no quesito autoridade no assunto.

4. Ganhe a afeição dos leitores

Outra grande forma de criar uma conexão com os leitores é ganhar a afeição e simpatia deles. Inclusive, esse é outro elemento básico da vida humana em sociedade.

Para isso, você terá que conhecer bem o seu público-alvo, entender os seus anseios e a melhor forma de se comunicar com ele.

Todavia, vale destacar que para gerar essa afeição você precisa agir naturalmente, mesmo que o contato seja de forma escrita. Afinal, “forçar amizade” é ainda pior que ser antipático.

Uma boa dica é demonstrar que entende determinados dilemas vividos pelas pessoas que integram o seu público-alvo e demonstrar como o seu produto ou serviço pode ajudá-los nesse sentido.

5. Busque ter autoridade no assunto que irá tratar

O quinto conceito da persuasão para vender mais é o fator autoridade, que é necessário em qualquer tipo de venda.

Porém, em especial nas vendas online, é fundamental que a pessoa que está tentando convencer os leitores comprove que realmente entende do assunto do qual está falando.

Como você deve estar imaginando neste momento, não é possível ser especialista em todos os temas tratados em um texto de vendas.

Contudo, mesmo que você não seja uma autoridade naquele assunto em específico, faça referências a autoridades no decorrer do texto e traga dados a respeito.

Se o produto apresentado é um suplemento vitamínico para aumentar a disposição, citar estudos que falam positivamente da fórmula do produto pode ser uma boa opção.

Quando os seus leitores se sentirem seguros com as informações do seu texto, as vendas fluirão naturalmente.

6. Foque na escassez

Com certeza você já ouviu a frase “só se dá valor quando perde”, correto? Pois saiba que esse conceito está correto e é ligado ao sentimento de escassez.

O ser humano sente uma inexplicável necessidade de ter aquilo que já perdeu ou que é raro. 

E como não poderia deixar de ser, você pode, e deve, usar essa sensação de escassez para vender mais do seu produto ou serviço.

Ao criar um conteúdo para os seus leitores, comprove que o que você está oferecendo é único e muito valioso. Isso é também uma forma de vencer a concorrência.

Porém, nesse processo não basta falar, é necessário trazer dados, comprovações e aplicar alguns outros macetes explicados nos tópicos anteriores.

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