6 características que líderes extraordinários têm em comum

Foto: Freepik

Hoje, uma marca forte é indissociável dos valores da sociedade, de princípios éticos e de responsabilidade sócio ambiental, assim como de governança corporativa.

E esses preceitos devem estar interiorizados em cada processo da cadeia de negócios. Mas como desenvolver tudo isso?

Sem dúvida um bom começo é colocar o propósito no centro da estratégia, assim como buscar líderes que pratiquem uma gestão humanizada, com perfil visionário e hábil.

Nesse sentido, o papel do líder vai muito além do job description de um cargo. Implica na responsabilidade sobre uma equipe e todo seu trabalho.

Ou seja, a liderança extraordinária tem papel fundamental para a construção de uma marca forte.

Por isso, aqui vão 6 características para líderes que desejam conquistar impactos extraordinários:

1) Crie e compartilhe propósitos

As metas estabelecidas por um líder não são atingidas sem a ajuda de todos. Por isso, é justo que os colaboradores entendam o motivo do trabalho que realizam todos os dias.

Para que as demandas façam sentido é preciso que toda a equipe se conecte com os objetivos do trabalho.

2) Conheça e organize a equipe

Não se esqueça: todo sucesso começa com um bom planejamento. Mas, para a estruturação das tarefas, é preciso conhecer seus colaboradores.

Isso torna o momento de distribuição de demandas mais fácil, além de otimizar o trabalho.

Quando um líder estabelece vínculos com a equipe, ele também se torna parte do time.

E fica bem mais fácil valorizar o potencial de cada um quando ficam evidentes as facilidades, vulnerabilidades e dificuldades de cada profissional.

3) Priorize relações de confiança

O escritório tem de ser um lugar de acolhimento e as relações de trabalho precisam ser incentivadas da forma mais saudável possível.

O essencial é que a equipe se apoie, já que todos estão trabalhando para o mesmo resultado. Neste sentido, as lideranças têm o desafio de evitar a competitividade tóxica.

Assim, todos vão se sentir à vontade para contribuir com ideias, propostas e experiências.

4) Incentive o aprendizado

O desenvolvimento de um colaborador traz consequências positivas para toda a equipe. E para que a empresa seja coerente com o mundo atual, é fundamental que todos estejam dispostos a aprender, inclusive o líder, que deve também adotar uma postura de aprendiz.

Assim, ele mostra na prática os benefícios que a atualização de conhecimentos é capaz de trazer. Lembre-se que o aprendizado constante é um forte estímulo aos indivíduos.

E a empresa mostra que acredita em seus colaboradores quando incentiva o desenvolvimento de cada um.

5) Escute e esteja disposto a ajudar

Um bom líder é aquele que também está disposto a ouvir o que os outros têm a dizer. Essa prática é capaz de proporcionar diversos benefícios para a gestão.

Ela abre portas para um maior engajamento da equipe. Além disso, produz grande melhora da comunicação interna, e é um excelente antídoto para ruídos e desentendimentos.

6) Seja exemplo

A melhor maneira de implementar as medidas necessárias ao bom andamento do trabalho em equipe acontece quando elas começam pela própria liderança.

Dessa forma, além de estar alinhado com o time, o gestor também consegue mostrar que as ações propostas são eficazes.

Quando a mudança começa por você, a relação de confiança, admiração e parceria entre liderança e colaboradores torna-se ainda mais forte.

Foto: Deise Carvalho (Divulgação)

 

Sobre a GA.MA Italy

Em 1969, em Bolonha, na Itália, Mario Gardini criou a primeira prancha profissional do mundo. O produto foi coroado de sucesso e, assim, surgiu a GA.MA Italy, que leva as iniciais de seu nome.

Sempre com uma proposta arrojada, a GA.MA Italy conquistou a liderança mundial no mercado de eletro beleza, oferecendo produtos de alta performance desenvolvidos com tecnologias inovadoras, que entregam proteção aos cabelos, saúde e autoestima.

Há mais de vinte anos a marca vem se desenvolvendo no Brasil, onde comercializa pranchas, secadores, modeladores, escovas secadoras, escovas rotativas e máquinas de corte e acabamento. Atualmente, está presente em 42 países e conta com um portfólio completo de produtos, que proporcionam experiências que fazem com que a marca seja sinônimo de qualidade, inovação e confiança.

Por isso tudo, a GA.MA Italy é a marca escolhida por profissionais da área de beleza e pelos consumidores mais exigentes.

Sair da versão mobile