5 livros que podem ajudar a melhorar o seu negócio em 2023

livros-para-o-negocio

O faturamento do e-commerce nos cinco primeiros meses do ano foi quase 800% maior do que o obtido no período pré-pandemia, segundo um levantamento da SmartHint, maior e mais utilizado sistema de busca inteligente e recomendação para e-commerce da América Latina, pertencente ao grupo Magalu.

Isso demonstra que o comércio eletrônico segue consolidado e aquecido e é preciso buscar sempre a melhoria do próprio negócio para continuar crescendo em 2023.

“Foi um ano positivo, de crescimento acelerado, acompanhado por diversas inovações e novas tendências.

As projeções continuam positivas para o setor e varejistas iniciantes e veteranos devem se inteirar das movimentações de mercado e também buscar insights para aprimorar seus negócios sempre. Isso pode ser feito inclusive a partir de séries, filmes, podcasts e livros”, aponta Eric Vieira, head de e-commerce da FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de negócios integrando visão estratégica com execução inteligente.

Pensando nisso, o especialista indica cinco livros para quem quer se aprofundar no tema e colher algumas dicas. Confira:

1. E-commerce: conceitos, implementação e gestão – por Nara Stefano e Izabel Cristina Zattar

Neste livro, as autoras refletem sobre as vantagens e os desafios do e-commerce e ajudam o leitor a dominar conceitos, estratégias e ferramentas que fazem parte desse universo para assim conhecer melhor o funcionamento das tecnologias envolvidas na área.

2. Crie seu mercado no mundo digital — por Bruno de Oliveira

Viver em uma era completamente digital requer implementar negócios no mundo digital também. Neste livro, o autor compartilha passo a passo como empreendedores que têm negócio físico ou estão planejando seu primeiro negócio podem desenvolver sua estratégia online e ter êxito com um e-commerce.

3. A Loja de Tudo: Jeff Bezos e a Era da Amazon — por Brad Stone

O jornalista Brad Stone obteve acesso inédito a funcionários e executivos da Amazon, além de familiares e amigos de Jeff Bezos, fundador da empresa, para se aprofundar no universo do gigante do comércio on-line, que revolucionou a forma de ler e de comprar.

4. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo – por Michael Solomon

Em sua 11ª edição, o livro apresenta as melhores e mais recentes ideias sobre o comportamento dos clientes, acompanhadas de estudos de caso e exemplos para mostrar que esse comportamento vai muito além do ato de comprar. Nas palavras do autor, “Comportamento do consumidor é o estudo dos processos envolvidos quando indivíduos ou grupos selecionam, compram, usam ou descartam produtos, serviços, ideias ou experiências para satisfazer necessidades e desejos”. Em sua obra abrangente, Solomon aborda consumo virtual e observa que o marketing eletrônico aumentou a conveniência ao derrubar muitas das barreiras causadas pelo tempo e pela distância.

5. Vendas + Operação no E-commerce: Um olho no peixe e outro no gato

Escrito por Rodrigo Maruxo e Samuel Gonsales, a obra relata vários cases nacionais e esmiúça detalhamento tático. Busca responder como desenvolver um modelo de negócio que transita de forma segura pela transformação digital, como equilibrar as estratégias de vendas, sem perder de vista a eficiência operacional, dentre outras questões comuns à agenda de executivos. O livro compila mais de 40 anos de experiência dos autores desenvolvendo estratégias de negócios em empresas como Mormaii, Netshoes, Amaro, Electrolux, Riachuelo, OQVestir e Suvinil.

A FCamara

A FCamara é um ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de negócios integrando visão estratégica com execução inteligente, lado a lado com seus clientes, para proporcionar experiências transformadoras.

Com um time altamente especializado, o grupo atua em Transformação Digital, E-commerce & Marketplace, Inovação, Cloud & Cibersegurança, Open Finance & Open Insurance, Data & Analytics e Marketing Digital, junto aos principais players de varejo, saúde, seguros, mercado financeiro, indústria e outros segmentos.

Foi eleita 4 vezes como a Melhor Empresa na categoria de serviços de e-commerce pela ABComm e é líder em soluções digitais, sendo considerada hoje a maior empresa de serviços para e-commerce da América Latina. Após imersão no Vale do Silício, fundou sua própria Corporate Venture, que já lançou diversas startups com foco B2B. Hoje, o grupo conta com filiais no Brasil, Portugal e Reino Unido, e mais de 1.000 empresas atendidas em sua história.

Sair da versão mobile