5 dicas para melhorar as vendas no varejo de construção civil

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Pesquisa da Juntos Somos Mais com empresas participantes do seu ecossistema indica que as indústrias esperam crescimento por volta de 10% em faturamento em 2022, sendo que 38% esperam crescimento maior de 10%; outros 38% esperam crescimento de até 10% e os demais 25% esperam manutenção ou redução de até 10%.

Lucas Azevedo, responsável pela operação da Loja Virtual da Juntos Somos Mais, elenca cinco dicas para os varejistas melhorarem suas vendas no setor de construção civil.

1. Ter um bom controle de estoque é essencial para o sucesso

Para estar sempre atento às novidades e fornecer um bom serviço, que crie memórias de sucesso no consumidor, o ideal é sempre checar o estoque. “Esse é um ponto de atenção que gostaria de destacar.

Ter um estoque parado representa um alto custo e não ter estoque é uma venda perdida. Por isso, um controle correto dos produtos é essencial para o varejo.

Além disso, uma organização rotineira das entradas e saídas também facilita o dia a dia da loja.”, aponta o executivo.

2. Foque em boas parcerias

Escolher parceiros de negócios pode auxiliar e muito na robustez de seu varejo, podendo levar à criação de novos produtos, serviços e até mesmo compartilhamento de boas ideias.

“Acredito que seja muito importante focar em parcerias duradouras, visando melhores resultados para ambas partes. E aqui não estou falando somente de parcerias grandes ou aquisições, e sim de boas parcerias que geram confiança também na rotina do varejo, como os prestadores de serviços e fornecedores em geral, argumenta Lucas..

O objetivo é cada vez mais melhorar a movimentação do setor, e, com adequados negócios, esse processo se torna mais fácil, ágil e frutífero”, argumenta Lucas.

3. Presença no mundo digital

Atualmente, estar conectado digitalmente é um dos primeiros passos para o sucesso de um negócio.

“Meu conselho é priorizar a marca nas redes sociais, criando perfis para interagir com o público e responder às suas dúvidas, divulgar produtos, novidades e promoções”, comenta Lucas.

“Uma outra dica é estar presente em grandes marketplaces, com uma estratégia bem definida é possível aumentar o giro do estoque, mantendo a lucratividade. Já existem, hoje, no mercado, plataformas que oferecem esse serviço e que garantem um bom resultado incremental ao varejista, pois a intenção do mundo digital é sempre evoluir e desenvolver os negócios”, comenta Lucas.

4. Invista em conhecer o seu público

Entender melhor o público, suas vontades e desejos é um dos passos mais assertivos para uma boa venda no varejo de construção.

“Por isso, invista em conhecer mais o seu público, como quem entra e sai da loja, quem visita e interage com as suas redes sociais com frequência. Com isso, a ideia é planejar ações para esse público recorrente, estreitando relações, personalizando serviços e condições e facilitando o contato de vocês para criarem, dia após dia, um relacionamento de compra e venda constante”, ressalta o executivo.

5. Preze pelo bom atendimento

Essa é a última dica, mas não menos importante.

“Meu conselho, aqui, é: valorize cada cliente, seja ele pequeno, médio ou grande. Dê espaço para ele comentar, argumentar, opinar e dar feedbacks, seja transparente e verdadeiro em toda e qualquer transação e priorize um atendimento humanitário”, destaca Lucas. “Cumprir os prazos com o cliente, ofertar diferentes condições de pagamento, personalizar os serviços quando possível, prezar pela boa aparência da loja e a correta disposição dos produtos e capacitar os vendedores e profissionais para um atendimento memorável também são pontos cruciais para uma boa venda”, finaliza.

Para 2022, a estimativa da Juntos Somos Mais é crescimento de 11% em faturamento e 2% de crescimento em volume para o varejo de material de construção.

“A retomada da normalidade no cenário pós-pandemia deve criar oportunidades. A digitalização do setor alinhada à demanda pela ressignificação do lar vai trazer novas possibilidades. O crescimento não é certo, mas é seguramente possível. Estaremos preparados para diversos cenários e seguramente trabalharemos para que a Construção Civil contribua como nunca para o crescimento do Brasil em 2022”, afirma Antonio Serrano, CEO da Juntos Somos Mais.

Sobre o Programa Juntos Somos Mais

O programa Juntos Somos + foi criado em 2014 pela Votorantim Cimentos como um programa de relacionamento.

Desde o início, a proposta era desenvolver varejistas e profissionais, contribuindo, assim, para a sustentabilidade da cadeia por meio da geração de novos negócios.

Contando com as sócias Gerdau e Tigre, o programa Juntos Somos + se transformou em uma empresa independente, denominada Juntos Somos Mais, um ecossistema que tem como propósito fortalecer o varejo da construção civil, desenvolvendo e qualificando varejistas e os profissionais de obra.

Atualmente, há mais de 40 empresas líderes em seus segmentos participantes, juntamente com mais de 95 mil lojas e mais de 1,2 milhões de membros entre lojistas, vendedores e profissionais de obra. Em 2020, a empresa anunciou a aquisição da startup gaúcha Triider, marketplace de serviços gerais, e em 2021 investiu na Conecta Reforma, que conecta clientes com prestadores de serviço para execução de grandes reformas.

Recentemente adquiriu a operação do habitissimo, plataforma de serviços gerais, tornando-se a maior plataforma da área de construção, reformas e pequenas manutenções do país. Saiba mais por meio do site oficial.

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