5 dicas para iniciar e impulsionar as vendas do seu negócio no online

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Desde o início da pandemia do COVID-19 em 2020, empreendedores tiveram que adaptar seus negócios para o meio digital, fazendo com que o marketplace fosse um dos setores mais utilizados no país.

A pesquisa Cenário da Adoção do Marketplace Online revela que 86% dos brasileiros entrevistados consideram o marketplace a forma mais conveniente de consumir.

O levantamento também apontou o crescimento no número de brasileiros que afirmam comprar exclusivamente em marketplaces, saltando de 41% em 2019 para 71% em 2021.

Para Alexandre Nogueira, consultor oficial do Mercado Livre, influenciador da Americanas e CEO da Universidade Marketplaces, plataforma especializada em cursos para marketplaces, uma das maiores vantagens que o marketplace entrega ao empreendedor iniciante no digital é o número de usuários que já utilizam a ferramenta para compras.

“Iniciar o ponto de venda digital via marketplace é uma ótima estratégia, pois os lojistas já conseguem ter uma estrutura montada para a comercialização dos produtos, com potenciais clientes que já navegam pela plataforma todos os dias, sem a necessidade de gastar energia para iniciar um site próprio do zero”, explica.

O especialista também listou algumas dicas para ajudar a impulsionar as vendas no online, aproveitando todas as vertentes que o mundo virtual oferece. Confira:

Comece pelos marketplaces

Uma dica é começar pelos três maiores marketplaces, que são B2W, Magalu e Mercado Livre, pois os produtos que você prepara para esses canais você consegue levar para outros.

E o mais importante, faça corretamente o planejamento da sua loja para facilitar a migração para o digital e, com isso, alcançar um aumento nas vendas.

Busque profissionalização

Por mais que você seja um vendedor experiente no comércio de balcão, o universo online é bem diferente e é necessário buscar aprendizado e profissionalização. Existem milhares de conteúdos gratuitos e cursos que podem ajudar.

A Universidade Marketplaces, por exemplo, é uma plataforma especializada em cursos para marketplaces e tudo que permeia o mundo do e-commerce.

Criada em 2018, oferece capacitação para as pessoas aprenderem a desenvolver estratégias que auxiliem nos melhores resultados nas vendas online.

A plataforma possui mais de 450 alunos e sua metodologia já foi aplicada em mais de 90 tipos de negócios diferentes.

Você já possui CNPJ e os produtos

Um ponto que o comerciante de loja física já sai na frente pulando a parte burocrática de início de negócio é já possuir CNPJ e fornecedores. A facilidade na compra de produtos mais em conta e o fato de já dominar o nicho em que atua.

Respeite as vendas

É preciso respeitar tanto as vendas do físico como as do online, sem nunca esquecer de dar baixa no sistema. Outra dica é sempre que chegar na loja, ver se existe algum pedido aprovado no online, pois se esquecer dessa checagem pode resultar no aumento da taxa de cancelamento e prejudicar a sua evolução do negócio.

Cuidado com o estoque

A venda online acelera a rotatividade dos produtos e para não ficar perdido na hora do controle é necessário ter organização no sistema e operação.

Recomendo que use os mesmos códigos do físico para o online, pois facilita na hora de dar baixa no site.

Sobre a Universidade Marketplaces

A Universidade Marketplaces é uma Plataforma especializada em cursos para marketplaces e tudo que permeia o mundo do e-commerce.

Criado em 2018 pelo CEO Alexandre Nogueira, a Universidade Marketplaces oferece capacitação às pessoas em relação ao uso correto das ferramentas e desenvolve estratégias que auxiliam os melhores resultados nas vendas online.

A plataforma possui mais de 450 alunos e sua metodologia já foi aplicada em mais de 90 tipos de negócios diferentes. Seu time de mentores é credenciado pelo Mercado Livre e parceiros referentes ao mercado de comércio digital.

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