5 dicas para gestão de restaurante

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O setor de alimentação fora do lar, o chamado foodservice, se dedica a reverter os efeitos negativos do período pandêmico e aposta no cenário de recuperação para 2023.

Ao todo, o segmento faturou cerca de R$ 216 bilhões no mercado brasileiro em 2022, segundo um estudo feito pelo Instituto Foodservice Brasil (IFB).

O país conta com mais de 170 mil estabelecimentos que atendem um universo de quase 185 milhões de consumidores. 

São mais de 400 mil colaboradores atuando nas cozinhas Brasil afora, em sua maioria em estabelecimentos de pequeno e médio porte, muitas vezes com profissionais sem acesso a cursos de especialização.

Por isso, Unilever Food Solutions – uma das maiores empresas do setor – tem apostado em iniciativas como a Academia UFS, que disponibiliza mais de 20 minicursos gratuitos para apoiar operadores e empreendedores.  

Entre os principais desafios enfrentados no setor, está a gestão mais eficiente de bares e restaurantes e a formação desse mar de gente que atua no comando das panelas e atendimento dos clientes.

Separamos cinco dicas bacanas e simples que podem ajudar nessa tarefa: 

1- Cardápio simplificado 

O planejamento do cardápio é uma das tarefas que merece mais atenção.

Aqui o principal conselho é oferecer opções rentáveis, ou seja, que têm bastante saída e etapas de preparo reduzidas.

Ao avaliar as refeições que irá oferecer, identifique quais pratos são mais populares e descomplicados, de forma que você possa simplificar o menu sem comprometer a qualidade dos serviços. 

Assim, sua equipe poderá se concentrar na preparação dos pratos que são mais pedidos pelos clientes, realizando as tarefas com mais agilidade.

Além disso, um cardápio simplificado ajuda a redução do desperdício de alimentos. 

2- Planejamento de estoque 

Um dos segredos para evitar prejuízos desnecessários é fazer um planejamento de estoque detalhado, levando em consideração a quantidade de ingredientes necessários para cada prato e uma previsão de demanda.  

Para manter essa organização, use estratégias como etiquetar e classificar os produtos para facilitar na hora de encontrá-los; registrar entradas e saídas para fazer compras inteligentes e eficientes; e sempre orientar os funcionários sobre todos os procedimentos para retirada de mercadorias e quem será o responsável por fiscalizar esse processo. 

3- Padronização da operação 

Para otimizar a operação no dia a dia, organizar cada passo é essencial.

A falta de organização pode levar a atrasos, erros e desperdício de tempo e ingredientes. Por isso, estabeleça processos padronizados para garantir uma operação produtiva. 

Nesse sentido, defina procedimentos claros para cada etapa do fluxo de trabalho, do recebimento dos produtos até a finalização do prato e a higienização da cozinha.

Todas as etapas devem ser documentadas e comunicadas de forma clara para toda a equipe, garantindo que todos possam seguir os mesmos padrões. 

Lembre-se: procedimentos padronizados e boas práticas nos serviços de alimentação são exigência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

4 – Trabalhe a relação com o cliente 

O bom atendimento faz toda a diferença para que clientes voltem ao seu estabelecimento mais vezes.

Então estabeleça padrões de conduta e sempre oriente seu time para que colaboradores possam agir com responsabilidade, atenção e cuidado. 

Entre os principais cuidados, alguns devem ser seguidos à risca como: nunca ser mal-educado ou levantar a voz; apostar na paciência e honestidade; e prestar atenção nas queixas para elas ajudem na melhoria do serviço.  

Caso o cliente esteja errado, oriente seu time a ouvir o lado dele com paciência e a explicar o problema gentilmente, sem arrogância. 

5 – Gestão de equipe 

A equipe carrega nas costas o desempenho do restaurante. Nunca deixe seu time no escuro e compartilhe quais são os objetivos e metas do estabelecimento para que colaboradoras e colaboradores compartilhem do seu propósito.

Reuniões descontraídas são momentos úteis para pensar em novidades como descontos ou pratos especiais. A percepção de equipe conta muito nas melhorias dos serviços.  

Outro ponto importante é dar retornos sobre como está o desempenho de cada pessoa ao estabelecer um período para conversar com cada um em particular.

Atente-se para começar falando sempre sobre os pontos positivos e, depois, o que pode ser melhorado.

É muito importante ouvir o lado do outro, que pode expor problemas os quais você não sabia. 

Mantenha sua equipe motivada e segura ao ensinar sobre procedimentos como o uso correto do fogão, forno e manuseio dos equipamentos.

Além disso, todos os funcionários devem estar a par dos métodos de higiene.

Ofereça treinamentos e cursos complementares, como por exemplo, a Academia UFS. Presente em 44 mercados, ela conta com formações on-line e gratuitas voltadas para profissionais da cozinha.

O acesso é ilimitado, sem anúncios e gratuito.  

Sobre a Unilever Food Solutions  

A Unilever Food Solutions (UFS) tem orgulho de fazer parte da Unilever, uma das principais fornecedoras mundiais de bens de consumo de rápida movimentação.

Como o negócio dedicado de serviços alimentícios profissionais da Unilever, presente em 76 países, Unilever Food Solutions lidera o setor no fornecimento de ingredientes alimentares profissionais inovadores e de alta qualidade, além de serviços de valor agregado.

Criada por 250 chefs profissionais e cobrindo 50 cozinhas, em 200 milhões de pratos por dia, a Unilever Food Solutions apresenta marcas fortes, como Knorr Professional, Hellmann’s e Carte d’Or, e pessoas empreendedoras talentosas que trabalham em estreita colaboração com chefs e parceiros de distribuição todos os dias.

A UFS é uma empresa global inspiradora, oferecendo produtos e serviços criados por chefs para chefs, com o objetivo de fazer isso de forma sustentável.

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